Ziclague

Ziclague era uma cidade simeonita localizada ao sul de Judá.[1]

No dias de Davi

Por um período de tempo Ziclague ficou sob controle filisteu. Aquis, rei de Gate, deu-a ao fugitivo Davi[Nota 1] como lugar de morada.[2]

Os amalequitas atacaram e incendiaram a cidade, levando cativos, incluindo as esposas de Davi, Ainoã e Abigail. Depois de derrotar os incursores e recuperar os cativos, bem como as coisas tomadas, Davi, de Ziclague, enviou alguns dos despojos da batalha para seus amigos, anciãos de Judá em várias cidades.[3] Muitos homens poderosos, armados, juntaram-se a Davi em Ziclague, e foi ali que ele recebeu a notícia, 3 dias depois, da morte do Rei Saul.[4]

Localização atual

Não se sabe ao certo a identificação atual do local onde ficava a antiga Ziclague. No entanto, alguns historiadores[5] preferem identificá-la com Tell esh-Shari'ah (Tel Sera'), a uns 7 quilômetros ao leste de Gerar e 22 quilômetros ao noroeste de Bersebá.

Bibliografia

Notas e referências

Notas

  1. Davi ainda não era rei de Israel nesta época e sim um fugitivo da ira de Saul, o primeiro rei de Israel. Dali em diante, Ziclague tornou-se posse dos reis de Judá.

Referências

  1. Josué 15:21, 31 e Josué 19:1, 2, 5
  2. I Samuel 27:6
  3. I Samuel 30:1-31
  4. II Samuel 1:1, 2 e I Crônicas 12:1, 2, 20-22
  5. Y. Aharoni
Aquis

Aquis foi um rei filisteu de Gate, que reinou durante o tempo dos reinados dos reis israelitas Saul, Davi e Salomão. Era filho de Maoque ou Maacá, e no cabeçalho do Salmo 34: é chamado Abimeleque, talvez um título similar a Faraó ou Czar.

Filisteia

Filisteia ou Filístia (em Hebraico: פלשת, "Pleshet") refere-se à terra dos Cinco Senhores dos Filisteus, descrita em Josué 13:3 e 1 Samuel 6:17, compreendendo Ascalão, Asdode, Ecrom, Gate e Gaza no sudoeste do Levante.Os Cinco Senhores dos Filisteus são descritos na Bíblia Hebraica como estando em constante luta e interação com os vizinhos Israelitas, Canaanitas e Egípcios, sendo gradualmente absorvidos pela cultura Cananéia. Eles governaram grandes partes do sul de Canaã no auge de sua expansão, mas acabaram sendo conquistados e subjugados pelos vizinhos Israelitas.Os Filisteus não foram mencionados após a conquista do Levante pelo Império Neoassírio (911–605 a.C.).

Gibeá

Gibeá era uma cidade no território da tribo israelita de Benjamim, também chamada "Gibeá de Benjamim", "Gibeá dos filhos de Benjamim" e "Gibeá de Saul".. Ficava perto da estrada principal entre Jerusalém e Ramá. Servia bem como ponto de observação em tempos de guerra, por estar nua posição elevada na cordilheira central da Palestina. Atualmente, os historiadores, em geral, identificam esta cidade com Tell el-Ful (Giv‛at Sha’ul), situada a uns 5 quilômetros ao norte do monte do Templo em Jerusalém.

Noutras línguas

This page is based on a Wikipedia article written by authors (here).
Text is available under the CC BY-SA 3.0 license; additional terms may apply.
Images, videos and audio are available under their respective licenses.