Paraquedismo

O paraquedismo (pré-AO 1990: pára-quedismo) é praticado por desportistas (paraquedistas) que saltam de aeronaves, ou lugares fixos (BASE jumping), fazendo uso de um paraquedas (invólucro contendo uma vela dobrada desenhada a desdobrar-se aumentando sua superfície de contato com o ar) para diminuir sua velocidade de queda, sendo possível realizar saltos de grandes altitudes sem sofrer danos mortais.

Skydiving 4 way
Quatro pára-quedistas a fazer formações em queda livre, também uma forma de pára-quedismo.

História

Paratroopers jumping from Tupolev TB-3
Paraquedistas soviéticos saltando de um Tupolev TB-3 em 1930.
720th Special Tactics Group airmen jump 20071003
Paraquedistas militares americanos realizando um salto.

O paraquedismo não é um esporte criado há pouco tempo.

O sonho está registrado ainda na mitologia, que mostra Dédalo e seu filho Ícaro na busca de alçar vôo com asas de penas de pássaro ligadas por cera.

  • 1306 - Aparecem registros de acrobatas chineses que se atiravam de muralhas e torres empunhando um dispositivo semelhante a um grande guarda-chuva que amortecia a chegada ao solo.
  • 1495 - Leonardo da Vinci escreveria em notas: "Se um dia alguém dispuser de uma peça de pano impermeabilizado, tendo os poros bem tapados com massa de amido e que tenha dez braças de lado, pode atirar-se de qualquer altura, sem danos para si". Da Vinci é considerado também o precursor como projetista de um pára-quedas.
  • 1617 - O italiano Fausto Veranzio salta com um "paraquedas" da torre da catedral de Veneza, aterrando ileso diante dos espectadores.
  • 1783 - Sebastian Lenormand constrói e patenteia um paraquedas com o qual repetidamente executas as manobras.
  • 1785 - Jean Pierre Blanchard constrói e salta com um paraquedas feito de seda, sem a armação fixa que até então era utilizada para manter o velame aberto.
  • 1797 - Andre-Jacques Garnerin, em Paris, salta de um balão a uma altura aproximada de 2000 pés. Garnerin prossegue saltando regularmente e a ele a história deu a honra de ser considerado o primeiro paraquedista do mundo. Em 1802, em Londres, Garnerin salta a 8000 pés, um recorde para a época.
  • 1808 - Pela primeira vez o paraquedas foi usado como salva-vidas quando o polonês Kuparenko o utiliza para saltar de um balão em chamas.
  • 1837 - Acontece o primeiro acidente fatal com um paraquedista, quando Robert Cocking falece em razão do impacto contra o solo. Cocking saltava com um paraquedas com o desenho de um cone invertido que se mostrou inadequado, não resistiu à pressão e fechou.
  • 1887 - O Capitão americano Thomas Baldwin inventa o equipamento que se ajusta ao corpo do paraquedista, substituindo os cestos até então utilizados. Este invento foi um novo e importante passo para o desenvolvimento do paraquedismo.
  • 1901 - Charles Broadwick inventa o paraquedas dorsal, fechado dentro de um invólucro, como os que hoje são utilizados pelos pilotos de aviões militares. O sistema de abertura do paraquedas era um cabo amarrado ao balão.
  • 1911 - Grant Norton realiza o primeiro salto utilizando um avião. Norton decolou levando o paraquedas nos braços e na hora do salto arremessou-o para fora sendo por ele extraído da aeronave.
  • 1919 - Leslie Irvin executa o primeiro salto livre, abrindo o paraquedas, por ação muscular voluntária durante a queda livre.
  • 1930 - Os russos organizam o primeiro Festival Desportivo de Paraquedismo (ver: Victor Herman).
  • 1941 - O exército alemão emprega o paraquedas como equipamento de guerra, lançando pára-quedistas militares para conquistar a Ilha de Creta.

Dai em diante o paraquedismo se desenvolve numa velocidade vertiginosa, seja quanto aos equipamentos, técnicas de salto e tipos de competição.

Modalidades

Existem várias modalidades de salto em pára-quedas:

Galeria de fotos

Acanpamento paraquedistas do exército REFON

Acampamento de paraquedistas, equipe do exército brasileiro em Avaré.

Preparo para o salto - Avaré-- REFON

No avião Bandeirante, preparo para o salto em Avaré.

Exército salto 170606 REFON 5

Momento do salto

TRV-Rio de Janeiro 2001

TRV - Rio de Janeiro, 2001

Recorde Brasileiro de TRV - 2000
Recorde Brasileiro de TRV,Rio de Janeiro - 2000
Paratrooper about to jump into combat on 1944-6-6

Paraquedista das Forças Aliadas, pronto para saltar na Normandia (França), durante o desembarque do Dia-D, batalha decisiva da II Guerra Mundial.

Ver também

Ligações externas

Aeroporto de Santa Cruz do Sul

O Aeroporto de Santa Cruz do Sul, ou Aeroporto Luiz Beck da Silva, localiza-se no município de Santa Cruz do Sul, no estado de Rio Grande do Sul, Brasil, sendo de propriedade da prefeitura municipal. Abriga o Aeroclube de Santa Cruz, que esteve inicialmente envolvido com a construção de protótipos de aviões, tendo sido fundado em 1934, sendo a pista de pouso do aeroporto inaugurada em 1940.

Aventura

Aventura, do latim "ad venture", significa literalmente o que vem pela frente. Participar de uma atividade de aventura significa estar preparado para o que vier. A atividade de aventura, portanto não pode ser confundida com atividade radical, pelo simples fato de na Aventura se realizar todo o controle dos riscos existentes, enquanto na atividade radical os riscos não são controláveis. Por exemplo, realizar um rapel em uma cachoeira exige todo o aparato de segurança e o controle do riscos envovidos, já realizar manobras em um skate não possibilita o mesmo controle (é radical).

Algumas definições do termo Aventura nos mostram como sinônimo de atividade radical, como podemos ver em "aventura é uma atividade arriscada, perigosa e a realização de experiências arriscadas. O termo é popularmente usado em referência às atividades físicas que possuem algum potencial de risco, como exploração, paraquedismo, alpinismo e esportes radicais. Um aventureiro é uma pessoa que baseia a sua vida em atos arriscados".

Experiências aventurescas podem criar uma estimulação psicológica e fisiológica, o que pode ser interpretado como negativo (por exemplo, medo) ou positiva (por exemplo, coragem), como o do estímulo em favor da performance, lei de Yerkes-Dodson. Para algumas pessoas, uma grande aventura é a busca de si mesmo. São normalmente realizadas para fins de lazer ou de excitação, tais como explorar um espaço, corridas de aventura ou turismo de aventura. No entanto, uma aventura pode gerar ganhos de conhecimento, como no caso dos inúmeros pioneiros que exploraram a Terra e, nos últimos tempos, viajou para o espaço e para a Lua. Como um exemplo mais moderno, a aventura proporciona mudanças que podem ensinar.

No contexto de uma narrativa, o gênero aventura é tipicamente aplicado às obras em que o protagonista, ou outros grandes personagens são constantemente colocados em situações perigosas. Filmes como os de aventura, Documentários e Séries são gêneros proeminentes com situações de aventura, embora essa sensação tenha diminuído com o surgimento de jogos de ação modernos.

Aventura é comumente relacionada ao ato de explorar. Algo como um local selvagem, urbano, inóspito ou povoado.

BASE jumping

BASE jumping é uma modalidade na qual o base-jumper salta de penhascos, prédios, antenas e até pontes. Para esse tipo de atividade, o base-jumper faz o uso de um pára-quedas apropriado para aberturas a baixas altitudes.

A sigla B.A.S.E provem de "Building Antenna Span & Earth", ou em português, "Prédio, Antena, Ponte e Terra", e onde o Earth se refere a cliff.

A taxa de mortalidade dos praticantes desse esporte é altíssima, por isso ele é proibido em diversos paises. A Suíça, por exemplo, é um dos poucos países em que a prática é liberada legalmente.

Boituva

Boituva é um município do estado de São Paulo, no Brasil. Situa-se na Região Metropolitana de Sorocaba, na Região Intermediária de Sorocaba e na Região Imediata de Sorocaba. Localiza-se a uma latitude 23º17'00" sul e a uma longitude 47º40'20" oeste, estando a uma altitude de 637 metros. Possui uma área de 248,954 km² e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2019, era de 60 997 habitantes.

Confederação Brasileira de Paraquedismo

A Confederação Brasileira de Pára-quedismo (CBPq) é uma entidade oficial que regulamenta o pára-quedismo esportivo no Brasil.

A partir da década de 60, com a proliferação das federações estaduais pelo país, teve-se a organizacão da União Brasileira de Pára-quedismo (UBP).

Em 1975 a UBP, ajustando-se aos dispositivos esportivos legais em vigor, muda sua denominação para Confederação Brasileira de Pára-quedismo (CBPq), enquadrando-se no sistema desportivo nacional.

A sede e foro da CBPq fica no Centro Nacional de Pára-Quedismo (CNP) na cidade de Boituva, São Paulo. A sede pode mudar para a cidade do presidente em exercício que atualmente é Curitiba.

O atual presidente da federação é Raimundo Pereira dos Santos Neto.

Esporte de aventura

Os termos esporte (pt-BR) ou desporto (pt) radical, de aventura ou de ação são usados para designar desportos com maior grau de risco físico, dado às condições de altura, velocidade ou outras variantes em que são praticados. Muitas vezes o desporto de aventura é confundido com o turismo de aventura, por isso, quando na dúvida se Desporto ou Turismo de Aventura o termo "Atividade Física de Aventura" pode ser empregado por encaixar ambos.

Tais desportos são assim considerados por oferecerem mais riscos do que os desportos em geral, o que os torna mais emocionantes, já que exigem um maior esforço físico e maior controle emocional. No início, eram considerados desportos radicais a prática do paraquedismo, snow board e voo livre. Com o tempo, atividades como o tricking, rafting, trekking, cannoying, verticália, entre outras, foram incorporadas à lista dos desportos de aventura.

Os esportes de aventura também podem estar relacionados a desportos na natureza, por envolverem escaladas, trilhas, montanhismo.

Felix Baumgartner

Felix Baumgartner (Salzburgo, 20 de abril de 1969) é um paraquedista e base jumper austríaco.

No dia 14 de outubro de 2012, ele fez o salto em maior altitude de todos os tempos (39 mil metros), e bateu um recorde estabelecido em 1960 por Joseph Kittinger.

Jean (Nevada)

Jean é uma pequena comunidade não incorporada fantasma, mas não abandonada, no condado de Clark, localizada aproximadamente a 19 quilómetros da fronteira norte do estado do Nevada com o estado da Califórnia ao longo da Interstate 15. Las Vegas fica localizado a 48 quilómetros. A vila não tem residentes permanentes, mas muitos dos habitantes residentes em comunidades vizinhas como Primm e Sandy Valley têm "Jean" listada como a cidade de endereço de correio porque Jean é a localização da principal estação de correio no código zip 89019.

Jean é uma área principalmente comercial com exceção da estação de correios e o tribunal, com vários outlet comerciais tais como o Gold Strike Hotel and Gambling Hall e o Jean Sport Aviation Center (usado para atividades como paraquedismo). O Nevada Landing Hotel and Casino também ficava em Jean, mas foi demolido em abril de 2008 e o sinal foi demolido em 2011. A estação de correios fica localizado em Las Vegas Boulevard em Jean.

Jogos Asiáticos de Praia de 2008

Os Jogos Asiáticos de Praia de 2008 foram a primeira edição do evento multiesportivo realizado na Ásia a cada dois anos, até 2014. O evento foi realizado em Bali, na Indonésia, que teve do total de seus 1 206 atletas, 510 mulheres e 1 155 homens, distribuídos entre as provas das dezenove modalidades presentes no cronograma.

O logotipo dos Jogos de Bali foi formado por linhas azuis que representam as águas do mar balinês e um templo hindu da ilha. Também traz o sol vermelho, símbolo do Conselho Olímpico da Ásia e elemento presente em todos os logotipos de eventos da entidade. A mascote dos Jogos é um estorninho-de-bali, uma ave endêmica da ilha de Bali e com alto risco de extinção. A ave foi escolhida como forma de alerta para a sua preservação.

Jogos Mundiais Militares de 2011

Os Jogos Mundiais Militares de 2011, oficialmente denominados V Jogos Mundiais Militares do CISM, foi evento multiesportivo militar realizado entre 16 e 24 de julho, no Rio de Janeiro, Brasil.

Durante os nove dias de competição, mais de 5.650 atletas de 88 países competiram em 20 modalidades esportivas sendo uma disputada pela primeira vez nos jogos, o voleibol de praia que é um esporte de demonstração, mas no entanto será somado ao quadro de medalhas. O Brasil foi representado por 268 atletas em todas as modalidades.Foi a primeira vez que este tipo de evento aconteceu em um país do continente americano. Os Jogos Militares são o quarto maior evento multiesportivo do mundo, perdendo apenas para os Jogos Olímpicos, Jogos Paraolímpicos e a Universíada.

Paraquedas

Um paraquedas ou para-quedas é um dispositivo que permite diminuir a velocidade de uma pessoa na atmosfera usando um arrasto que é criado. Normalmente um paraquedas é feito de tecido leve e forte de nylon, originalmente de seda. Dependendo da situação, paraquedas são usados com uma variedade de cargas, incluindo as pessoas, alimentos, equipamentos, cápsulas espaciais e bombas.

A palavra "paraquedas" vem do prefixo francês "paracete", originalmente do grego, significando para proteger contra, e do substantivo "chute", a palavra francesa para "queda", e foi cunhada originalmente como palavra híbrida, que significava literalmente "aquele que protege contra uma queda", pelo aeronauta francês François Blanchard (1753-1809) em 1785.

Paraquedismo nos Jogos Asiáticos de Praia de 2008

As competições de paraquedismo nos Jogos Asiáticos de Praia de 2008 ocorreram entre 20 e 24 de outubro. Oito eventos foram disputados.

Paraquedismo nos Jogos Mundiais Militares de 2011

As competições de paraquedismo nos Jogos Mundiais Militares de 2011 estão sendo disputadas entre os dias 16 e 22 de julho, sendo que o dia 23 de julho será usado como dia reserva em caso de mau tempo nos dias anteriores. Os eventos estão sendo realizados na Academia Militar das Agulhas Negras e no Aeroporto de Resende, ambos na cidade do Resende.

Ao todo, serão disputados dez eventos.

Paraquedismo nos Jogos Mundiais de 2009

As competições de paraquedismo nos Jogos Mundiais de 2009 estavam previstas para ocorrer entre 17 e 19 de julho no Metropolitan Park. Devido à tempestade tropical Molave, as provas só foram encerradas no dia 21. Cinco eventos foram disputados.

Regimento de Paraquedistas

O Regimento Paraquedistas (RPára) MHTE MHA MHC MOSD é uma unidade de Estrutura Base do Exército Português, aquartelada em Tancos. A sua missão principal é a de ministrar instrução na área do paraquedismo militar. Além da instrução das tropas paraquedistas, o RPára enquadra ainda o Batalhão operacional Aeroterrestre, que integra a Companhia de Precursores Aeroterrestre, a companhia de abastecimento Aéreo, Pelotão cinotécnico (cães de guerra).

Skysurf

Skysurf é uma modalidade do páraquedismo que utiliza uma prancha em queda-livre, a grande altura, para realizar curvas, loopings e acrobacias radicais. Esse esporte só pode ser praticado por desportistas experientes.

Como o próprio nome já diz, o pára-quedista torna-se um surfista dos céus e realiza manobras arrojadas com sua prancha, presa aos pés. Por isso mesmo, é uma modalidade arriscada e só é praticada por atletas muito experientes. De acordo com as normas de segurança da CBPq (Confederação Brasileira de paraquedismo), somente pára-quedistas com mais de 500 saltos podem começar a praticar skysurf. As competições de skysurf acontecem a quase 10 anos e assim que a modalidade surgiu, rapidamente ocupou espaço na mídia mundial.

Devido à complexidade e aos riscos de saltos com prancha, são poucas as pessoas que praticam o skysurf.

O Skysurf é uma modalidade disputada por equipes, constituída por 2 atletas, o skysurf e um câmera (cameraflyer). O câmera grava a performance do skysurfer numa câmera de vídeo montada no capacete, mas também contribui com a sua performance artística e com a sua habilidade de voo, computando pontos individuais e influenciando na pontuação da equipe.

O Francês Patrick de Gayard on é considerado o pai do skysurf e junto com o cameraflyer brasileiro Guilherme Pádua, foi campeão mundial de skysurf em 96.

O Brasil possui pouquíssimos skysurfers.

Túnel de vento

Um túnel de vento é uma instalação que tem por objetivo simular para estudos o efeito do movimento de ar sobre ou ao redor de objetos sólidos. Consiste num duto de diâmetro apropriado (túnel) onde o ar entra (subsônico, supersônico ou hipersônico), flui pelo objeto testado, monitorado por uma bancada analítica do lado de fora, e sai empurrado por um enorme ventilador.

Túneis de vento são muito utilizados em laboratórios de modelos físicos para a determinação de parâmetros nos projetos de aviões, automóveis, cápsulas espaciais, edifícios, pontes, antenas e outras estruturas de construções civis.

É importante que o ar passe com velocidade controlada e atinja o objeto testado para as devidas análises - com ventos de proa sem turbulências, para não gerar vibrações indesejadas, porém há testes com turbulências propositadas. A dinâmica do escoamento do ar pela sua superfície é quem vai determinar a capacitação ou não do objeto.

A construção de modelos físicos, em escalas reduzidas, embora tentada anteriormente por Arquimedes, Leonardo Da Vinci e outros estudiosos só foi possível após a descoberta da Teoria da Semelhança Mecânica por Isaac Newton e do teorema de Bridgman.

Nos modelos aerodinâmicos a semelhança mecânica aplicada é a de Mach, nos modelos hidrodinâmicos de escoamentos em condutos forçados utiliza-se a chamada Semelhança de Reynolds e nos condutos livres (canais, usinas hidrelétricas, vertedores) utiliza-se a chamada Semelhança Mecânica de Froude.

Voo livre

Voo livre AO 1990 é um esporte radical, com voo não motorizado, que utiliza as térmicas (atividade térmica e do vento na Camada limite atmosférica) para realizar voos locais ou de grande distância, possibilitando alterar tanto a velocidade quanto a trajetória, e ainda escolher o local de pouso.

O voo é silencioso. O piloto pode perceber a estrutura espacial e as varições dos vórtices do escoamento atmosférico de maior ou menor dimensão em relação a dimensão da aeronave. Dessa forma distingue-se do paraquedismo, do BASE jumping e do balonismo, sendo mais próximo do voo das aves que plainam durante o movimento de ascensão ou deslocamento helicoidal.

As duas principais modalidades são o parapente e a asa-delta.

Em Portugal, existe a Federação de Voo Livre, Parapente e Asa Delta, que opera entre outros sítios, na Serra da Arrábida, no distrito de Setúbal.O Brasil é considerado o "Havaí do voo livre". A cidade de Governador Valadares, em Minas Gerais, tem o título de Capital Mundial do Voo Livre. O país também possui outras cidades de renome no esporte.

Wingsuit

Wingsuit, ou traje planador, é um macacão com asas usado por paraquedistas para voos de alta performance. Os praticantes desta modalidade de paraquedismo são também chamados "bird-men" ("homens pássaro").

Enquanto em queda-livre sem o wingsuit a velocidade terminal é de cerca de 200 km/h com a wingsuit regula por volta de 50 km/h, com um avanço horizontal próximo a 150 km/h. Para pousar os praticantes fazem uso de um paraquedas.

Esportes com pranchas
Desportos motorizados
Desportos aquáticos
Alpinismo
Queda livre
Voar
Ciclismo
Rolar
Outros

Noutras línguas

This page is based on a Wikipedia article written by authors (here).
Text is available under the CC BY-SA 3.0 license; additional terms may apply.
Images, videos and audio are available under their respective licenses.