Produtor executivo

Produtor-executivo, na definição original do termo, é o produtor que não esteve envolvido em qualquer aspecto técnico da obra artística, mas que ainda assim foi responsável pela produção geral.[1] Atualmente, no entanto, o termo tem um significado mais ambíguo,[2] especialmente no cinema.

Referências

  1. "Executive producer" - definição no glossário do Internet Movie Database
  2. What is the point of executive producers? BBC News. Página acessada em 1-3-2012

Ver também

Adam Sandler

Adam Richard Sandler (Brooklyn, Nova York, 9 de setembro de 1966) é um ator, comediante, produtor, roteirista, dublador e músico norte-americano de origem judaica, nascido no Brooklyn, Nova York. Sandler graduou-se em 1988, pela Universidade de Nova York, e ganhou fama ao atuar no programa de comédia Saturday Night Live da rede NBC. Sandler tem uma empresa de produção cinematográfica, a Happy Madison.

Seus papéis no cinema incluem Billy Madison (1995), as comédias esportivas Happy Gilmore (1996) e The Waterboy (1998); a comédia romântica The Wedding Singer (1998), Big Daddy (1999), Mr. Deeds (2002), Bedtime Stories (2008), Grown Ups (2010), Grown Ups 2 (2013) e dublando Conde Drácula na franquia Hotel Transylvania (2012-2018). No Brasil, Sandler é dublado na maioria dos filmes por Alexandre Moreno, seu dublador oficial.

Alguns de seus filmes, como o amplamente criticado Jack e Jill, foram duramente criticados, culminando em um segundo lugar compartilhado no número de indicações ao Raspberry Awards (3) e Raspberry Award (11), em ambos os casos perdendo apenas para Sylvester Stallone.

Alex Kurtzman

Alex Kurtzman (7 de Setembro de 1973) é um roteirista, produtor de cinema e produtor de televisão americano.

Kurtzman nasceu e foi criado em Los Angeles, onde conheceu seu amigo e colaborador Roberto Orci. Ele cursou a Universidade Wesleyan.

Damon Wayans

Damon Kyle Wayans (Nova Iorque, 4 de setembro de 1960) é um ator, roteirista, diretor e comediante americano, conhecido mundialmente por interpretar Michael Richard Kyle, na série My Wife and Kids, transmitida pela ABC.

Dean Zanuck

Dean Zanuck (Los Angeles, 11 de agosto de 1972) é um executivo e produtor cinematográfico estadunidense. Ele é filho Richard D. Zanuck (1934–2012), e neto de Darryl F. Zanuck fundador da 20th Century Fox.

Filmografia de Snoop Dogg

Esta é a filmografia de Snoop Dogg.

Herbert Brodkin

Herbert Brodkin (9 de novembro de 1912 - 29 de outubro de 1990) foi um produtor e diretor estadunidense de cinema e televisão.

J. J. Abrams

Jeffrey Jacob Abrams (Nova Iorque, 27 de junho de 1966) é um escritor, diretor e produtor de cinema e televisão dos Estados Unidos. Escreveu e produziu vários filmes antes de co-criar a série de televisão Felicity. Ele também criou as série Alias, Lost, Fringe, Undercovers e Alcatraz e dirigiu os filmes Mission: Impossible III, Star Trek, Super 8, Star Trek Into Darkness e Star Wars: The Force Awakens.

John Lasseter

John Alan Lasseter (Los Angeles, 12 de janeiro de 1957) é um diretor e produtor americano. Ele é mais conhecido por ser o diretor de criação da Pixar, Walt Disney Animation Studios e DisneyToon Studios. E é também o principal consultor criativo da Walt Disney Imagineering.Lasseter começou sua carreira como animador para a Walt Disney Animation Studios. Depois de ser demitido da Disney por promover a animação computadorizada, ele ingressou na Lucasfilm, onde trabalhou na então inovadora animação digital. O grupo de gráficos da divisão de computador da Lucasfilm foi vendida para Steve Jobs e transformou-se na Pixar em 1986. Lasseter supervisionou todos os filmes da Pixar e projetos associados como produtor executivo. Além disso, dirigiu Toy Story (1995), A Bug's Life (1998), Toy Story 2 (1999), Cars (2006) e Cars 2 (2011). Ele está atualmente dirigindo Toy Story 4, programado para ser lançado em 2019. Desde 2006, Lasseter também supervisiona todos os filmes da Walt Disney Animation Studios (e DisneyToon Studios) e projetos associados como produtor executivo.

Ele ganhou dois Oscar, por melhor curta-metragem de animação (por Tin Toy), além de um Prêmio de Realização Especial (por Toy Story).

John Wells

John Marcum Wells (Alexandria, Virgínia, 28 de maio de 1956) é um escritor e produtor de filmes, séries de televisão e teatro estadunidense. É mais conhecido por ser o produtor executivo de várias séries de sucesso, como ER, The West Wing e Third Watch.

Keiji Inafune

Keiji Inafune (稲船 敬二, Inafune Keiji?, nascido em 8 de maio 1965) é um designer de jogos e ilustrador japonês. Ele era o ex-chefe de Pesquisa & Desenvolvimento de Negócios Online na CAPCOM, mais conhecido por ser o ilustrador e co-designer do personagem Mega Man (Rockman no Japão). Ele também foi produtor das séries de jogos eletrônicos Onimusha e Dead Rising. Nos créditos da maior parte dos jogos ele usa o nome "INAFKING". Atualmente ele tem sua própria companhia, Comcept USA, responsável Mighty No. 9 e outros projetos.

Kevin Feige

Kevin Feige (Boston, 2 de junho de 1973) é um produtor cinematográfico americano e presidente da Marvel Studios. Os filmes que ele produziu tem uma bilheteria mundial de 14 bilhões de dólares brutos.

Kevin Williamson

Kevin Meade Williamson (New Bern, 14 de março de 1965) é um roteirista americano, mais conhecido pelos filmes de horror Scream e I Know What You Did Last Summer, e também pelas séries populares norte-americanas Dawson's Creek e The Vampire Diaries (juntamente com Julie Plec).

Lorne Michaels

Lorne David Lipowitz, CM (Toronto, 17 de novembro de 1944) é um escritor, humorista e produtor de televisão canadense, vencedor de múltiplos Emmys, foi o criador e produtor do lendário programa de comédia Saturday Night Live, um dos mais duradouros programas de entretenimento da história da televisão norte-americana.

Em 2007 a revista TIME considerou o SNL o número 1 na lista dos "100 maiores realitys shows de todos os tempos".

Produtor

Produtor ou Produtores pode referir-se a:

Produtor agrícola

Produtor aparente

Produtor cinematográfico

Produtor cultural

Produtor de eventos

Produtor de reportagens

Produtor de televisão

Produtor executivo

Produtor musical

Produtor cinematográfico

Produtor cinematográfico é o profissional de cinema que atua na área empresarial. É o captador de recursos para um projeto por ele elaborado ou a empresa que o contratou. Ele está envolvido no projeto desde a concepção até a sua finalização. É ele quem inicia, coordena, supervisiona e controla assuntos como a arrecadação de fundos e contratação de mão de obra. É basicamente a parte concreta em que se apoia a criação cinematográfica.

Existem diferentes maneiras de um produtor se envolver em determinado projeto. Na maioria dos casos o produtor executivo é o proprietário da empresa produtora que recebe a proposta de coprodução de um diretor que dispõe de um roteiro original. Ou ainda, compra os direitos de adaptação de uma obra literária e investe nos trabalhos de um adaptador (roteirista) e elabora a montagem do projeto.

Robert Kirkman

Robert Kirkman (Richmond, 30 de novembro de 1978) é um escritor de história em quadrinhos americano, conhecido por seus trabalhos para os quadrinhos The Walking Dead e Invencível, ambos para a Skybound e a Image Comics, da qual é um dos cinco sócios, sendo o único entre eles que não é co-fundador da empresa.Ele também colaborou com o co-fundador da Image Comics Todd McFarlane na série Haunt.Robert Kirkman é criador e produtor executivo da série The Walking Dead, também sendo responsável pela criação de Fear the Walking Dead, ambas da emissora AMC, cujas histórias se passam em um surto apocalíptico.

Roberto Orci

Roberto Gaston Orci (20 de Julho de 1973) é um roteirista, produtor de cinema e produtor de televisão americano nascido no México.

Ryan Murphy

Ryan Murphy (Indianápolis, 30 de novembro de 1965) é um escritor, jornalista e produtor de cinema e televisão americano.

Vencedor de 5 prêmios Globo de Ouro e 7 Emmy é mais conhecido por criar e escrever as séries Nip/Tuck (com Dylan Walsh e Julian McMahon) e a comédia-drama musical Glee. É também conhecido pela série Popular. Suas mais recentes séries são 9-1-1 e Pose. É também o realizador de Eat Pray Love. Ryan é abertamente gay, o que é um dos assuntos mais comuns em suas séries.

Em 13 de fevereiro de 2018, foi anunciado que Ryan assinou um contrato milionário de 5 anos com a Netflix para produzir conteúdos originais para seu catálogo.

Shinji Mikami

Shinji Mikami (三上真司 Mikami Shinji, 11 de agosto de 1965) é um famoso designer de jogos e o criador do jogo mundialmente famoso Resident Evil.

Noutras línguas

This page is based on a Wikipedia article written by authors (here).
Text is available under the CC BY-SA 3.0 license; additional terms may apply.
Images, videos and audio are available under their respective licenses.