Ricardo Simon

Ricardo Simon ou Richard Simon, (Dieppe, 13 de maio de 163811 de abril de 1712, foi um exegeta, filósofo, historiador e crítico francês. É considerado o iniciador da crítica bíblica em língua francesa.[1].

Title page of the" Histoire critique du vieux testament" by Richard Simon
História crítica do velho testamento de Simon, 1685 , Casa Reinier Leers

Biografia

Um jovem erudito

Ricardo Simon recebeu a sua primeira educação no colégio da Congregação do Oratório de Dieppe. A generosidade de um amigo lhe permitiu estudar teologia em Paris onde irá se interessar pela língua hebraica e outras línguas orientais. Ao sair do colégio, como era habitual, foi enviado a aprender filosofia no Colégio Oratoriano de Juilly.

Obras

Notas

  1. Dictionnaire des religions sous la direction de Paul Poupard - PUF 1984

Bibliografia

Fontes antigas

Fontes contemporâneas

  • Fleyfel, A, "Richard Simon, critique de la sacralité biblique", RHPR 2008/4, p. 469-492, lire en ligne : [1]
  • Thiollet, J-P.. Je m'appelle Byblos ("Richard Simon", p. 244–247), Paris, 2005 ;
  • Auvray P., Richard Simon (1638-1712). Étude bio-bibliographique avec des textes inédits, Paris, 1974 ;
  • Le Brun J., Sens et portée du retour aux origines dans l'œuvre de Richard Simon, dans XVII×10{{{1}}} siècle, 131, 1981, p.185-198.
  • Steinmann J., Richard Simon et les origines de la critique biblique, s.l., 1960 ;

Ver também

Contrarreforma

A Contrarreforma (AO 1945: Contra-Reforma), ou Reforma Católica, é o nome dado ao movimento que foi criado pela Igreja Católica a partir de 1545, e que, segundo alguns autores, teria sido uma resposta à Reforma Protestante (de 1517) iniciada por Martinho Lutero.Em 1545, a Igreja Católica Romana convocou o Concílio de Trento (na cidade italiana de Trento) estabelecendo entre outras medidas, a retomada do Tribunal do Santo Ofício , a criação do Index Librorum Prohibitorum, com uma relação de livros proibidos pela Igreja e o incentivo à catequese dos povos do Novo Mundo, com a criação de novas ordens religiosas, dentre elas a Companhia de Jesus.

Outras medidas incluíram a reafirmação da autoridade papal, a manutenção do celibato eclesiástico, a reforma das ordens religiosas, a edição do catecismo tridentino, reformas e instituições de seminários e universidades, a supressão de abusos envolvendo indulgências e a adoção da Vulgata como tradução oficial da Bíblia.

Copa de Seleções Estaduais Sub-20 de 2015

A Copa de Seleções Estaduais Sub-20 de 2015, oficialmente chamada Copa Placar de Seleções Estaduais Sub-20 de 2015 por motivos de patrocínios, foi a primeira edição desse torneio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol. A competição foi uma iniciativa da revista Placar com apoio da TV Brasil de retomar o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais.O torneio foi realizado entre os dias 12 e 18 de dezembro nas cidades de Itu e São José dos Campos. A Seleção Paulista derrotou a Seleção Carioca pelo placar mínimo e conquistou o título.

Final da Copa do Brasil de Futebol de 2016

A final da Copa do Brasil de Futebol de 2016 foi a 28ª final dessa competição brasileira de futebol organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Foi decidida por Grêmio e Atlético Mineiro em duas partidas.

O primeiro duelo ocorreu em 23 de novembro no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Já o segundo confronto, que seria realizado no dia 30 de novembro, foi remarcado para 7 de dezembro, vide o acidente ocorrido com o time da Chapecoense no dia 29 de novembro. Ainda sim, foi na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

Final da Copa do Brasil de Futebol de 2017

A Final da Copa do Brasil de Futebol de 2017 foi a 29ª final dessa competição brasileira de futebol organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Pela terceira vez o torneio foi decidido sem a regra do gol qualificado fora de casa, já que, desde 2015, a CBF adota que a regra do gol fora de casa não valha para a final deste certame.Foi decidida por Flamengo e Cruzeiro em duas partidas. Como estes dois clubes já decidiram a Copa do Brasil em 2003, pela terceira vez uma final desta competição terá um duelo repetido. Corinthians x Grêmio (1995 e 2001) e Cruzeiro x Palmeiras (1996 e 1998) foram os outros confrontos que ocorreram mais de uma vez em decisões da Copa do Brasil, sendo que, nestas 2 vezes, quem ganhou o confronto da primeira vez, o perdeu na segunda. Será também a 7a vez que, tanto Flamengo quanto o Cruzeiro, disputarão a final deste certame.Conforme estabelecido no regulamento, um sorteio, realizado na sede da CBF no dia 24 de agosto, definiria as ordens de mandos de campo. Desta forma, ficou-se decidido que o primeiro duelo ocorresse em 7 de setembro no Rio de Janeiro. Já o segundo confronto, foi realizado em 27 de setembro no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.Os dois jogos terminaram empatados, o primeiro em 1 a 1 e o segundo em 0 a 0. Como a regra do número de gols marcados fora de casa não vale para a fase final, o jogo foi para os pênaltis. Na disputa o Cruzeiro saiu vencedor por 5 a 3 e foi declarado campeão da Copa do Brasil de Futebol de 2017.

Rock Story

Rock Story é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida no horário das 19 horas de 9 de novembro de 2016 a 5 de junho de 2017, em 179 capítulos, substituindo Haja Coração e sendo substituída por Pega Pega. É a 89ª "novela das sete" exibida pela emissora. Escrita por Maria Helena Nascimento, com supervisão de texto de Ricardo Linhares, é escrita com a colaboração de Ângela Chaves (substituída por Eliane Garcia), Cláudio Lisboa, Chico Soares e Daisy Chaves, com direção de Cristiano Marques, Noa Bressane e Pedro Peregrino, sob direção geral de Maria de Médicis e Dennis Carvalho.Contou com as participações de Vladimir Brichta, Nathalia Dill, Alinne Moraes, Rafael Vitti, João de Castro, Viviane Araújo, Nicolas Prattes e Caio Paduan.

Noutras línguas

This page is based on a Wikipedia article written by authors (here).
Text is available under the CC BY-SA 3.0 license; additional terms may apply.
Images, videos and audio are available under their respective licenses.