Suzana Ćebić

Suzana Ćebić (Kosjerić,9 de novembro de 1984) é uma voleibolista sérvia que atua na seleção da Sérvia, desempenhando a função de líbero. Atualmente joga no CSM Târgoviște da Romênia.

Ćebić ganhou com a seleção sérvia a medalha de bronze no Campeonato Mundial no ano de 2006, onde recebeu o prêmio de melhor líbero.[1] Seus maiores feitos com a seleção foram a medalha de ouro no Campeonato Europeu no ano de 2011 e ainda dois ouros na Liga Europeia nos anos de 2010 e 2011. Conquistou ainda a prata no Campeonato Europeu de 2007 e o bronze na Liga Europa em 2012. Conquistou ainda dois bronzes no Grand Prix, nos anos de 2011 e 2013. Em 2015 conquistou a medalha de prata na Copa do Mundo, o que valeu além da conquista, a qualificação para a disputa dos Jogos Olímpicos de 2016.

Suzana Ćebić
Suzana Ćebić
Informação pessoal
Nome completo Suzana Ćebić
Data de nascimento 9 de novembro de 1984 (35 anos)
Local de nascimento    Kosjerić, Iugoslávia Iugoslávia
Altura 1,68 m
Peso 60 kg
Posição Líbero
Clube atual Roménia CSM Târgovișt
Informações de clubes
Clube atual Roménia CSM Târgovișt
Número 18
Seleção nacional
Bandeira da Sérvia Sérvia
Medalhas
Competidora da  Sérvia e Montenegro
Campeonato Mundial
Bronze Japão 2006 Equipe
Competidora da  Sérvia
Copa do Mundo
Prata Japão 2015 Equipe
Grand Prix
Bronze Macau 2011 Equipe
Bronze Sapporo 2013 Equipe
Campeonato Europeu
Ouro Monza/Belgrado 2011 Equipe
Prata Charleroi/Luxemburgo 2007 Equipe
Liga Europeia
Ouro Ankara 2010 Equipe
Ouro Istanbul 2011 Equipe
Bronze Karlovy Vary 2012 Equipe

Prêmios individuais

  • Melhor líbero - Campeonato Mundial de 2006
  • Melhor líbero - Campeonato Europeu 2011
  • Melhor recepção - Campeonato Europeu 2013

Clubes

Referências

  1. «Perfil de Suzana Ćebić na FIVB». Consultado em 5 de julho de 2015
Campeonato Europeu de Voleibol Feminino de 2007

O Campeonato Europeu de Voleibol Feminino de 2007 foi a 25ª edição do evento que ocorre a cada dois anos. O evento é realizado pela Confederação Europeia de Voleibol. O torneio aconteceu entre 20 e 30 de setembro de 2007 nas cidades de Charleroi e Hasselt na Bélgica e de Luxemburgo em Luxemburgo.

Campeonato Europeu de Voleibol Feminino de 2013

O Campeonato Europeu de Voleibol Feminino de 2013 foi a 28ª edição deste torneio bianual que reúne as principais seleções europeias de voleibol feminino. A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) foi a responsável pela organização do campeonato. Ocorreu na Alemanha e na Suíça entre 6 e 14 de setembro de 2013. A Rússia venceu a seleção alemã na decisão e, após um jejum de doze anos, conquistou seu 18º título.

Clubul Sportiv Municipal București (voleibol feminino)

O Clubul Sportiv Municipal București, mais conhecido como CSM București, é uma instituição multi-desportiva sediada em Bucareste, Romênia, fundada em 2007. No voleibol feminino, foi campeão nacional na temporada 2017-18, além possuir o título da Copa da Romênia de 2017-18 e o título da Challenge Cup de 2015-16.

Copa do Mundo de Voleibol Feminino de 2015

A Copa do Mundo de Voleibol Feminino de 2015 foi a 12ª edição do torneio organizado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) a cada quatro anos. Foi realizada em seis cidades japonesas e classificou as duas melhores equipes aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.Doze anos após sua última conquista, a China voltou a vencer o torneio totalizando o quarto título no geral. Vice-campeã, a Sérvia garantiu o pódio pela primeira vez e completou a relação de classificados as Olimpíadas de 2016.

Grand Prix de Voleibol de 2011

O Grand Prix de Voleibol de 2011 foi a 19ª edição do torneio anual de voleibol feminino organizado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

Disputada pela primeira vez por dezesseis seleções em duas fases, foi realizado entre os dias 5 e 28 de agosto. A fase final foi realizada no Domo dos Jogos da Ásia Oriental em Macau, com as sete equipes melhores classificadas na fase preliminar mais o país-sede.Pela segunda edição consecutiva, o torneio foi conquistado pelos Estados Unidos (quatro títulos no total) ao vencer o Brasil na final por 3 sets a 0.

Grand Prix de Voleibol de 2013

O Grand Prix de Voleibol de 2013 foi a 21ª edição do torneio anual de voleibol feminino organizado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

Pela primeira vez foi disputado por vinte seleções, mantendo o formato de disputa em duas fases. A primeira foi realizada entre 2 e 18 de agosto. A fase final realizou-se em Sapporo, no Japão, entre 28 de agosto e 1 de setembro com as cinco equipes melhores classificadas na fase preliminar mais o país-sede. A competição foi expandida de 16 para 20 seleções devido a uma decisão da FIVB de convidar os quatro melhores times europeus não classificados para o torneio por não ter sido realizada a qualificatória europeia.Após três títulos consecutivos dos Estados Unidos, a Seleção Brasileira voltou a conquistar o título após vencer todos os jogos da fase final sem perder nenhum set.

Líbero (voleibol)

Líbero é uma posição do voleibol introduzida em 1998 pela FIVB. Trata-se de um termo invariável em todos os outros idiomas e suas características de atuação são jogar somente no fundo da quadra (posições 1, 5 e 6) no lugar de um dos jogadores de fundo, e é especializado nos fundamentos de recepção e defesa: as limitações de seu jogo o impedem de desenvolver todos os outros fundamentos, exceto levantamento em suspensão. Portanto:

Não pode sacar;

Não pode concluir uma ação de ataque (de nenhuma parte da quadra) se a bola estiver acima do bordo superior da rede (ou de seu prolongamento horizontal);

Se o líbero efetuar um levantamento invadindo a zona de ataque (à frente da linha dos três metros) um outro jogador não pode concluir uma ação de ataque golpeando a bola completamente acima do bordo superior da rede (esta limitação deriva da exigência de excluir o líbero do uso muito frequente do levantamento, que se efetua na zona de ataque como penúltimo toque da equipe).As substituições do líbero são ilimitadas e devem ser efetuadas antes do apito para o serviço, sem solicitar autorização ao árbitro. A permanência do jogador líbero está sujeita à rotação do titular de quem ele toma o seu lugar, tendo que, necessariamente, colocá-lo quando ele volta à primeira linha (posição 4). Normalmente, no voleibol moderno, o líbero entra no lugar do central do fundo e permanece na quadra até que, no rodízio, o outro central vá para o fundo (e, hipoteticamente, o líbero iria para a zona de ataque), dando lugar para aquele central que havia sido substituído; o líbero volta no rali seguinte, novamente no lugar do central do fundo.

Quando o levantador se encontra defendendo uma bola de um oponente ou estiver em apuros porque está longe ou no chão, geralmente intervém livre para driblar (atrás da linha de 3 metros, ou fora da zona de ataque) para que tenha ainda quatro jogadores disponíveis para o ataque.

Sérvia nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008

A Sérvia participou dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008, em Pequim, na China. O país estreou nos Jogos em 1912 e esta foi sua 2ª apresentação. Atletas sérvios também integraram as delegações da Iugoslávia (entre 1920 e 1988 e entre 1996 e 2002), Atletas Olímpicos Independentes (1992) e da Sérvia e Montenegro (em 2004 e 2006).

Noutras línguas

This page is based on a Wikipedia article written by authors (here).
Text is available under the CC BY-SA 3.0 license; additional terms may apply.
Images, videos and audio are available under their respective licenses.