Rosa Branca

Rosa Branca (em alemão: Weiße Rose) foi um movimento antinazista da resistência alemã, não-violento, de inspiração católica surgido na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Os seus membros mais notórios foram Sophie Scholl, Hans Scholl, Alexander Schmorell, Willi Graf, Christoph Probst e o Prof. Kurt Huber. Todos eles foram guilhotinados pela Gestapo em 1943 depois de Sophie ser presa com panfletos antinazistas. Seus panfletos tinham trechos do apocalipse e frases antinazistas e eram deixados nas caixas de correio. Em julho de 1943, milhões de cópias do último panfleto da resistência, contrabandeado para o Reino Unido, foram lançadas sobre a Alemanha pelos aviões dos Aliados. Os membros da Rosa Branca, especialmente Sophie, tornaram-se ícones na Alemanha do pós-guerra.[1]

Scholl-Denkmal, München
Monumento em homenagem ao movimento "Rosa Branca", em frente à Universidade Ludwig Maximilian em Munique.

Bibliografia

  • Rainer Uphoff: "Sophie Scholl frente al Totalitarismo" (em espanhol). Madrid: Ediciones Voz de los Sin Voz, 2010. Dep. Legal M-19743-2010
  • Inge Scholl: A Rosa Branca. Organização de Juliana P. Perez e Tinka Reichmann. Posfácio de Rainer Hudemann. São Paulo: Editora 34. 2014 (2a. edição

Ligações externas

  1. A Rosa Branca e sua resistência ao nazismo (1942-1943)
Brasil nos Jogos Olímpicos de Verão de 1964

O Brasil competiu nos Jogos Olímpicos de Verão de 1964 em Tóquio, no Japão. A delegação levou 68 atletas, sendo apenas 1 mulher. Disputou 10 esportes: atletismo, basquete, boxe, futebol, hipismo, judô, esportes aquáticos - natação e pólo aquático -, pentatlo moderno, vela e vôlei.

Pela terceira vez, a seleção de basquete masculino ganhou uma medalha, o terceiro bronze. O Brasil jogou nove vezes, ganhando seis e perdendo três. A equipe mesclava veteranos que conquistaram o bronze quatro anos antes e jovens talentos. O Brasil disputou as Olimpíadas com Amaury Antônio Passos, Wlamir Marques, Ubiratan Pereira Maciel, Carlos Domingos Massoni (o Mosquito), Friedrich Wilhelm Braun, Carmo de Souza (o Rosa Branca), Jathyr Eduardo Schall, Edson Bispo dos Santos, Antônio Salvador Sucar, Victor Mirschawka, Sérgio de Toledo Machado e José Edvar Simões.

Estrearam nestes Jogos o vôlei e o judô como esportes olímpicos. A equipe masculina de vôlei, que acabou na sétima colocação, jogou com João Cláudio França, José M. Schwartz da Costa, Hamilton Leão de Oliveira, Newton Emanuel de Victor, Carlos E. Albano Feitosa, Marco Antonio Volpi, Carlos Arthur Nuzman (futuro presidente do Comitê Olímpico Brasileiro), Josias de Oliveira Ramalho, Décio Viotti de Azevedo e Victor M. Barcelos Borges.

A única mulher no atletismo e em toda a delegação brasileira, Aída dos Santos, mesmo sem um treinador, conseguiu a classificação para a segunda etapa no salto em altura e terminou a disputa na quarta colocação. Aída foi orientada pelo saltador peruano Roberto Abugatas antes da prova, o que ajudou em seu desempenho.

No hipismo, Nelson Pessoa Filho, pai de Rodrigo Pessoa, um dos grandes nomes brasileiros nessa modalidade, classificou-se em quinto lugar.

Cachoeirinha (distrito de São Paulo)

Cachoeirinha é um distrito localizado na zona oeste do município de São Paulo. Também é conhecido como Vila Nova Cachoeirinha (nome de um bairro do distrito), nome que foi posteriormente abreviado no uso popular.

O distrito é dividido em 24 bairros, são eles: Vila Nova Cachoeirinha; Vila Cachoeirinha; Vila P Rosa Branca; Vila dos Andrades; Vila Celeste; Vila Paulo Raveli; Vila Roque; Vila Rita; Jardim Nossa Sra. da Consolata; Jardim Imirim; Vila Amélia; Sítio Casa Verde; CPO. da Água Branca; Jardim Centenário; Vila Angélica; Vila Dionísia; Vila Continental; Vila Amália; Vila Bela Vista: Jardim Ceci; Jardim Santa Cruz; Jardim Peri; Jardim Peri Novo; Jardim Antártica;

A Serra da Cantareira ocupa todo extremo norte do distrito.

Casa de Iorque

A Casa de Iorque ou Casa de York (em inglês: House of York) foi uma dinastia de reis ingleses do século XV e uma das facções beligerantes da Guerra das rosas contra a Dinastia de Lencastre. O seu nome deriva do facto dos seus membros descenderem de Ricardo, Duque de Iorque e o seu símbolo era uma rosa branca.

No fim da Guerra das Rosas, Isabel de Iorque casou-se com o rei Henrique VII de Inglaterra, um lancastriano, e os seus descendentes reinaram e formaram a Casa de Tudor.

Guerra das Rosas

A Guerra das Rosas ou Guerra das Duas Rosas foi uma série de lutas dinásticas pelo trono da Inglaterra, ocorridas ao longo de trinta anos (entre 1455 e 1485) de forma intermitente, durante os reinados de Henrique VI, Eduardo IV e Ricardo III. Em campos opostos encontravam-se as casas de Iorque (ou York) e de Lencastre (ou Lancaster), ambas originárias da dinastia Plantageneta e descendentes de Eduardo III, rei da Inglaterra entre 1327 e 1377.A Guerra das Rosas foi resultado dos problemas sociais e financeiros decorrentes da Guerra dos Cem Anos, combinados com o reinado considerado fraco de Henrique VI, que perdeu muitas das terras francesas conquistadas por seu pai, o rei Henrique V de Inglaterra, e foi severamente questionado pela nobreza. Seu final ocorreu quando um candidato Lencastre relativamente remoto, Henrique Tudor, derrotou o último rei de Iorque, Ricardo III, e assumiu o trono, casando-se com Isabel de Iorque, filha de Eduardo IV, e sobrinha de Ricardo III, para unir as duas casas. O nome do conflito deve-se aos símbolos das duas facções - a rosa branca da casa de Iorque e a vermelha da de Lencastre, embora a última tenha sido adotada apenas mais tarde. Essa denominação passou a ser usada anos depois da guerra, por historiadores.

Hans Scholl

Hans Fritz School (22 de setembro de 1918 - 22 de fevereiro de 1943) foi um dos fundadores e membros fundamentais do movimento de resistência alemã a Rosa White.

Ingleses

Os ingleses são uma nação e grupo étnico celta-germânico da Europa setentrional. São geralmente associados à Inglaterra e à língua inglesa. A maioria dos ingleses vive na Inglaterra, maior subdivisão do Reino Unido.

Jacobitismo

Nota: Este artigo não é sobre a Igreja Ortodoxa Jacobita ou sobre o jacobinismo

O jacobitismo foi um movimento político dos séculos XVII e XVIII na Grã-Bretanha e Irlanda que tinha por objectivo a restauração do reinado da Casa de Stuart na Inglaterra e Escócia (e depois de 1707, ano em que o Reino da Escócia e o Reino da Inglaterra num Tratado de União se uniram criando a Grã-Bretanha). Ou seja, marcou um momento de transição entre os governos absolutistas ou tradicionalistas dos Stuarts para os governos parlamentares ou liberais da Casa de Hanôver.

Este tem igualmente um pendor católico e antiprotestante dos primeiros, daqueles que queriam a abertura para a prática da sua religião.

A sua designação advém de Jaime II da Inglaterra (e Jaime VII da Escócia) de quem eram adeptos, cujo nome em latim era Iacobus Rex, numa altura em que era a única língua usada pelos sacerdotes durante as celebrações e aquela que do uso corrente da diplomacia. Este movimento acabaria por ser derrotado, sobretudo em dois grandes momentos e batalhas em 1715 e 1748 respectivamente.

O jacobitismo foi a resposta à deposição do referido rei James em 1688, ano da Revolução Gloriosa, em que ele foi substituído pela sua filha protestante Maria II de Inglaterra juntamente com o seu marido Guilherme de Orange, por parte das forças que o apoiavam. Os Stuarts passaram a viver no continente europeu depois disso, tentando ocasionalmente recuperar o trono britânico com a ajuda da França e Espanha (e das forças católicas existentes em certas zonas como a Irlanda e as Highlands escocesas).

Os realistas (royalists) apoiavam o jacobitismo porque eles acreditavam que o parlamento não tinha autoridade para interferir com a sucessão real e muitos católicos viam-no como o alívio da opressão protestante. Muitas pessoas envolveram-se nas campanhas militares por vários motivos também. Na Escócia, a causa jacobita tornou-se envolvida na agonia do sistema dos clãs guerreiros das Highlands, e tornou-se uma memória revivalista romântica.

O emblema dos jacobitas é a rosa branca, a White Rose of York; o Dia da Rosa Branca é celebrado a 10 de junho, o aniversário de Jaime Francisco Eduardo Stuart, conhecido como "The old pretender" que caso tivesse tido êxito teria sido o rei Jaime III de Inglaterra (VIII da Escócia), nascido em 1688.

Ordem do Leão da Finlândia

A Ordem do Leão da Finlândia (em finlandês: Suomen Leijonan ritarikunta ; em sueco) é uma das três ordens oficiais da Finlândia, juntamente com a Ordem da Cruz da Liberdade e a Ordem da Rosa Branca. O presidente da Finlândia é o Grão-Mestre das três ordens. As ordens são administradas por conselhos compostos por um grão-cancelário, um vice-cancelário e, pelo menos, quatro membros. As ordens da Rosa Branca e do Leão da Finlândia possuem um conselho conjunto.

Fundada a 11 de setembro de 1942, a Ordem do Leão da Finlândia foi introduzida num esforço para preservar o prestígio da Ordem da Rosa Branca da Finlândia, que poderia ter seu valor reduzido, caso fosse entregue com frequência, e para facilitar a concessão de honrarias para os vários tipos do mérito. O Leão da Finlândia é concedido por mérito civil e militar. A cor da fita de todos os graus da insígnia é vermelho escuro.

O presidente da Finlândia traz consigo a Estrela da Ordem do Leão da Finlândia.

Rosa-branca

Rosa-branca é o nome vulgar das seguintes espécies de plantas:

Hibiscus mutabilis ou rosa-louca

Guarea guidonia ou carrapeta-verdadeira

Rosa Branca (basquetebolista)

Carmo de Souza (Araraquara, 16 de julho de 1940 — São Paulo, 22 de dezembro de 2008) foi um jogador de basquete brasileiro, mais conhecido como Rosa Branca, era formado em Educação Física na cidade de São Carlos, na antiga "Escola Superior de Educação Física de São Carlos", hoje curso vinculado a UFSCar. Ele era diretor da Federação Paulista de Basketball e estava aposentado pelo SESC, onde trabalhou entre1975 a 2003, como técnico da programação esportiva. Morreu aos 68 anos em decorrência da complicação de uma pneumonia.

Ele foi jogador da seleção brasileira, defendendo suas cores por 12 anos e atuando em todas as posições: pivô, ala e armador.

Conquistou o bicampeonato mundial pelo Brasil, no Chile em 1959, e no Brasil, em 1963, além de duas medalhas de bronze nos Jogos Olímpicos de Roma (1960) e em Tóquio (1964). Foi também tetracampeão sul-americano e medalha de prata e bronze nos jogos pan-americanos.

Sua carreira começou no "Nosso Clube de Cestobol" de Araraquara, mas só passou a alcançar exito jogando magnificamente pelo São Carlos Clube onde foi "Campeão Paulista do Interior" e "Vice-campeão Paulista" em 1956, onde jogou até 1958.

Em 29 de outubro de 1958, transferiu-se para o Palmeiras, onde continuou com grandes exibições e conquistas, posteriormente passou pelo Juventus, e encerrou a carreira jogando pelo Corinthians, em 1971.Rosa Branca é respeitado em São Carlos até os dias de hoje, pelos feitos de sua carreira junto ao São Carlos Clube que o projetou, é considerado e reconhecido como cidadão são-carlense.

Rosa Branca (desambiguação)

Rosa Branca - um movimento

Rosa-branca - uma planta

Rosa Branca - um jogador brasileiro de basquete

Rosa Branca - um álbum musical

Rosa branca de Iorque

A Rosa Branca de York (Rosa alba) em inglês: White Rose of York, é um símbolo da Casa de Iorque e tem sido adotada como símbolo de Yorkshire.

Seleção Brasileira de Basquetebol Masculino

A Seleção Brasileira de Basquetebol Masculino é a representante do Brasil em torneios de basquetebol da FIBA. Foi convocada pela primeira vez em 1922[1], quando, por ocasião das comemorações do Centenário da Independência do Brasil, foram realizados os Jogos Olímpicos Latino-Americanos. Nesta competição, enfrentando as equipes da Argentina e do Uruguai, sagrou-se campeão

A Federação Brasileira de Basketball, órgão que antecedeu à atual Confederação Brasileira de Basketball, entretanto, só viria a ser fundada em 25 de Dezembro de 1933.

Historicamente, o Brasil é uma das seleções mais fortes de basquete do mundo e a mais forte da América Latina (rivalizando com a Argentina), e com vários jogadores famosos presentes no Hall da Fama, como Oscar Schmidt, mas desde o final da década de 1990, a seleção passa por um período de decadência, eventualmente perdendo torneios e não conseguindo se classificar para algumas das competições mais importantes do mundo.

Selo de Lutero

O Selo de Lutero (também conhecido como Rosa de Lutero ou Brasão de Lutero) é o símbolo mais conhecido do Luteranismo.

A Rosa de Lutero é uma representação do mundo e um testemunho e resumo gráfico da fé luterana. Seu significado representa um caminho ao coração de Deus: No centro do selo encontra-se a cruz negra, lembrando a prisão, julgamento, condenação e crucificação de Jesus Cristo.

Esta cruz negra é envolvida pelo coração vermelho, que segundo a fé luterana lembra o amor de Deus por sua criação, sua misericórdia e seu envolvimento com a salvação da humanidade. O vermelho simboliza o sangue, paixão, um doar-se total ao objeto do amor. A cruz negra e o coração vermelho estão envoltos por uma rosa branca. A flor símbolo dos amantes suscita aos crentes a lembrança do amor de Deus, que envolveria a humanidade em sua paz (por isto a cor branca).

A rosa branca, por sua vez, está rodeada por um campo azul, lembrando o céu, o Reino de Deus, reino para o qual Cristo apontou em sua vida e pregação. Os evangelhos lembram que, a partir de sua ressurreição, Deus criou novas todas as coisas. Assim, a paz do cristão é o envolvimento com o Reino de Deus, com o projeto de vida de Deus ao mundo. Este campo azul é delimitado pela aliança de ouro, lembrando ao crente que Deus fez uma aliança com a humanidade através da morte e ressurreição de seu filho Jesus, morte e ressurreição da qual todo o crente hoje participa através do batismo e da Santa Ceia, ação de graças, através dos quais os fiéis têm a promessa de que o próprio Jesus está entre eles.

Sophie Scholl

Sophia Magdalena Scholl (Forchtenberg, 9 de maio de 1921 – Munique, 22 de fevereiro de 1943) era membro da Rosa Branca, movimento da resistência alemã antinazista. Foi condenada por traição e executada na guilhotina. É conhecida como uma das poucas alemãs que se opuseram ativamente ao Terceiro Reich durante a Segunda Guerra Mundial e é também vista como um mártir.

Sousa

Sousa é um sobrenome muito frequente nos países de língua portuguesa. Sua origem é toponímica. São comuns as formas Souza (grafia arcaica) e Sosa (em castelhano).

Na Wikipédia Sousa pode referir-se a:

Sousa - sobrenome comum nos países de língua portuguesa

Taça Brasil de Basquete Masculino de 1965

A Taça Brasil de Basquete Masculino de 1965, foi a primeira competição nacional de clubes de basquete criada para indicar o representante brasileiro no Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões.

Inicialmente, estava previsto um triangular a ser realizado em São Paulo entre 22 e 24 de novembro, com a participação de três equipes: Corinthians, Internacional e Vasco da Gama. Por motivos desconhecidos, a equipe do Rio Grande do Sul desistiu da disputa, obrigando a CBB a alterar a tabela para um sistema de "melhor de três" entre o campeão carioca de basquete Vasco da Gama e o campeão paulista de basquete Corinthians, com os mandos definidos através de sorteio.

The White Rose

The White Rose (A Rosa Branca BRA ) é um filme mudo norte-americano de 1923, do gênero drama e romance. O filme foi escrito, produzido e dirigido por D. W. Griffith, estrelado por Mae Marsh, Ivor Novello, Carol Dempster, e Neil Hamilton.

Yorkshire

Yorkshire é o maior condado histórico da Inglaterra, cobrindo aproximadamente 15 000 km², com uma população de 5 milhões de habitantes.

É limitado ao norte pelos condados de Durham (ao longo do rio Tees) e Westmorland, a oeste por Lancashire (ao longo da cadeia de montanhas conhecidas como Pennines) e Cheshire, ao sul por Derbyshire, Nottinghamshire e Lincolnshire (ao longo do estuário Humber), e a leste pelo Mar do Norte.

Yorkshire é tradicionalmente subdividido em West Yorkshire, North Yorkshire e East Riding of Yorkshire (em inglês, respectivamente: North Riding, West Riding e East Riding. Riding é palavra originária do norueguês antigo þriðing, que significa "terça parte"). A sede do condado, a cidade de York, não não faz parte de nenhum dos Ridings.

Atualmente, grande parte de Yorkshire, junto com uma pequena parte de Lincolnshire formam a região inglesa de Yorkshire and the Humber, e é também subdividida em diversos condados administrativos.

O símbolo do condado é a rosa branca da Casa de York. Existe o "Dia de Yorkshire" comemorado a 1 de Agosto.

Noutras línguas

This page is based on a Wikipedia article written by authors (here).
Text is available under the CC BY-SA 3.0 license; additional terms may apply.
Images, videos and audio are available under their respective licenses.