Os Pinos

Os Pinos é o hino oficial da Galiza e um símbolo de seu status de nacionalidade histórica. O texto é constituído pelas duas primeiras partes do poema Queixumes dos pinos de Eduardo Pondal, e a música é da autoria de Pascual Veiga.

Estreou-se em Havana, no ano de 1907 e, tal como a bandeira, é fruto da emigração. Desde 1907 até 1923, o hino galego foi cantado por regionalistas e agraristas nos seus actos e pouco a pouco foi sendo aceito. Quando se proibiu o seu uso durante a ditadura de Primo de Rivera, as sociedades galegas da América intensificaram o seu interesse pela sua interpretação pública. Com a Segunda República Espanhola atingiu o reconhecimento oficial.

Evitou-se durante o franquismo e mesmo durante a etapa de abertura do regime, apenas era cantado, quando muito, em actos culturais e como canção do folclore galego. Desde 1960 começa a interpretar-se de forma mais explícita, ainda que dissimulando os seus aspectos ideológicos. Em concreto, cantava-se só a primeira parte.

Em 1975, enquanto se realizavam actos folclóricos na festa do Apóstolo, os espectadores começaram a erguer-se para o cantar. No ano seguinte, instaurou-se este costume de forma definitiva, na Praça da Quintana, ratificado também pelas autoridades assistentes. Os centristas assumiriam-no, finalmente, na campanha eleitoral de 1977.

O motivo central do texto é que a Galiza deve acordar do seu sono (apatia política) e empreender o caro caminho à libertação. Para isso deverá escutar a voz dos rumorosos pinheiros, ou seja, o povo galego como entidade nacional histórica. O nome do país não figura em lado algum no poema, como é habitual em Pondal, e fazem-se referências metafóricas ao "Fogar" e à "Nação" de "Breogán".

Além do celtismo e do helenismo sempre presentes na obra de Pondal, foi a sua capacidade para penetrar nos sentimentos do povo e expressar as suas aspirações fundamentais que possibilitaram o seu êxito.

Normalmente o Hino Galego é interpretado por bandas marciais de gaitas-de-fole galegas como símbolo de força, autoridade e solenidade.

Na Copa do Mundo de 1982, na partida Itália - Polónia (em Vigo), foi tocado Queixumes dos pinos ao invés de Mazurek Dąbrowskiego por erro, sendo que depois do hino da Itália o hino polonês foi tocado junto com o da Espanha.

O Hino Galego tem duas versões, uma abreviada que é a oficial é mais conhecida mas existe uma versão mais extensa que também é cantada nalgumas ocasões.

Os Pinos
Os Pinos
Brasão de armas da Galiza.

Hino oficial da Galiza
Letra Eduardo Pondal, 1907
Composição Pascual Veiga, 1907
Adotado 1977

Letra da versão oficial (abreviada)

Letra oficial Letra original de 1890

Que din os rumorosos
na costa verdecente,
ao raio transparente
do prácido luar?
Que din as altas copas
de escuro arume arpado
co seu ben compasado
monótono fungar?

Do teu verdor cinguido
e de benignos astros,
confín dos verdes castros
e valeroso chan,
non des a esquecemento
da inxuria o rudo encono;
desperta do teu sono
Fogar de Breogán.

Os bos e xenerosos
a nosa voz entenden
e con arroubo atenden
o noso ronco son,
mais só os iñorantes
e féridos e duros,
imbéciles e escuros
non nos entenden, non.

Os tempos son chegados
dos bardos das idades
que as vosas vaguedades
cumprido fin terán;
pois, onde quer, xigante
a nosa voz pregoa
a redenzón da boa
Nazón de Breogán.

Que din os rumorosos
Na costa verdecente,
Ó rayo trasparente,
Do prácido luar...?
Que din as altas copas
D'escuro arume arpado,
Co seu ben compasado,
Monótono fungar...?

Do teu verdor cingido,
É de benígnos astros,
Confin dos verdes castros,
E valeroso chán,
Non dés a esquecemento,
Da injuria o rudo encono;
Despérta do teu sono,
Fogar de Breogán.

Os boos e generosos,
A nosa voz entenden;
E con arroubo atenden,
O noso rouco son;
Mas, sós os ignorantes,
E férridos e duros,
Imbéciles e escuros
No-nos entenden, non.

Os tempos son chegados,
Dos bardos das edades,
Q'as vosas vaguedades,
Cumprido fin terán;
Pois donde quer gigante,
A nosa voz pregóa,
A redenzón da bóa
Nazón de Breogán.

Ver também

Ligações externas

8P8C

8P8C é um conector modular usado em terminações de telecomunicação e popularmente denominado RJ45. Os conectores 8P8C são usados normalmente em cabo par trançado. Estes conectores são frequentemente associados ao conector RJ45 plug and jacks. Embora amplamente utilizado no mercado, a terminologia técnica RJ45 tecnicamente estaria incorreta, porque no padrão de especificação RJ45 a interface mecânica e o esquema de instalação elétrica são diferentes.

Este conector é mais conhecido por ligar cabeamentos de Ethernet tendo cada um 8 condutores. Aproximadamente desde 2000 é utilizado como conector universal para os cabos que compõem uma rede Ethernet, mas possui também outras utilizações.

Os conectores 8P8C substituíram muitos outros velhos padrões por causa do seu menor tamanho e pela facilidade de conectar e desconectar. Os conectores antigos geralmente eram utilizados devido a antigos requisitos de corrente e tensão elevados.

As dimensões e formato de um 8P8C são especificados pela norma ANSI/TIA-968-A. Esse padrão não usa o termo 8P8C e cobre mais do que o conector 8P8C.

Para aplicações de comunicação de dados (LAN, cabeamento estruturado) a norma internacional IEC 60603 especifica nas partes 7-1, 7-2, 7-4, 7-5 e 7-7 não somente as mesmas dimensões, como também especifica os requisitos de blindagem para trabalho em alta-freqüência, versões que trabalham em até 100, 250 e 600 MHz.

Boliche

O boliche (pt-BR) ou bólingue (pt) (em inglês, bowling) é um desporto, cujo objetivo é derrubar, com uma bola, uma série de pinos alinhados ao fundo de uma pista. Como a perícia do jogador é mais importante que a sua força ou resistência física, pode-se jogar bowling por toda a vida e obter bons resultados, tanto por lazer entre amigos e familiares como por deporto em competições.

Breogán

Breogán Érenn Espáine Senpeaio é um personagem mítico do ciclo mitológico céltico, constante no Lebor Gabála Érenn (Livro das Invasões da Irlanda), do século XI. Foi um ancestral dos Milesianos povo que descende de seu sobrinho, Míle Espáine.Breogán, tido como um grande guerreiro, foi um personagem importante na Galiza, sendo também creditada a ele a construção de uma alta torre mítica (localizada por alguns autores na região de Trás-os-Montes, enquanto outros a localizam na região da Corunha e seria localizada onde os romanos construíram a famosa Torre de Hércules). Outros relatos o citam como o fundador da cidade de Brigâncio (a atual Corunha) e apontam seu nome como a origem do nome da região de Bragança (Brigantia).O mito explicado no Livro das Invasões diz que Breogán levantou uma alta torre defensiva tão alta que um dos seus filhos Ith viu a Irlanda do topo da torre. Em outra versão, a pessoa a avistar a terra irlandesa, seria seu tio Míle. A promessa de mais uma terra verde, de rara beleza, por conquistar levou-o a fazer a viagem ao norte que terminou com a colonização da Irlanda.A lenda parcialmente registada no Lebor Gabála Érenn, relata a mítica viagem marítima dos Milesianos, os filhos de Míle Espáine, da Corunha até o Condado de Kerry.Breogán é mencionado no hino galego. De fato, a palavra "Galiza" não aparece no hino (um poema de Eduardo Pondal chamado "Os Pinos"), senão com a expressão "Nazón de Breogán" ("Nação de Breogán").

Chave

Chave é um objeto que aciona uma fechadura. Feita de plástico, metal, madeira ou outro material rígido.

Conector DB

O conector DB é um tipo comum de conector, usado principalmente em computadores. Até poucos anos atrás, eram o tipo de conector mais comum encontrado em computadores (especialmente para ligar mouses e impressoras), mas atualmente foram suplantados pelos conectores USB.

Eduardo Pondal

Eduardo María González-Pondal e Abente (Ponteceso, Corunha, Galiza, 8 de fevereiro de 1835 - Corunha, 1917) foi um poeta galego, pertencente ao movimento regionalista.

Encapsulamento de circuitos integrados

O encapsulamento é o invólucro protetor de um circuito integrado. O invólucro possui terminais de metal denominados pinos ou patas, os quais são resistentes o suficiente para conectar elétrica e mecanicamente o frágil microchip de silício a uma placa de circuito impresso. Esta conexão pode ser feita através de solda ou por força mecânica aplicada por molas ou por um soquete ZIF. A maioria das placas de circuito impresso modernas usa tecnologia de montagem superficial, embora anteriormente fosse comum inserir os pinos em orifícios abertos na placa. Como encapsulamentos menores são mais baratos e ecologicamente mais seguros, a maioria dos encapsulamentos modernos são pequenos demais para instalação manual por seres humanos. Os microprocessadores modernos podem ter mais de 1000 pinos, de modo que a tecnologia de fabricação e instalação do encapsulamento deve ser muito confiável.

Enigma (máquina)

Enigma é o nome por que é conhecida uma máquina eletromecânica de criptografia com rotores, utilizada tanto para criptografar como para descriptografar códigos de guerra, usada em várias formas na Europa a partir dos anos 1920.

A sua fama vem de ter sido adaptada pela maior parte das forças militares alemãs a partir de cerca de 1930. A facilidade de uso e a suposta indecifrabilidade do código foram as principais razões para a sua popularidade. O código foi, no entanto, decifrado, e a informação contida nas mensagens que ele não protegeu é geralmente tida como responsável pelo fim da Segunda Guerra Mundial pelo menos um ano antes do que seria de prever.

Galiza

A Galiza é uma Comunidade Autónoma espanhola, considerada pelo Estatuto Galego e pela Constituição Espanhola como nacionalidade histórica. Situada no noroeste da Península Ibérica, ocupa uma parte do território histórico da antiga Galécia e do Reino da Galiza (409–1833).

É formada pelas províncias da Corunha, Lugo, Ourense e Pontevedra. Geograficamente, limita a norte com o mar Cantábrico, ao sul com Portugal (Minho e Trás-os-Montes), a oeste com o oceano Atlântico e a leste com o Principado das Astúrias e Castela e Leão (províncias de Samora e de Leão). À Galiza pertencem o arquipélago das ilhas Cies, o arquipélago de Ons e o arquipélago de Sálvora, bem como as ilhas de Cortegada, Arouça, as Sisargas ou as Malveiras. A Galiza caracteriza-se, ao contrário de outras regiões espanholas, pela ausência de uma metrópole que domina o território. Com efeito, a rede urbana é constituída por 7 cidades principais (as quatro capitais de província A Corunha, Pontevedra, Ourense e Lugo, a capital política Santiago de Compostela e as cidades industriais Vigo e Ferrol) e outras pequenas cidades. A Galiza possuía em 2015 cerca de 2 726 291 de habitantes, com uma densidade demográfica elevada nas faixas entre a Corunha e Ferrol, a noroeste, e Pontevedra e Vigo a sudoeste. Santiago de Compostela é a capital política, com um estatuto especial, dentro da província da Corunha. É na sua capital que se situa um dos mais importantes santuários católicos do Ocidente, a Catedral de Santiago de Compostela.

O hino da Galiza, Os Pinos, elaborado por Eduardo Pondal, refere-se à Galiza como a nação de Breogão, herói da mitologia céltica.

Hélice

Hélice é um termo que designa um conjunto de pás com um mesmo centro, que ao ser girado segundo o seu eixo causa propulsão e cada pá descreve no espaço uma trajetória que é, de facto, uma hélice geométrica. Este instrumento de propulsão ou tração está geralmente acoplado a algum tipo de motor que empurra o que está em redor (geralmente ar ou a água) convertendo energia rotacional em translacional e deslocando o objeto a que se encontra acoplado (exemplos: aviões, helicópteros) ou o fluido à sua volta (exemplo: ventoinha). As pás de hélice agem como asas e produzem força obedecendo ao princípio de Bernoulli e à 3ª lei de Newton, criando uma diferença de pressões entre ambas as superfícies das pás.

IEC 60906-1

IEC 60906-1 ou popularmente, "tomada de três pinos" é a proposta de um padrão internacional para tomadas elétricas. Foi projetado para se tornar o tipo de tomada mais comum, a ser usado um dia em toda a União Europeia e em outras regiões do mundo. O padrão foi publicado pela Comissão Eletrotécnica Internacional (International Electrotechnical Commission, IEC) em 1986. Até agora, o Brasil, a África do Sul, a Suíça e Lichtenstein o adotaram.

Land grid array

Land grid array (LGA) é um padrão de soquete para processadores. Foi lançado pela Intel juntamente aos processadores Pentium 4 com núcleo Prescott, sendo totalmente diferente dos padrões slot e ZIF: os pinos não ficam no processador, mas no soquete. Também, a pressão do dissipador de calor sobre o processador é, em boa parte, passada à armadura de metal que envolve e protege o processador.

Los Pinos

O Complexo Cultural de Los Pinos, anteriormente Residência Oficial de Los Pinos, foi a residência oficial do presidente do México. Localizada dentro do Bosque de Chapultepec no centro da Cidade do México, foi utilizada como residência oficial de 1934, quando Gen. Lázaro Cárdenas tornou-se o primeiro a residir lá, até novembro de 2018.

Mastermind

O Mastermind (no Brasil Senha) é um jogo de tabuleiro inventado por Mordechai Meirowitz e distribuído inicialmente pela Invicta Plastics. Publicado em 1971, o jogo vendeu mais de 50 milhões de tabuleiros em 80 países, tornando-se o mais bem sucedido novo jogo da década de 1970. Atualmente, no Brasil é vendido pela Grow com o tabuleiro preto e cinza, e os pinos do jogo em azul, amarelo, verde, vermelho, rosa, roxo e laranja

Pin grid array

O Pin Grid Array ou PGA é um tipo de encapsulamento usado em circuitos integrados, particularmente microprocessadores.

Pinball

Pinball ou flíperama é um jogo eletromecânico onde o jogador manipula duas ou mais 'palhetas' de modo a evitar que uma ou mais bolas de metal (geralmente mais bolas aparecem em "modos missão no jogo")caiam no espaço existente na parte inferior da área de jogo. A bola, quando entra em contato com certos objetos espalhados pela área de jogo, aumenta a pontuação do jogador.

As primeiras máquinas eram mecânicas e ao longo das décadas foram se sofisticando. Na segunda metade dos anos 70, incorporaram importantes avanços, passando a apresentar painéis de pontuação digitais (displays de LEDs), efeitos sonoros e visuais mais interessantes e maior complexidade de jogo. No início dos anos 80, passaram a incorporar fala sintética.

A Taito foi uma notável fabricante de máquinas de pinball. São exemplos Shock (1979), Meteor (1980), Fire Action e Cavaleiro Negro (1981), Sure Shot, Hawkman, Oba Oba, Titan, Vortex, Rally, em meio a tantas outras.

Outras fabricantes importantes foram a Gottlieb, a Williams, a Flippermatic, LTD, Data East (que mais tarde tornou-se Sega Pinball), Capcom e a Stern.

Nos anos 80, os chamados fliperamas (casas de jogos eletrônicos) eram uma coqueluche nos centros das grandes cidades. Aos poucos, a reputação destas casas (outrora ruim) foi melhorando e elas invadiram os shoppings centers e endereços mais nobres.

Hoje, no início do Século XXI, ainda que com menos glamour, as máquinas ainda existem e têm seus adeptos, mesmo com a concorrência dos jogos de computador.

RS-232

RS-232 (também conhecido por EIA RS-232C ou V.24) é um padrão de protocolo para troca série de dados binários entre um DTE (terminal de dados, de Data Terminal equipment) e um DCE (comunicador de dados, de Data Communication equipment). É comumente usado nas portas seriais dos PCs.

Soquete 478

O Soquete mPGA478 é um soquete para processadores Intel com 32 bits. Os processadores para soquete 478 tem suporte somente para memórias DDR SDRAM(133/266/333/400). Nos processadores 478, os pinos ficam nos processadores como na grande maioria deles, não é o caso do LGA775 onde os pinos se localizam na placa-mãe. Para processadores mPGA478 não existe a tecnologia dual-core, com mais de um núcleo.

Soquete AM3

O Soquete AM3 é um modelo de encaixe para processadores AMD lançado em 9 de fevereiro de 2009, como sucessor ao Soquete AM2+. O soquete possui 941 pinos, enquanto os processadores possuem 938.

Países
Hinos nacionais e
regionais de outras
entidades políticas
Organizações
internacionais

Noutras línguas

This page is based on a Wikipedia article written by authors (here).
Text is available under the CC BY-SA 3.0 license; additional terms may apply.
Images, videos and audio are available under their respective licenses.