Vice-almirante

Vice-almirante é um posto de oficial general, existente nas forças navais de vários países do Mundo. Normalmente é o posto imediatamente inferior ao de almirante e superior ao de contra-almirante, correspondendo à categoria OF-8 da NATO, conhecido por oficial general de três estrelas. Nalguns países é o posto naval efetivo de maior patente, já que o posto de almirante é apenas uma dignidade honorífica.

US Navy O9 insignia
Insígnias de vice-almirante da Marinha dos EUA

História

A dignidade de vice-almirante existiu na França desde a Idade Média. Na altura não era um posto militar, mas uma função judicial e administrativa do Estado, responsável por coadjuvar o almirante, na sua responsabilidade de gestão dos assuntos marítimos e costeiros. Existia um vice-almirante subodinado a cada um dos almirantes de França (Picardia e Normandia), da Bretanha, de Poitou e da Provença. Ao Almirante da Guiana, estavam subordinados dois vice-almirantes, o de Poitou e o de Saintonge.

Mais tarde, função administrativa foi-se transformando numa função, essencialmante, militar de âmbito naval. Posteriormente, a função transformou-se num posto militar de oficial general da Marinha. Além da França, outros países, foram introduzindo, nas suas marinhas, postos de vice-almirante.

Portugal

Actualmente, na Marinha Portuguesa, vice-almirante é um posto de oficial general, imediatamente inferior ao de almirante e superior ao de contra-almirante. É equivalente ao posto de tenente-general no Exército e na Força Aérea.

O posto foi introduzido na Marinha Portuguesa, em 1789, como a mais alta patente de oficial general efetivo. Era imeditamente superior a tenente-general da Marinha, sendo, aproximadamente equivalente a marechal do Exército e a general de infantaria, de cavalaria e de artilharia. Acima de vice-almirante existiam apenas o Capitão-General da Armada Real e o Almirante de Portugal, que não eram postos, mas apenas cargos.

Em 1797 o anterior posto de vice-almirante passou a designar-se "almirante". A designação "vice-almirante" passou para o posto imediatamente inferior, até aí designado "tenente-general".

Em 1892 o posto de vice-almirante voltou a tornar-se o posto efetivo mais elevado da Marinha, em virtude do posto de almirante ter sido transformado numa simples dignidade honorífica, equivalente à de marechal do Exército. O posto passa, mais tarde, a ser reservado, apenas, aos oficiais generais que exercem as funções de Chefe do Estado-Maior da Armada, de Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e de presidente do Supremo Tribunal Militar.

Em 1977 é reintroduzido o posto de almirante como a maior patente de oficial general efetivo, subsituindo o de vice-almirante. A designação "vice-almirante" passa a ser aplicada ao anterior posto de "contra-almirante".

Generic-Navy-O10

Distintivo de manga

POR-Navy-Admiral-shoulderg

Distintivo de passadeira
(antes de 1977)

POR-Navy-Vice-Admiral-shoulder

Distintivo de passadeira
(depois de 1977)

PT-Admiral

Bandeira de comando
(antes de 1977)

PT-Vice Admiral

Bandeira de comando
(depois de 1977)

Referências

Ligações

Ver também

Almirante

Almirante (derivado do árabe: amir-al-bahr أمير البحر, "comandante do mar, que significa chefe de um conjunto de navios") é a designação genérica da mais alta patente de oficial general nas forças navais de muitos países. Normalmente, como patentes inferiores de oficial general existem os postos de vice-almirante e de contra-almirante.

O termo "almirante" veio substituir o termo "general de galés", "cabdel das galés" ou "cabdel dos navios", que caiu no desuso.

A designação "almirante" também é utilizada, em muitas forças navais, como forma genérica de tratamento de todos os oficiais generais, independentemente da designação específica do posto que detenham.

Em certos países, a patente de almirante é apenas uma dignidade honorífica. Nesses países, a mais alta patente naval efetiva, assume designações como: "tenente-almirante", "almirante de esquadra" ou "vice-almirante".

Nos países onde a mais alta patente naval efetiva é designada "almirante", frequentemente existe uma patente superior, atribuída apenas como dignidade honorífica, que assume designações como: "almirante da Armada", "almirante da Frota", "grande almirante" ou "almirante-general".

Conspiração de ocultação alienígena

A conspiração de ocultação alienígena ou teorias de conspiração envolvendo UFO argumentam que a evidência de objetos voadores não identificados e visitantes extraterrestres está sendo suprimida por vários governos ao redor do mundo, mais notavelmente o governo dos Estados Unidos. Tais teorias conspiratórias geralmente argumentam que os governos da Terra, especialmente o governo dos Estados Unidos, estão em comunicação e / ou cooperação com os extraterrestres, apesar das afirmações públicas em sentido contrário, e algumas destas teorias ainda sustentam que os governos estão permitindo explicitamente a abdução alienígena. Várias teorias de conspiração sobre UFOs floresceram na internet e foram frequentemente apresentadas na programa de Art Bell, Coast to Coast AM. De acordo com a MUFON, National Enquirer informou que uma pesquisa constatou 76% dos participantes consideraram que o governo não estava revelando tudo o que sabia sobre OVNIs, 54% achavam que OVNIs definitivamente ou provavelmente existiam, e 32% acreditam que OVNIs vinham do espaço sideral. Pessoas notáveis por terem publicamente afirmado que as provas de OVNIs estavam sendo suprimidas incluem o senador Barry Goldwater, o almirante Lord Hill-Norton (ex-chefe da OTAN e chefe do Estado-Maior da Defesa britânica), brigadeiro-general Arthur Exon (ex-comandante da Wright-Patterson Air Force Base), vice-almirante Roscoe H. Hillenkoetter (primeiro diretor da CIA), os astronautas Gordon Cooper e Edgar Mitchell, e o ex-ministro da Defesa do Canadá, Paul Hellyer. Além de seus testemunhos e relatos, nenhuma evidência que justifique foi apresentada para apoiar as suas afirmações e conclusões. De acordo com o Comitê para a Investigação Cética pouca ou nenhuma evidência existe para apoiá-los, apesar de uma pesquisa significativa sobre o assunto por agências científicas não-governamentais.

Contra-almirante

Contra-almirante é um posto de oficial, nas forças navais de vários países. Normalmente, corresponde ao primeiro posto permanente de oficial general sendo imediatamente inferior a vice-almirante.

A designação "contra-almirante" tem origem no facto de, antigamente, o navio-chefe do almirante de uma frota, normalmente se posicionar no meio da formação naval. O navio do segundo comandante da frota (o vice-almirante) posicionava-se na vanguarda da formação e o do terceiro comandante (o contra-almirante) na retaguarda. Quando a formação tinha que reverter a direção de deslocação - passando a deslocar-se na direção contrária ou "contra-direção" - o contra-almirante passava a liderar a vanguarda da frota. Por essa razão, nos países de língua Inglesa, o posto é denominado "rear-admiral" (literalmente "almirante da retaguarda").

Dmitri Laptev

Dmitri Yakovlevich Laptev (em russo: Дми́трий Я́ковлевич Ла́птев ) (Bolotovo, 1701- 31 de janeiro de 1771) foi um explorador russo do Ártico e vice-almirante da Armada Russa.

Estado-Maior da Armada

O Estado-Maior da Armada MHTE (EMA) é o órgão multidisciplinar de apoio à decisão do comando da Marinha Portuguesa. É chefiado por um vice-almirante com o título de "Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada".

De observar que o comandante da Marinha mantém a designação tradicional de "Chefe do Estado-Maior da Armada", apesar de já não lhe competir a chefia direta deste órgão.

A 4 de novembro de 2018, foi agraciado com o grau de Membro-Honorário da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.

Francis Drake

Francis Drake (Tavistock, Devon, c. 1540 — Portobelo, Colón, 28 de janeiro de 1596) foi um capitão inglês, vice-almirante do Reino da Inglaterra, corsário e um navegador famoso, e um político da era elisabetana. Isabel I da Inglaterra condecorou Drake como cavaleiro em 1581. Ele foi o segundo em comando da frota inglesa contra a Invencível Armada em 1588, subordinado apenas a Charles Howard e à própria rainha. Morreu de disenteria em janeiro de 1596, depois de um ataque fracassado a San Juan, Porto Rico.

Suas façanhas eram lendárias, tornando-o um herói para os ingleses, mas um pirata para os espanhóis, a quem ele era conhecido como El Draque, 'Draque' sendo a pronúncia espanhola 'Drake'. Seu nome em latim era Franciscus Draco ("Francis the Dragon"). O rei Filipe II ofereceu uma recompensa por sua vida de 20 000 ducados, cerca de £4 000 000 (EUA $ 6,5 milhões) pelos padrões modernos. Entre outras coisas, é famoso por ter sido o primeiro inglês a realizar uma volta ao mundo, em 1577-1580.

General

General é a designação geral de um oficial do círculo dos Oficiais Generais nas forças armadas da maioria dos países.

O termo tanto pode ser usado, genericamente, para designar uma subclasse de oficiais denominada círculo - os oficiais generais - como pode ser usado para designar uma patente específica com o acréscimo do grau deste: de brigada, de divisão, e de exército. No primeiro caso pode também aplicar-se aos oficiais de alta patente da marinha - genericamente, também conhecidos por contra-almirante, vice-almirante e almirantes de esquadra almirantes - mas, no segundo caso, normalmente só é aplicável a patentes existentes nos exércitos e na maioria das forças aéreas.

Na origem do termo está a palavra latina generalis que significa, grosso modo, chefe. Contudo, nos exércitos do Império Romano, o oficial general responsável pelo comando de uma legião tinha o título de legato.

A patente de general começou a surgir nos exércitos da Europa no século XVII, a partir da antiga patente de capitão-general. O posto de capitão-general, significava o capitão "geral", ou seja, o capitão de todo o exército. A denominação "capitão-general" foi contraída, na maioria dos exércitos, para, simplesmente, "general".

De acordo com um estudo estatístico, Napoleão Bonaparte é o general mais vitorioso da história.

Hans-Erich Voss

Hans-Erich Voss (ou Voß, ver ß) (30 de outubro de 1897 – 18 de novembro de 1969) foi um Vice-almirante alemão e um dos últimos ocupantes do Führerbunker durante a batalha de Berlim em 1945 durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi uma das últimas pessoas a ver Adolf Hitler e Joseph Goebbels vivos antes de ambos cometerem suicidio.

Hierarquia militar do Brasil

A hierarquia militar é a base da organização das Forças Armadas, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares e compõe a cadeia de comando a ser seguida por todos os integrantes das Forças em sua estrutura organizacional. No Brasil, a Constituição prevê ao Presidente da República o posto de Comandante em Chefe das Forças Armadas.

Jorge Dodsworth Martins

Jorge Dodsworth Martins (Ponte Nova, 19 de fevereiro de 1884 — Rio de Janeiro, 1984) foi um vice-almirante brasileiro.

Foi ministro da Marinha do Brasil, de 30 de outubro de 1945 a 29 de setembro de 1946.

Esteve embarcado como imediato do vapor de guerra Comandante Ferraz, comandante da Canhoneira Fluvial Acre, imediato do Cruzador Bahia (C-12), comandante do contratorpedeiro CT Paraná (CT-8), comandante do contratorpedeiro CT Piauhy (CT-3), comandante do contratorpedeiro CT Alagoas (CT-6), comandante do paquete Comandante Alvim, comandante do monitor fluvial Pernambuco e comandante do Vital de Oliveira. Durante a Segunda Guerra Mundial foi o comandante da Divisão de Cruzadores.

Lista de ministros de Getúlio Vargas

Getúlio Vargas governou o Brasil em dois períodos.

Mar de Irminger

O Mar de Irminger é um mar marginal do Oceano Atlântico Norte. Tem 480 km de extensão e 290 km de largura em seu estreito. O limite do norte é a Rampa Groenlândia-Islândia no final do Estreito da Dinamarca entre a Islândia e a Groenlândia do Leste, que conecta o Mar da Groenlândia. Ao sudoeste, alcança o Cabo Farvel, a extremidade do sul da Groenlândia, e encontra o Mar do Labrador em seu cabo. Ao sul deste cabo é aberto o Oceano Atlântico Norte. O leito submarino do Mar de Irminger é parte ampla da Bacia Irminger, uma continuação nordeste da Bacia do Labrador de profundidade máxima de 4600 m, que a leste é delimitada pela Serrania Reykjanes. Este delineamento é oceanográfico apenas e não representa qualquer fronteira oficial. O Mar de Irminger é uma das principais áreas de pesca da perca vermelha.

O Mar de Irminger recebeu o nome do vice-almirante dinamarquês Carl Ludvig Christian Irminger (1802–1888), após o que o Riacho Irminger foi também nomeado.

Marechal do ar

Marechal do ar é uma patente militar dos oficiais de três estrelas na Força Aérea Real (RAF). A patente também é utilizada na força aérea de muitos países com influência história do Reino Unido, é é por vezes usada como a tradução inglesa de uma patente equivalente em países que têm uma estrutura hierárquica da força aérea não inglesa.

A patente de Marechal do ar tem o código OF-8 da NATO, equivalente a Vice-almirante na marinha ou tenente-general no exército.

Marinha Real Australiana

A Marinha Real Australiana (RAN) é o ramo naval das Forças Armadas da Austrália. Após a Federação da Austrália, em 1901, os navios e os recursos das marinhas coloniais separadas foram integrados em uma força nacional: a Commonwealth das Forças Navais. Originalmente destinada à defesa local, a Marinha recebeu o título de "Royal Australian Navy" em 1911, e tornou-se cada vez mais responsável pela defesa da região.A Marinha Real Britânica continuou a apoiar a RAN e a fornecer capacidade de defesa adicional de águas azuis no Pacífico até os primeiros anos da Segunda Guerra Mundial. Então, a expansão rápida da guerra viu a aquisição de embarcações de grande superfície e a construção de navios de guerra muito menores. Na década seguinte à guerra, a RAN adquiriu um pequeno número de porta-aviões, o último destes pagando em 1982.

Hoje, a RAN é uma das maiores e mais sofisticadas forças navais no Círculo do Pacífico, com uma presença significativa no Oceano Índico e com operações em todo o mundo, em apoio a campanhas militares e missões de paz. O chefe atual da Marinha é o vice-almirante Ray Griggs.

Quinta Frota dos Estados Unidos

A Quinta Frota dos Estados Unidos é responsável pelas forças navais no Golfo Pérsico, Mar Vermelho, Mar da Arábia, e da costa leste da África até o sul do Quênia. O atual comandante da 5ª Frota é o vice-almirante John W. Miller.

Tristão Pio dos Santos

Tristão Pio dos Santos (Colônia do Sacramento, 1773 — Belém, 24 de fevereiro de 1841) foi um militar e político brasileiro.

Foi vice-almirante e Ministro do Negócios da Marinha. Foi presidente da província do Pará, de 4 de novembro de 1840 até seu falecimento.

USS Bulkeley (DDG-84)

O USS Bulkeley é um contratorpedeiro da classe Arleigh Burke pertencente a Marinha de Guerra dos Estados Unidos.O nome do navio é uma homenagem ao vice-almirante John Duncan Bulkeley, um dos oficiais mais condecorados da Marinha por sua atuação na Guerra do Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial.O Bulkeley atuou na Operação Liberdade do Iraque (em inglês: Operation Iraqi Freedom ) na força tarefa liderada pelo porta-aviões USS George Washington.Em 2011, o navio participou de várias missões de combate a pirataria na costa da Somália.

Vicente Manuel de Moura Coutinho de Almeida d'Eça

Vicente Manuel de Moura Coutinho de Almeida d'Eça OA • ComA (Cabo Verde, 31 de Julho de 1918 - 14 de Outubro de 2018) foi um oficial da Marinha Portuguesa (vice-almirante reformado), e foi o último Governador de Cabo Verde.

Wendy Lawrence

Wendy Barrien Lawrence (Jacksonville, 2 de julho de 1959) é uma capitã da Marinha dos Estados Unidos, piloto de helicóptero, engenheira e ex-astronauta da NASA.

Filha de um vice-almirante, Wendy se formou na Academia Naval dos Estados Unidos em 1981, como engenheira oceânica, fazendo o mestrado no MIT em 1988. Em 1982, graduou-se aviadora naval e pilotou helicópteros em missões no Oceano Índico, acumulando mais de 1500 horas acumuladas em seis tipos diferentes destas aeronaves.

Noutras línguas

This page is based on a Wikipedia article written by authors (here).
Text is available under the CC BY-SA 3.0 license; additional terms may apply.
Images, videos and audio are available under their respective licenses.