Wiki

Um wiki (/ˈwiki/) é um website no qual utilizadores modificam colaborativamente conteúdo e estrutura diretamente do web browser. Num wiki típico, texto é escrito com uma linguagem de marcação e frequentemente editado com a ajuda de um editor de texto enriquecido.[1] Um wiki é executado por um software wiki, um tipo de sistema de gestão de conteúdo, mas diverge da maioria dos outros tais sistemas, inclusive software de blog, em que o conteúdo é criado sem qualquer dono ou líder definido, e wikis possuem pouca estrutura inerente, que permite a estrutura ser melhorada de acordo com as necessidades dos utilizadores.[2] Há dezenas de diferentes softwares de wiki em uso, tanto autónomos quanto partes de outros softwares, como sistemas de rastreio de bugs. Alguns softwares de wiki são de código aberto, enquanto outros são proprietários. Alguns permitem controlo sobre diferentes funções (níveis de acesso); por exemplo, direitos de edição podem permitir alteração, adição ou remoção de material. Outros podem permitir acesso sem forçar controlo de acesso. Outras regras podem ser imposta para organizar conteúdo.[3] A Wikipédia não é um único wiki, mas uma coleção de centenas de wikis — cada um pertence a uma língua específica. Além da Wikipédia, há dezenas de milhares doutros wikis em uso, tanto públicos quanto privados, inclusive wikis a funcionar como recursos de gestão do conhecimento, ferramenta de notas, websites de comunidade e intranets. A Wikipédia em língua inglesa possui a maior coleção de artigos; em setembro de 2016, possuía mais de cinco milhões de artigos. Ward Cunningham, o desenvolvidor do primeiro software wiki, WikiWikiWeb, descreveu-o originalmente como «a base de dados online mais simples que poderia possivelmente funcionar».[4] "Wiki" (pronunciado [ˈwiki][nota 1]) é uma palavra havaiana que significa "rápido".[5][6][7] O projeto de enciclopédia online Wikipedia é o website baseado em wiki mais popular e é um dos sites mais amplamente vistos no mundo, tendo sido colocado no top dez desde 2007.

Principais características

Uma Web Wiki permite que os documentos sejam editados colectivamente com uma linguagem de marcação muito simples e eficaz, por meio da utilização de um navegador web.[8] Dado que a grande maioria dos Wikis é baseada na web, o termo wiki é normalmente suficiente. Uma única página em um wiki é referida como uma "única página", enquanto o conjunto total de páginas, que estão altamente interligadas, chama-se 'a wiki'.

Uma das características definitivas da tecnologia wiki é a facilidade com que as páginas são criadas e alteradas - geralmente não existe qualquer revisão antes de as modificações serem aceitas, e a maioria dos wikis são abertos a todo o público ou pelo menos a todas as pessoas que têm acesso ao servidor wiki. Nem o registro de usuários é obrigatório em todos os wikis.[carece de fontes?]

Coletividade

O que faz a "wiki" tão diferente das outras páginas da Internet é certamente o fato de poder ser editado pelos usuários que por ele navegam. Por exemplo, esta parte do artigo foi adicionada anos após a criação do próprio, e, com certeza, não será a última edição; ela será modificada por usuários e visitantes ao longo do tempo. É possível corrigir erros, complementar ideias e inserir novas informações. Assim, o conteúdo de um artigo se atualiza graças à coletividade. Os problemas que se podem encontrar em wikis são artigos feitos por pessoas que nem sempre são especialistas no assunto, ou até alguns atos de vandalismo, substituindo o conteúdo do artigo. Porém, o intuito é, justamente, que a página acabe por ser editada por alguém com mais conhecimentos. Está fortemente relacionado com o conceito de crowdsourcing.[carece de fontes?]

Alternativamente existem algumas wikis utilizadas como wikis pessoais.

Página e edição

Em wikis tradicionais, existem 3 (três) representações para cada página: o código HTML, a página resultante do código da sua edição pelo web browser, e o código-editado em HTML que o servidor produziu.[carece de fontes?]

O raciocínio de trás deste design é que o HTML, com sua enorme biblioteca de tags, dificulta uma edição mais rápida. Ele, às vezes, não pode usar toda a sua funcionalidade, como JavaScript e folhas de estilo, por causa da consistência da linguagem.[carece de fontes?]

Sintaxe Mediawiki HTML Edição de saída
"''Doutor''? Sem outro título? Um ''sábio''? É justa a autoridade civil?"

"Porque, certamente," replica Harddriveing, amigavelmente. "Todos nós sábios sabemos mais ou menos."

<p>

"<i>Doutor</i>? Sem outro título? Um <i>sábio</i>? É justa a autoridade civil?"

</p>
<p>

"Porque, certamente," replica Harddriveing, amigavelmente. "Todos nós sábios sabemos mais ou menos."

</p>

"Doutor? Sem outro título? Um sábio? É justa a autoridade civil?"

"Porque, certamente," replica Harddriveing, amigavelmente. "Todos nós sábios sabemos mais ou menos."

Alguns mecanismos de edição wiki mais recentes usam um método diferente: suportam a edição "WYSIWYG" ("What You See Is What You Get", que significa basicamente "o que se vê é o que se obtém"), geralmente com o suporte de um controle ActiveX ou um plug-in que traduz instruções graficamente introduzidas como "negrito" ou "itálico" nas tags correspondentes de HTML.

Em tais implementações, salvar uma edição corresponde ao envio de uma nova versão HTML da página ao servidor, embora o usuário seja preservado desse detalhe técnico, uma vez que o código é gerado automaticamente, de forma transparente. Usuários que não possuem o plug-in necessário podem, em geral, editar a página do mesmo modo, editando diretamente o texto em código HTML.

As instruções de formatação permitidas por um wiki variam consideravelmente, dependendo do mecanismo wiki utilizado.

Wikis simples permitem apenas a formatação básica, enquanto os mais complexos suportam tabelas, imagens, fórmulas, ou até elementos interativos, como votações e jogos. Por este motivo, atualmente existe um esforço conjunto para definir um Wiki Markup Standard.[9]

Ligando e criando páginas

Wikis são verdadeiras mídias hipertextuais, com estrutura de navegação não-linear. Cada página geralmente contém um grande número de ligações para outras páginas. Páginas com navegação hierárquica são frequentemente usadas em grandes wikis, mas não devem ser usadas. As ligações são criadas usando-se uma sintaxe específica, o chamado "padrão link".

Originalmente, a maioria dos wikis usava CamelCase como padrão link, produzido por palavras que começam com letras maiúsculas, sem espaço entre elas (a palavra "CamelCase" é em si um exemplo de CamelCase). Embora o CamelCase faça ligações muito facilmente, também cria ligações que são escritas de uma forma que se desvia da escrita padrão. Wikis baseados em CamelCase são instantaneamente reconhecíveis em um grande número de ligações com nomes como "TableOfContents" e "BeginnerQuestions".

Vale lembrar que, dentro de um universo wiki, não existem dois artigos com 'títulos' repetidos, pois faz parte da filosofia wiki utilizar-se da tecnologia de armazenamento para ajudar a eliminar ambiguidades. Ao mesmo tempo, é bom perceber que a wiki tem a sensibilidade de distinguir letras maiúsculas de minúsculas como distintas para o armazenamento. Além disso, a própria ambiguidade do idioma utilizado pode, facilmente, gerar artigos repetidos, até mesmo com títulos extremamente parecidos, diferenciados apenas pelo caps (inglês para "maiúsculas e minúsculas", observado na maioria dos teclados ocidentais).

Controle de usuários

A ideia por trás de controlar usuários é diretamente relacionada ao tamanho do universo gerado pela wiki. Quanto mais pessoas estiverem usando a wiki, menor deveria ser a necessidade de níveis de controle, pois o controle é fornecido pela própria sociedade. Mas o controle sempre se faz necessário, em pelo menos dois níveis: gerenciamento e utilização.

Desta forma um wiki muito pequeno costuma ter a necessidade de adicionar um controle que impede autores anônimos para evitar vandalismo. Por outro lado, a maioria dos wikis públicos, que costumam ser grandes, dispensa qualquer tipo de registro.

De todo modo, muitos dos principais mecanismos wiki (incluindo MediaWiki, MoinMoin, UseModWiki e TWiki) têm como limitar o acesso à publicação. Alguns mecanismos wiki permitem que usuários sejam banidos do processo de edição pelo bloqueio do seu endereço particular na Internet, o endereço IP, ou, quando disponível, o seu nome de usuário. Ainda assim, muitos provedores de acesso à Internet atribuem endereços IP diferentes para cada usuário registrado, então o banimento de IP pode ser superado facilmente. Para lidar com esse problema, embargos temporários de IP são utilizados ocasionalmente e estendidos a todos os endereços IP dentro de um determinado âmbito, assegurando, deste modo, que um vândalo não consiga editar páginas durante um certo tempo; entende-se que isso seja uma barreira suficiente. Pode, contudo, impedir alguns usuários não problemáticos — que venham do mesmo servidor de acesso à Internet — de utilizar o serviço durante o período de embargo.

Uma defesa comum contra vândalos persistentes é deixá-los desfigurar tantas páginas quanto desejarem, sabendo que podem ser facilmente rastreadas e revertidas depois que o vândalo saia. Essa política pode se revelar pouco prática, no entanto, face a sistemáticas fraudes resultantes de raiva ou frustração.

Como uma medida de emergência, alguns wikis permitem que o banco de dados seja alterado para o modo apenas-leitura, enquanto outros adotam uma política em que apenas usuários que tenham sido registrados antes de algum corte arbitrário possam editar. Em geral, qualquer prejuízo infligido por um "vândalo" pode ser revertido rápida e facilmente. Mais problemáticos são os erros sutis que passam despercebidos como a alteração de datas de lançamento de álbuns e discografias na Wikipedia.

Exemplos

Exemplificando a ideia de que a wiki essencialmente precisa de somente dois níveis de controle, podem ser traçados alguns paralelos dentre as três áreas de estudos científicos (exatas, biológicas e humanas), o que facilita a visualização.

Criando um paralelo com o funcionamento de um computador simples, como uma calculadora, por exemplo, pode-se imaginar a wiki como sendo o próprio computador e o processador que executa o controle, enquanto o resto da calculadora a mantém funcionando, fornecendo entradas e saídas de dados em dois dispositivos diferenciados para o processador.

Fazendo um paralelo com o funcionamento de uma célula viva, pode-se imaginar a wiki como sendo a própria célula e o núcleo faz o gerenciamento de tudo que acontece dentro, enquanto o resto da célula, o núcleo inclusive, se utiliza dos recursos disponibilizados através da membrana externa (membrana plasmática) entre outros componentes da célula que executam múltiplas funções para mantê-la viva.

Fazendo um paralelo com o funcionamento de uma sociedade, pode-se imaginar a wiki como sendo a própria sociedade e o núcleo seria o governo, que cria a quantidade de regras que forem sendo necessárias para manter a sociedade funcionando com base na vida e dentro das possibilidades oferecidas pela própria sociedade e pelo ecossistema.

No ambiente da Educação Corporativa, diversas organizações estão utilizando esta tecnologia, como por exemplo, o Banco do Brasil e sua Universidade Corporativa utilizam em larga escala a Tecnologia Wiki.

Notas

  1. A pronúncia do fonema havaiano /w/ varia entre [w] e [v], e a pronúncia do fonema /k/ varia entre [k] e [t], entre outras. Assim, a pronúncia da palavra havaiana wiki varia entre ['wiki], ['witi], ['viki], e ['viti].

Referências

  1. «wiki», Encyclopædia Britannica, 1, London: Encyclopædia Britannica, Inc., 2007, consultado em 27 de janeiro de 2018, cópia arquivada em 24 de abril de 2008
  2. Mitchell, Scott (julho de 2008), Easy Wiki Hosting, Scott Hanselman's blog, and Snagging Screens, MSDN Magazine, consultado em 9 de março de 2010, cópia arquivada em 16 de março de 2010
  3. Alexa Top Sites, consultado em 1 de dezembro de 2016, cópia arquivada em 2 de março de 2015
  4. Cunningham, Ward (27 de junho de 2002), What is a Wiki, WikiWikiWeb, consultado em 10 de abril de 2008, cópia arquivada em 16 de abril de 2008
  5. mauimapp.com. Hawaiian Words; Hawaiian to English [archived 14 de setembro de 2008; citado em 19 de setembro de 2008].
  6. Hasan, Heather (2012), Wikipedia, 3.5 million articles and counting, ISBN 9781448855575, p. 11
  7. Andrews, Lorrin (1865), A dictionary of the Hawaiian language to which is appended an English-Hawaiian vocabulary and a chronological table of remarkable events, Henry M. Whitney, p. 514
  8. Barrett, Daniel J (2009). MediaWiki. Sebastopol, CA: O´Reily. ISBN 978-0-596-51979-7
  9. Wiki Markup Standard]

Ver também

Bibliografia

Ligações externas

Fundação Wikimedia

Fundação Wikimedia é uma entidade filantrópica, dedicada a incentivar a produção, desenvolvimento e distribuição de conteúdo livre e multilíngue e a disponibilizar ao público, integralmente, esses projetos baseados em wiki de forma totalmente livre. A Wikimedia Foundation opera alguns dos maiores projetos de referência editados colaborativamente em todo o mundo, incluindo a Wikipédia, um dos 10 sites mais visitados no mundo. Está sediada em São Francisco, Estados Unidos (até 2007 sua sede era no estado da Flórida). Sua existência foi oficialmente anunciada pelo antigo presidente da Bomis e co-fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, em 20 de junho de 2003. Ela também conta com os capítulos locais, que a representam localmente. Seu nome é composto pelas palavras Wiki e mídia.

GeoNames

GeoNames é uma base de dados geográfica livre e acessível através de Internet sob uma licença Creative Commons Atribução 3.0.

International Music Score Library Project

International Music Score Library Project (Projecto Biblioteca Internacional de Partituras Musicais) (ou IMSLP, iniciais em inglês), também conhecido como Petrucci Music Library (Biblioteca Musical Petrucci) por Ottaviano Petrucci, é um projecto baseado na tecnologia wiki que tem como objectivo criar uma biblioteca virtual de partituras musicais de domínio público, embora também pretenda abarcar as obras de compositores contemporâneos que desejem partilhar as suas criações musicais livre e gratuitamente (ou seja, a partir de licenças de Creative Commons e cedendo os direitos pessoalmente).

O projecto começou a funcionar em 16 de fevereiro de 2006 e inclui mais de 42 000 partituras, de 19 000 obras, e de mais de 2500 compositores, pelo que é uma das maiores colecções de música de domínio público na Internet. O projecto usa o software MediaWiki.

LibriVox

O LibriVox é um projeto não-comercial, sem fins lucrativos e livre de anúncios publicitários,

que doa suas gravações ao domínio público. O Librivox é conduzido por voluntários que mantêm uma estrutura administrativa flexível, e congrega voluntários de todas as partes do mundo. Segundo a própria organização, o objetivo do Librivox é '"tornar todos os livros em domínio público disponíveis gratuitamente na internet"'.O projeto começou em agosto de 2005 e em 31 de outubro de 2007 tinha mais de mil obras disponíveis. Em agosto de 2012, 100 milhões de downloads já haviam sido feitos de livros da coleção.Em setembro de 2013, o Librivox atingiu a marca de 7000 obras catalogadas. A maior parte das gravações no Librivox são em inglês, língua em que se desenvolve a maior parte dos trabalhos de gravação e catalogação, seguidas das em alemão e francês, embora estejam disponíveis audiolivros em mais de 20 idiomas.

Ligações interwiki

As ligações interwiki (também chamados de interwiki links) são um recurso para criar ligações entre wikis disponíveis na internet. Com esse recurso, os usuários das wikis podem utilizar uma notação abreviada para criar ligações para outras wikis (semelhante às ligações intrawiki), sem a necessidade de escrever sua URL completa.

Diferente dos nomes de domínio, não existe uma lista global de todos os prefixos interwiki definidos na internet, portanto, os administradores de cada wiki precisam definir um mapeamento de interwikis (InterMap) de acordo com suas necessidades. Embora a navegação entre wikis se torne possível com esse recurso, usuários geralmente precisam criar contas separadas para cada wiki que pretendem utilizar (a menos que o intuito seja editar de forma anônima).

MediaWiki

MediaWiki é um software livre e de código aberto do tipo Wiki escrito na linguagem de programação PHP e utiliza sistemas de gestão com base de dados MySQL. Desenvolvida na fundação Wikimedia, que a utiliza para seus principais projetos, incluindo a Wikipédia, Wikcionário e o Wikimedia Commons, entre outros. O nome MediaWiki foi adotado a partir de 2003. O código-fonte está licenciado sob a GNU GPL.

Movimento Wikimedia

O movimento Wikimedia, ou simplesmente Wikimedia, é a comunidade global de colaboradores dos projectos da Fundação Wikimedia . O movimento foi criado em torno da comunidade da Wikipedia e, desde então, expandiu-se para outros projectos Wikimedia, incluindo os projectos comuns Wikimedia Commons e Wikidata, e desenvolvedores de software voluntários contribuindo com o MediaWiki . Esses voluntários são apoiados por inúmeras organizações em todo o mundo, incluindo a Fundação Wikimedia, capítulos relacionados, organizações temáticas e grupos de usuários.

O nome "Wikimedia", um composto de wiki e mídia, foi cunhado pelo escritor americano Sheldon Rampton num post para a lista de discussão em inglês em março de 2003, três meses após o Wiktionary se tornar o segundo projecto baseado em wiki hospedado na plataforma de Jimmy Wales, e três meses antes da Fundação Wikimedia ser anunciada e incorporada. "Wikimedia" também pode se referir aos projectos Wikimedia .

Mozilla Firefox

Mozilla Firefox é um navegador livre e multi-plataforma desenvolvido pela Mozilla Foundation (em português: Fundação Mozilla ) com ajuda de centenas de colaboradores. A intenção da fundação é desenvolver um navegador leve, seguro, intuitivo e altamente extensível. Baseado no componente de navegação da Mozilla Suite (continuada pela comunidade como SeaMonkey), o Firefox tornou-se o objetivo principal da Mozilla Foundation. Anteriormente o navegador e o Mozilla Thunderbird, outro produto da Mozilla Foundation, eram os destaques do grupo. Cerca de 40% do código do programa foi totalmente escrito por voluntários.No lançamento da versão primeira 1.0, em 9 de novembro de 2004, o Firefox havia sido aclamado pelo site americano Forbes. Com mais de 25 milhões de transferências nos primeiros 99 dias após o lançamento, o Firefox se tornou uma das aplicações em código-livre mais usadas por usuários domésticos. A marca de 50 milhões de transferências foi atingida em 29 de abril de 2005, aproximadamente 6 meses após o lançamento da versão 1.0. Em 26 de julho de 2005, o Firefox alcançou os 75 milhões de transferências, e a 19 de outubro de 2005 alcançou os 100 milhões de transferências, antes de completar o primeiro ano da versão 1.0. Obtendo cerca de 17.000 complementos disponíveis em 26 de julho de 2012 os add-ons haviam ultrapassado a marca de 3 bilhões de downloads.O Firefox destaca-se como alternativa ao Microsoft Internet Explorer e reativou a chamada Guerra dos Navegadores.

Segundo o StatCounter, atualmente cerca de 19,25% de todos os usuários da Internet do mundo utilizam o Firefox, sendo o terceiro navegador mais utilizado no mundo, atrás do Google Chrome que aparece com 49,18% dos usuários, e do Internet Explorer que aparece com 22,62%. O navegador tem tido sucesso particular na Indonésia e Alemanha, onde ele é o navegador mais popular com 53,69%, e 45,75% do mercado de participação, respectivamente.

Società Sportiva Lazio

Società Sportiva Lazio, mais conhecido como Lazio, é um clube de futebol italiano fundado em 9 de janeiro de 1900 sediado na cidade de Roma, capital da região de Lácio, a qual dá nome à associação.

Seu uniforme é a camisa azul celeste, calção branco e meias brancas. As cores azuis e brancas da equipe foram inspiradas na bandeira grega e mais especificadamente no país que deu origem à tradição Olímpica. A águia foi escolhida como símbolo, porque na tradição romana era o animal sagrado de Júpiter, e mais tarde o símbolo do Império Romano.

Entre os seus títulos mais importantes a Lazio detém 1 Recopa Europeia, 1 Supercopa Europeia, 3 campeonatos italianos, 7 copas Itália e 4 supercopas italianas.

A Lazio tem uma grande rivalidade no futebol com a Roma, com quem disputa o Derby della Capitale, sendo a sexta maior torcida da Itália, com aproximadamente 3,5% dos torcedores, cerca de 2.132.000 pessoas, atrás apenas de Juventus, Milan, Internazionale, Napoli e Roma, segundo pesquisa do Instituto Doxa em 2003.

Sputnikmusic

Sputnikmusic ou, simplesmente, o Sputnik é um site americano que oferece notícias e opiniões sobre música com características de sites em estilo Wiki. Foi criado por Jeremy Ferwerda, em janeiro de 2005. O formato do site é inovador na medida em que permite aos profissionais a conviver com amadores, distinguindo-se de sites similares, como Pitchfork Media e Tiny Mix Tapes e usando um estilo wiki de banco de dados comparáveis ​​ao Rate Your Music e IMDb.

Com o tempo, Sputnikmusic estabeleceu-se como uma fonte confiável, sendo muito citada na imprensa. Geralmente, os escritores da equipe tendem a se concentrar na cobertura de notícias e análise crítica de músicas ou álbuns de música. O site abrange todos os tipos de gêneros musicais, desde metal, punk, indie, rock, hip-hop, e pop ao jazz, eletrônica, reggae, trip-hop, música clássica e bandas sonoras.

Ubuntu

Ubuntu é um sistema operacional (pt-BR) ou sistema operativo (pt) de código aberto, construído a partir do núcleo Linux, baseado no Debian e utiliza GNOME como ambiente de desktop de sua mais recente versão com suporte de longo prazo (LTS). É desenvolvido pela Canonical Ltd.Geralmente é executado em computadores pessoais e também é popular em servidores de rede, geralmente executando a versão Ubuntu Server, com recursos de classe empresarial. Até 2017, o Ubuntu também estava disponível para tablets e smartphones, com a edição Ubuntu Touch.

A proposta do Ubuntu é oferecer um sistema que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independentemente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas. O sistema deve ser constituído principalmente por software livre e deve também ser isento de qualquer taxa.

Wikcionário

Wikcionário (um amálgama das palavras "wiki" e "dicionário", em inglês: Wiktionary) é um projeto web multílingue pertencente à Wikimedia Foundation (sendo assim, projeto gêmeo da Wikipédia) com a finalidade de criar um dicionário eletrônico de conteúdo livre, disponível em mais de 172 línguas diferentes. Ao contrário do padrão normal de dicionários, este é escrito colaborativamente por voluntários que usam o software wiki, permitindo que os artigos possam ser alterados e modificados por quase todas as pessoas de acesso ao site.

Tal como o seu projeto gémeo Wikipédia, o Wikcionário é executado pela Wikimedia Foundation. Pelo fato de o Wikcionário não ser limitado por de espaço de imprensa, a maioria das versões de diferentes idiomas do Wikcionário fornece definições e traduções de palavras de diversas línguas, e algumas edições oferecem informações adicionais, tipicamente encontrados em tesauros e léxicos.

WikiTree

WikiTree é uma página web livre e social sobre genealogia que deixa aos utentes investigador e contribuir às suas próprias árvores familiares pessoais, ao tempo que constrói e colabora numa singular árvore mundial familiar dentro do mesmo sistema. O sítio foi criado no ano 2008 por Chris Whitten, desenvolvedor da página WikiAnswers, e é propriedade de Interessar.com, Inc. O sítio utiliza uma linguagem “wiki markup" (achegada pelo software MediaWiki) que oferece a utentes principiantes e experimentados a habilidade de criar e editar perfis pessoais, categorias e “páginas espaciais” livres para documentar a história da sua família. O 20 de janeiro de 2017, a página WikiTree tinha uns 394 000 membros registados e mantém arredor de 13 milhões de perfis de devanceiros. A revista GenealogyInTime classificou WikiTree como a 15ª página mais popular sobre genealogia em janeiro de 2016.

Wikilivros

Wikilivros (do inglês: Wikibooks, anteriormente chamado Projeto de Textos Didáticos Livres da Wikimedia, do inglês: Wikimedia Free Textbook Project ou Wikimedia-Textos Didáticos) é um projeto de código wiki da Wikimedia Foundation, tal como a Wikipédia, dedicado ao desenvolvimento colaborativo de textos didáticos (como livros, apostilas, manuais) de conteúdo livre (licenciados sob a GNU FDL).Criada em 10 de julho de 2003, baseia-se no sistema wiki (do havaiano wiki-wiki = "rápido", "veloz", "célere"). O modelo wiki é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através de navegadores comuns, tais como o Internet Explorer, Mozilla Firefox, Netscape, Opera, Safari, ou outro programa qualquer (capaz de ler páginas em HTML e carregar imagens). Este é o fator que distingue o Wikilivros de todas as outras coletâneas de livros e materiais didáticos: qualquer pessoa com o acesso à Internet pode modificar qualquer artigo, e cada leitor é potencial colaborador do projeto.

Antigamente, a Wikiversidade era um projeto desenvolvido internamente no Wikilivros, porém, esta sendo transferida para um novo domínio de internet.

Wikinotícias

Wikinews (em português: Wikinotícias) é um projeto de um repositório de notícias livre. Baseados no sistema "wiki", ele é um "projeto-irmão" da Wikipédia que visa objetivos similares. Isto é, alcançar a maior número de notícias possível.

Ainda que o Wikinotícias planeje ser uma fonte de recursos para uso próprio, ele tem condições de tornar-se algum dia uma fonte de notícias alternativa às agências proprietárias atuais, como por exemplo: a Associated Press ou a Reuters.

Wikiquote

Wikiquote é um ramo da família de projetos baseados no sistema wiki gerado pela Wikimedia Foundation, em execução no software MediaWiki. Baseado em uma ideia de Daniel Alston e implementada por Brion Vibber, o objetivo principal do projeto é produzir colaborativamente uma vasta referência de citações (em inglês: quote, daí o nome) de pessoas proeminentes, livros, filmes e provérbios, e a dar detalhes a respeito deles. Ainda existem muitas coleções online de citações, porém o Wikiquote se distingue por estar entre poucos que proporcionam uma oportunidade dos visitantes de contribuir. As páginas do Wikiquote são ligadas à páginas da Wikipédia sobre personalidades notáveis.Inicialmente o projeto foi criado em língua inglesa, porém em julho de 2004, mais línguas foram adicionadas.

Wikisource

O Wikisource — a biblioteca livre — é um projeto da Wikimedia Foundation que, de forma colaborativa, reúne um conjunto de textos que possuam valor histórico-cultural e que sejam compatíveis com a licença GFDL.

Wikivoyage

Wikivoyage é um guia de viagens livre, parte da Wikimedia, s da construção colaborativa feita por voluntários, sob os mesmos princípios da Wikipédia. O nome é uma mistura das palavras wiki (software que permite a mudança e a extensão por qualquer usuário na internet) e Voyage, a palavra francesa para viagem.

Wiki
Principal
Funcionamento
Conceitos
Instrumentos
Organizações envolvidas
Ativistas envolvidos
Projetos correlatos
Eventos correlatos

Noutras línguas

This page is based on a Wikipedia article written by authors (here).
Text is available under the CC BY-SA 3.0 license; additional terms may apply.
Images, videos and audio are available under their respective licenses.