Poio

Poio (em castelhano; Poyo) é um município da Espanha na província de Pontevedra, comunidade autónoma da Galiza, de área 34,16 km² com população de 15 456 habitantes (2007) e densidade populacional de 428,89 hab/km².[1]

Limita ao leste com o município de Pontevedra (limite natural marcado pelo rio Lérez), pelo oeste com os municípios de Meaño, Meis e Sanxenxo, pelo norte com o município de Meis e pelo sul com a ria de Pontevedra.

Espanha Poio

Poyo

 
  Município  
Combarro
Combarro
Brasão de armas de Poio

Brasão de armas
Poio está localizado em: Espanha

Poio
Localização de Poio na Espanha
Coordenadas 42° 26' N 8° 42' O
Comunidade autónoma Galiza
Província Pontevedra
- Alcaide Luciano Sobral Fernández (BNG)
Área
- Total 34,16 km²
População (2007)
 - Total 15 456
    • Densidade 452,5 hab./km²
Gentílico Poiense
Código postal 36994
Website www.concellodepoio.es
Situacion Poio
Localização de Poio

Demografia

Variação demográfica do município entre 1991 e 2004
1991 1996 2001 2004
13 035 13 683 14 271 14 651

Referências

  1. «Censo 2011». Instituto Nacional de Estatística (Espanha). Arquivado do original em 15 de fevereiro de 2012
Alexandre Bóveda

Alexandre Bóveda Iglesias (Ourense, 7 de Junho de 1903 - Poio, 17 de Agosto de 1936) foi um dos intelectuais galeguistas mais relevantes da Segunda República Espanhola na Galiza, chegando a ser o motor do Partido Galeguista segundo palavras do próprio Castelao.

Barragem do Poio

A barragem do Poio localiza-se no concelho de Nisa, distrito de Portalegre, Portugal. Situa-se na ribeira de Nisa. A barragem foi projectada em 1926 e entrou em funcionamento em 1932.

Cambados

Cambados é um município da Espanha na província de Pontevedra, comunidade autónoma da Galiza. Tem 48,31 km² de área e em 2016 tinha 13 977 habitantes (densidade: 289,3 hab./km²).

Campo Lameiro

Campo Lameiro é um município da Espanha na província de Pontevedra, comunidade autónoma da Galiza, de área 63,82 km² com população de 1043 habitantes (2007) e densidade populacional de 34,13 hab./km².

Cangas

Cangas (não oficialmente Cangas do Morrazo) é um município da Espanha na província de Pontevedra, comunidade autónoma da Galiza, de área 38,1 km² com população de 24.643 habitantes (2007) e densidade populacional de 640,24 hab/km².

Castro do Poio

O Castro de Poio fica em termo da freguesia de Covas do Barroso. Encontra-se localizado a uns 400m a jusante da ponte nova que atravessa o rio pela estrada de Covas ao Couto de Dornelas.

Catoira

Catoira é um município da Espanha na província de Pontevedra, comunidade autónoma da Galiza. Tem 29,1 km² de área e em 2016 tinha 3 376 habitantes (densidade: 116 hab./km²).

Estrada (Galiza)

A Estrada é um município da Espanha na província de Pontevedra, comunidade autónoma da Galiza. Tem 281 km² de área e em 2016 tinha 20 891 habitantes (densidade: 74,3 hab./km²).

Fajã dos Tijolos

A Fajã dos Tijolos é uma fajã, situada junto à Fajã da Caldeira de Santo Cristo, no caminho para a Fajã do Belo e para a Fajã dos Cubres, pertence ao concelho da Calheta, ilha de São Jorge.

Nesta pequena e curiosa fajã, sobranceira a uma escarpa de rocha basáltica, encontra-se uma gruta dotada de um lago interior. Esta gruta, denominada Furna do Poio, encontra-se nos limites desta fajã com a sobranceira Fajã da Caldeira de Santo Cristo.

Esta gruta subdivide-se em duas, tendo cada uma destas uma lagoa de água doce de mais de 2,5 m de profundidade, onde as águas sobem na maré baixa e descem na maré alta. A água, ao descer, deixa ver um areal vermelho nas margens de uma das lagoas. Este é um local único em toda a ilha de São Jorge.

Noutros tempos a Lagoa da Fajã de Santo Cristo chegava até à fajã dos Tijolos. Devido à ação das ondas sobre o calhau rolado na costa, a Lagoa ficou dividida em duas, tendo secado a parte que estava mais próxima da fajã dos Tijolos.

O poço de baixa-mar que aqui se encontra está a ficar com a água cada vez mais salgada, porque o mar tem vindo a aproximar-se deste local.

Antigamente pescava-se tanto no mar como no interior da lagoa, sendo os barcos varados no porto do calhau.

Forcarei

Forcarei é um município da Espanha na província de Pontevedra, comunidade autónoma da Galiza, de área 167,7 km² com população de 4505 habitantes (2006) e densidade populacional de 27,36 hab/km².

Furna do Poio

A Furna do Poio é uma gruta portuguesa localizada na Fajã da Caldeira de Santo Cristo, quase nos limites destas fajã com a Fajã dos Tijolos, Freguesia da Ribeira Seca, concelho da Calheta.

Esta gruta tem origem vulcânica em forma de tubo de lava, fica sob uma imensa falésia de rocha basáltica, Sobranceira a uma falésia de arriba costeira. No interior destas gruta existe uma pequena praia de areias finas e uma lagoa de água doce que no entanto possui uma comunicação com o mar, que lhe fica próximo, uma vez que oscila conforme está maré cheia ou maré vazia.

O tecto desta gruta é formado por gigantescos pingos de lava que solidificaram com o arrefecimento e se encontram cobertos na sua quase totalidade por um tipo de algas de cor branca que sob os flashes das maquinas fotográficas dão ao lugar uma aspecto surreal.

Este acidente geológico tem um comprimento de 35,6 m. por uma largura máxima de 5,9 m. e por uma altura também máxima de 6,2 m. devido às suas características e área envolvente encontra-se classificada como fazendo parte da Rede Natura 2000

Moaña

Moaña é um município da Espanha na província de Pontevedra, comunidade autónoma da Galiza. Tem 31,5 km² de área e em 2016 tinha 19 458 habitantes (densidade: 617,7 hab./km²).

Mosteiro de Santa Maria de Conxo

O Mosteiro de Santa Maria das Mercês de Conxo (em castelhano: Monasterio e Iglesia de Santa María del Conjo) é um mosteiro fundado no século XII em Santiago de Compostela, Galiza, Espanha, no que é atualmente o bairro de Conxo (ou Conjo).

Segundo a tradição, o mosteiro teria sido fundado por uma mulher de nome Rusuida como local de repouso para o seu marido, assassinado enquanto fazia o Caminho de Santiago. Contudo, dos registos históricos conclui-se que a fundação se deve ao bispo Diego Gelmires, cujo nome está ligado a várias obras importantes na cidade, nomeadamente a catedral, que ali estabeleceu uma comunidade de freiras. O edifício de estilo românico foi inaugurado em 1129, conforme atestado por uma inscrição. O claustro dessa época ainda tem duas das alas originais.A igreja atual foi construída no século XVII e é da autoria de González de Araújo, coautor da Igreja de São Martinho Pinário. O porta foi construída no século XVIII pelo arquiteto Clemente Fernández Sarela, autor de várias obras marcantes do chamado barroco compostelano, como a Casa do Cabido. No retábulo-mor barroco, entre várias imagens de grande valor, destaca-se o crucifixo muito realista de Gregorio Fernández (1576–1636).No século XV as freiras do convento foram transferidas para São Paio de Antealtares, sendo substituídas por frades mercedários, que ali permaneceram até ao século XIX, quando foram foram para Poio. Desde então, ali funciona o Sanatório Psiquiátrico Provincial.

Redinha

Redinha é uma freguesia portuguesa do concelho de Pombal e paróquia da Diocese de Coimbra, com 42,08 km² de área e 2 117 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 50,3 h/km².

Localiza-se na zona nordeste do município.

Ria de Pontevedra

A ria de Pontevedra é uma ria da Galiza, no noroeste de Espanha, situada na província homónima. Estende-se no sentido nordeste-sudoeste a partir da cidade de Pontevedra, a leste até às ilhas Ons, a oeste, já em pleno oceano Atlântico, separando a comarca de Salnés, a norte, da comarca do Morraço, a sul. Uma das suas principais caraterísticas é o elevado número de viveiros, principalmente de marisco e moluscos.

Rio Poio

÷O rio Poio é um rio de Portugal, afluente do Lourêdo e Tâmega.

No rio Poio se localizam a Cascata de Água Cai d`Alto e as pontes de origem romana de Cerva e Alvadia.

Samieira

Santa María de Samieira é uma freguesia do concelho de Poio, Galiza, Espanha. Segundo o padrón autárquico de 2013 tinha 1 057 habitantes (537 mulheres e 520 homens) distribuídos em 12 núcleos de população, o que supõe um descenso em relação ao ano 2000 quando tinha1 066 habitantes.

Soutomaior

Soutomaior é um município da Espanha na província de Pontevedra, comunidade autónoma da Galiza, de área 24,97 km² com população de 6305 habitantes (2007) e densidade populacional de 231,43 hab/km².

Vilagarcía de Arousa

Vilagarcía de Arousa (em castelhano; Villagarcía de Arosa) é um município da Espanha na província de Pontevedra, comunidade autónoma da Galiza, de área 44,59 km² com população de 35053 habitantes (2004) e densidade populacional de 786,12 hab/km².

Municípios

Noutras línguas

This page is based on a Wikipedia article written by authors (here).
Text is available under the CC BY-SA 3.0 license; additional terms may apply.
Images, videos and audio are available under their respective licenses.