Paróquia

Paróquia é o território e a população que está subordinada eclesiasticamente a um pároco. Também se aplica como sinónimo freguesia.

Paróquias Eclesiásticas

A paróquia é uma subdivisão territorial de uma diocese, eparquia ou bispado, dentro da Igreja Católica, a Comunhão Anglicana, a Igreja Ortodoxa Oriental, a Igreja da Suécia, a Igreja Presbiteriana (embora não possua governo episcopal) e de algumas outras igrejas. A palavra "paróquia" é também usada para se referir de um modo mais geral ao conjunto de pessoas que frequentam uma determinada igreja. Neste uso, uma paróquia é um ministro que serve uma congregação.

Igreja Católica Romana

Na Igreja Católica a definição de paróquia é dada pelo Código de Direito Canônico que declara: « Paróquia é uma determinada comunidade de fiéis, constituída estavelmente na Igreja particular, e seu cuidado pastoral é confiado ao pároco como a seu pastor próprio, sob a autoridade do Bispo diocesano. » (Cân. 515 § 1º). Determina ainda o direito canônico que « toda diocese ou outra Igreja particular seja dividida em partes distintas ou paróquias. » (Cân. 374 § 1º).

Em geral as paróquias são circunscrições eclesiásticas territoriais que compreendem todos os fiéis de um determinado território. Entretanto há também as chamadas paróquias pessoais que são constituídas em razão de rito, língua ou nacionalidade dos fiéis de um território. (cf. Cân. 518) No magistério de João Paulo II «a comunhão eclesial, embora possua sempre uma dimensão universal, encontra a sua expressão mais imediata e visível na Paróquia: esta é a última localização da Igreja; é, em certo sentido, a própria Igreja que vive no meio das casas dos seus filhos e das suas filhas. » (Christifideles Laici, 26).

Paróquia na Luisiana

No estado da Luisiana é a denominação da divisão regional, equivalente ao condado nos demais estados dos Estados Unidos; são as parishes.

Outros significados

Também em Saint Kitts e Nevis, há divisão em paróquias, com o sentido aproximado dos da Louisiana. Em Astúrias e na Galiza é equivalente às freguesias portuguesas. Em Andorra, paróquia também é sinônimo de município.

Fontes

Ligações externas

Freguesia

Freguesia é a menor divisão administrativa em Portugal e no antigo Império Português, semelhante à paróquia civil dos outros países. Tratam-se de subdivisões obrigatórias dos concelhos/municípios, onde todos têm pelo menos uma freguesia (cujo território, no caso de uma, coincide com o do concelho). Exceto na Vila do Corvo onde, devido o artigo 86º do Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores, essa divisão territorial não existe.

Uma freguesia é governada por uma Junta de Freguesia, um órgão executivo que é eleito pelos membros da Assembleia de Freguesia, à excepção do presidente (o primeiro candidato da lista mais votada é automaticamente nomeado Presidente da Junta). A Assembleia de Freguesia é um órgão eleito diretamente pelos cidadãos recenseados na freguesia, segundo o método D'Hondt, através de listas que tradicionalmente são partidárias (que se abriram há poucos anos a listas de independentes). A Constituição prevê que, nas freguesias de população diminuta, a Assembleia de Freguesia seja substituída pelo plenário dos seus cidadãos eleitores.Em Portugal, desde 2013, existem 3091 freguesias, com territórios que vão dos 20 hectares ou 0,2 km² (freguesia de São Bartolomeu, no concelho de Borba) aos 888 km² (união das freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana, no concelho de Alcácer do Sal), e populações que vão dos 43 (freguesia de Mosteiro, no concelho de Lajes das Flores, Açores) aos 66 250 habitantes (freguesia de Algueirão - Mem Martins, no concelho de Sintra). É aos municípios que cabe propor a criação de novas freguesias no seu território, que devem obedecer a um conjunto de critérios fixados em lei. Se descontarmos o caso especial da Vila do Corvo (Açores) (que por lei não tem qualquer freguesia), o mínimo de freguesias por concelho é de uma (seis concelhos: Alpiarça, Barrancos, Castanheira de Pera, Porto Santo, São Brás de Alportel e São João da Madeira) e o máximo é de 61 (Barcelos).

Por outro lado, o Sistema Estatístico Europeu (SEE) tem procurado definir para os Estados-Membros níveis hierárquicos de Unidades Administrativas Locais (Local Administrative Units - LAU) que garantam a integração com as NUTS. No caso português, às freguesias correspondem ao nível LAU 2 (antigamente denominada nível NUTS V).

Ipuã

Ipuã é um município brasileiro do estado de São Paulo, região sudeste. Localiza-se a uma latitude 20º26'17" Sul e a uma longitude 48º00'44" Oeste, estando a uma altitude de 555 metros. Sua população estimada em 2015 é de 16.555 habitantes.

Possui uma área de 465,602 km².

Itirapuã

Itirapuã é um município brasileiro do estado de São Paulo.

Jaú

Jaú é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se na região central do estado, à latitude 22º17'44" sul e à longitude 48º33'28" oeste, a 541 metros de altitude e a 296 km da capital do estado. O município é formado pela sede e pelo distrito de Potunduva.

Sua população foi estimada pelo IBGE em 146 338 no ano de 2017.

O município é um importante polo de desenvolvimento industrial e agrícola, destacando-se pela quantidade de fábricas de sapatos femininos, sendo conhecida como a capital do calçado feminino. Servida por vários sistemas rodoviário e ferroviário.

Jeriquara

Jeriquara é um município brasileiro do estado de São Paulo.

Junta de freguesia

A junta de freguesia é o órgão executivo colegial de cada uma das freguesias de Portugal.

Este órgão foi criado em 1832, aquando da criação da paróquia ou freguesia como unidade administrativa, designando-se, então junta de paróquia. Em 1916 passou a ter a atual designação.

Cada junta de freguesia é constituída por um presidente e por vários vogais. Torna-se, automaticamente, presidente da junta, o cabeça da lista mais votada na eleição para a assembleia de freguesia. Os vogais da junta são eleitos pela assembleia de freguesia, de entre os seus próprios membros propostos pelo presidente da junta. No caso das freguesias com menos de 150 eleitores - que não têm assembleia de freguesia -, os vogais são eleitos pelo plenário dos eleitores (democracia directa).

Matão

Matão é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localizado na região Central do estado a 585 metros de altitude, na latitude 21°36'12" sul e na longitude 48°21'57" oeste. Sua população estimada no ano de 2017 era de 82.307 habitantes, distribuídos em 524,899 km² de área. O município é formado pela sede e pelos distritos de São Lourenço do Turvo e Silvânia (Matão).

Nova Orleães

Nova Orleães ou Nova Orleans (em inglês: New Orleans) é a cidade mais populosa do estado americano da Luisiana. Foi fundada originalmente por exploradores franceses, com o nome de Nouvelle Orléans (atualmente, o nome da cidade em francês é La Nouvelle-Orléans). Está localizada no sudeste do estado, ao sul do Lago Pontchartrain, no ponto mais baixo do estado. A cidade é co-existente com a Paróquia de Orleães. Segundo o censo nacional de 2010, a população da cidade é de 343 829 habitantes e sua densidade populacional é de 783,6 hab/km². Sua região metropolitana possui 1 235 650 habitantes. Possui 189 896 residências, que resulta em uma densidade de 432,77 residências/km².

A cidade foi fundada em 1718 por Jean Baptiste le Moyne. Moyne foi o governador da colônia francesa de Luisiana. A cidade foi assim nomeada em homenagem a Filipe II, Duque d'Orleães, que era então o regente e o chefe de estado da França à época em que Nova Orleães foi fundada. Ela se tornou a capital da Luisiana em 1722. A cidade é o centro portuário mais movimentado do Estados Unidos, e o quarto mais movimentado do mundo, graças à sua localização próxima ao Golfo do México e do Rio Mississippi, fazendo da cidade um polo de conexão para produtos que são importados/exportados para a América Latina. Além disso, a indústria petroleira é também de grande importância para a economia da cidade. Esta indústria é forte na cidade graças a vários postos de extração de petróleo localizados próximos à cidade, ao longo da Costa do Golfo. O turismo também é uma fonte de renda primária da cidade.

Nova Orleães possui vários cognomes, que descrevem diversas características da cidade. Entre elas, as mais conhecidas são The Crescent City (descrevendo seu formato ao longo do Rio Mississippi), The Big Easy (uma referência feita por músicos, graças à relativa facilidade de encontrar um emprego na cidade) e The City that Care Forgot (associada com a natureza amistosa dos habitantes da cidade). O lema de Nova Orleães, não-oficial mas muito citado na cidade, é Laissez les bons temps rouler ("Deixe os bons tempos rolarem").

É uma cidade conhecida pelo seu legado multicultural - especialmente influências culturais francesas, espanholas e afro-americanas, e pela sua música e pela sua culinária. Nova Orleães é um destino turístico internacional mundialmente famoso graças aos seus vários festivais. Entre elas, as mais importantes são o Mardi Gras, Jazz Fest, Southern Decadence, e o festival de futebol americano Sugar Bowl. O nome da cidade é geralmente abreviada NOLA. O gentílico dos habitantes da cidade é Orleniano(a).

Orago

Segundo o costume católico, patrono, orago ou padroeiro é um santo a quem é dedicada uma localidade, associação ou templo (capela, igreja etc.).

Na legislação que estabelece a simbologia associada às freguesias portuguesas, surgem, frequentemente, menções aos oragos dessas freguesias. Este facto tem dois significados: por um lado, tem o significado religioso de estender a "proteção" do santo para lá do templo, a toda a freguesia; por outro lado é um arcaísmo que reflete nos dias atuais as origens antigas das freguesias.

Com efeito, embora, hoje, uma freguesia seja uma instituição de carácter político e administrativo, exclusivamente subordinada aos poderes civis, a sua origem é a paróquia católica, que constituiu, em tempos, a malha mais fina de administração em Portugal.

Paróquia (divisão administrativa)

Paróquia é uma divisão administrativa usada por diversos países. Na Irlanda, Inglaterra e no estado da Louisiana, Estados Unidos, às vezes é chamada de paróquia civil para distingui-la da paróquia religiosa.

Na Austrália, os estados de Nova Gales do Sul, Queensland, Victoria e Tasmânia, como na Irlanda, ainda existem paróquias civis, mas apenas como obsoletas (e obscuras) referências geográficas, utilizada quase exclusivamente em documentos legais relacionados com títulos de terras, consulte divisões cadastrais da Austrália.

Paróquias sobrevivem como unidades administrativas válidas em vários outros países da Comunidade das Nações como Granada (veja Paróquias de Granada).

Na Noruega, o Governo Local Ato 1837 dividiu o país em municípios e paróquias civis. As paróquias civis tinham um número muito reduzido de funções, no século XX (principalmente a manutenção da igreja), e foram abolidas em 1950. As paróquias são ainda subdivisões da Igreja da Noruega.

Em Portugal, existem 3091 paróquias civis (oficialmente conhecidas como freguesias). Estas resultaram da transformação, a começar pela reforma administrativa de 1836, de religiosos nas unidades civis. Paróquias civis têm funcionários eleitos, e entre as suas funções são estradas locais, creches, reforma de casas, parques e cemitérios. [carece de fontes?] Embora coincidam na esmagadora maioria dos casos, paróquias religiosas podem, ou não, coincidir com paróquias civis, geograficamente. Antes de 2013, Portugal tinha 4260 freguesias, tendo este número sido reduzido para 3091, no decurso da reorganização administrativa de 2013. Esta reorganização, essencialmente baseada num processo de união de freguesias contíguas pouco populosas (e, por isso, com orçamentos reduzidos), teve em vista uma redução de custos estatais (resultante da redução de cargos públicos) e a criação de freguesias mais capazes financeiramente e, portanto, mais dinâmicas e mais eficientes.

Paróquia Imaculado Coração de Maria (São Paulo)

A Paróquia Imaculado coração de Maria é uma igreja de São Paulo, construída entre 1897 e 1899 pelos missionários claretianos, para substituir a demolida Capela Beato José de Anchieta no Pátio do Colégio, que em 13 de março de 1896 havia sofrido um desabamento em decorrência de uma forte chuva. Próxima ao Centro, no bairro Vila Buarque vizinho ao bairro Higienópolis, a Paróquia está em reforma desde 1993.

Paróquia Matriz Nossa Senhora da Conceição (Santa Ifigênia)

A Paróquia Matriz Nossa Senhora da Conceição (Santa Ifigênia) ou Basílica Santíssimo Sacramento, também conhecida como Igreja Santa Ifigênia, está localizada na esquina da avenida Cásper Líbero com a rua Rua Santa Ifigênia, no bairro de mesmo nome na cidade de São Paulo. O Viaduto Santa Ifigênia termina em frente à igreja.

Paróquia Nossa Senhora da Consolação (São Paulo)

A Paróquia Nossa Senhora da Consolação e São João Batista é uma igreja católica localizada no bairro da Consolação na cidade de São Paulo. Construída em 1799, passou por diversas modificações até em, 1909, acompanhando o desenvolvimento urbanístico do bairro, foi pedido ao engenheiro alemão Maximilian Emil Hehl modificá-la para adequar a antiga igrejinha aos padrões estilísticos do começo do século XX.

Além das tarefas religiosas, a Irmandade da Consolação, criada na paróquia, foi responsável pelo cuidado dos doentes da capital. Abrigou em sua edificação reuniões de militantes contra a ditadura e acolher dos familiares de desaparecidos políticos ou como local de refúgio durante as investidas violentas da polícia.

O interior da igreja contem vitrais trabalhados em cor feitos de chumbo e vidro, que são iluminados por meio do lustre central de cinco metros de diâmetro, realizado por ferro batido.

Paróquia Nossa Senhora do Brasil

A Paróquia Nossa Senhora do Brasil é uma tradicional igreja da zona oeste da São Paulo, no estado brasileiro de São Paulo. Localizada na Praça Nossa Senhora do Brasil, é um ponto de referência do bairro Jardim América. A atual paróquia foi construída em 1940.

A construção da igreja, em estilo neobarroco, posto sua construção ser do século XX e não no Brasil colonial. Sua aparência remete a Igreja de São Francisco, na cidade mineira de Ouro Preto. Sua construção coube à firma de engenharia Tavares Pinheiro S.A., com projeto do arquiteto Bruno Simões Magro, tendo o engenheiro Brenno Tavares supervisionado a sua execução.

A Igreja também é conhecida pela celebração de cerimonias de personalidades.

Paróquia São Cristóvão (São Paulo)

A Igreja de São Cristóvão, antiga Capela do Seminário da Luz, está localizada na Avenida Tiradentes, nº 84 esquina com a Rua 25 de Janeiro, s/nº no bairro da Luz, zona central de São Paulo, Brasil.O edifício, construído originalmente em 1855 e inaugurado em 9 de novembro de 1856, conta com dois andares e abrigava o recinto da Igreja, anexos voltados para administração e moradia de pessoas ligadas à Paróquia.Em 1982, graças a construção original do prédio ter sido feita em taipa de pilão, o mesmo precisou passar por um processo de tombamento e re-construção, com a demolição de uma ala do seminário que deu lugar a uma rua e com sua mudança de uso, passando a abrigar um comércio também. Atualmente o edifício do antigo Seminário, que pertence a Cúria Metropolitana, é ocupado por um hotel na parte superior e por comércio no pavimento térreo, permanecendo somente a antiga capela, Igreja de São Cristóvão, com suas funções originais.A Igreja tem como santo padroeiro São Cristóvão, cujo nome quer dizer "aquele que conduz Cristo" e é protetor e padroeiro dos motoristas. Seu dia de festa dá-se em 25 de Julho, onde graças a uma antiga tradição que diz que quem olha para a imagem de São Cristóvão passa o dia protegido, faz com que muitos motoristas e caminhoneiros, principalmente taxistas, passem pela Avenida Tiradentes, em frente à igreja, para receber a benção e proteção do santo.

Paróquias civis na Inglaterra

Em Inglaterra, uma paróquia civil é uma designação territorial que representa o nível mais baixo do governo local abaixo dos distritos e condados, ou a sua forma combinada, as autoridades unitárias. É uma paróquia administrativa, em contraste com uma paróquia eclesiástica.

Uma paróquia civil poder ter uma dimensão que varia entre uma grande cidade com cerca de 80 000 habitantes, até uma pequena aldeia com menos de cem pessoas. Num número limitado de casos, uma paróquia pode incluir uma cidade cujo estatuto tenha sido dado pelo monarca. Assim, uma paróquia civil pode ser designada por cidade, aldeia, vizinhança ou comunidade através de resolução do seu conselho paroquial. Cerca de 35% da população inglesa vive numa paróquia civil. A 31 de Dezembro de 2010 , existiam 10 479 paróquias em Inglaterra.Em 1 de Abril de 2014, Queen's Park tornou-se a primeira paróquia civil da Grande Londres. Antes de 2008, não era permitida dentro de um borough de Londres.

Ribeirão Corrente

Ribeirão Corrente é um município brasileiro do estado de São Paulo.

Solna

Solna (Solna kommun) é uma comuna da Suécia localizada no condado de Estocolmo. Sua capital é a cidade de Solna. Está situada a norte do centro de Estocolmo, mas é parte integrante da área metropolitana da capital sueca. Solna está confinada com Estocolmo a Sul, Sudeste e Nordeste; com Sundbyberg a Oeste, e a Norte com Sollentuna e por fim a Nordeste com Danderyd.

É composta por uma paróquia da igreja sueca (församling, em Sueco): a Paróquia de Solna. A antiga Paróquia de Råsunda foi fundida com a Paróquia de Solna em 2008.

A população total do município em Março de 2006 é 60 870.

Solna está dividida em 8 partes tradicionais sem funções administrativas:

Bergshamra

Haga

Hagalund

Huvudsta

Järva

Råsunda

Skytteholm

Solna Centrum

Ulriksdal

São Manuel

São Manuel é um município brasileiro do interior do estado de São Paulo, Região Sudeste do país. Localiza-se na latitude 22º43'52" sul e na longitude 48º34'14" oeste, a uma altitude de 709 metros. Sua população, estimada em 2014, era de 42.200 habitantes. O município é formado pela sede e pelo distrito de Aparecida de São Manuel.

Derivadas de títulos
Não derivadas de títulos
Termos relacionados

Noutras línguas

This page is based on a Wikipedia article written by authors (here).
Text is available under the CC BY-SA 3.0 license; additional terms may apply.
Images, videos and audio are available under their respective licenses.