Oeste

Oeste, símbolo O (ou W, do nome em inglês) também chamado de ocidente ou poente, para a geografia, é um dos quatro pontos cardeais da rosa dos ventos, que fica localizado à esquerda do observador, quando este se volta para o Norte.

Para a astronomia é o ponto da abóbada celeste que fica no lado do ocaso dos astros, aquele na interseção do primeiro vertical com o horizonte real.[1]

BrújulaO
O Oeste assinalado numa rosa dos ventos.

Divisão geográfica

Hemisferio Oeste
O hemisfério ocidental.

Na cartografia, por convenção, o lado oeste fica situado ao lado esquerdo dos mapas. Também pode ser chamado por Poente e Ocidente. Dividindo ao meio o planisfério pelo meridiano de Greenwich, ficam situados no hemisfério ocidental todo o continente americano e alguns países da Europa e da África.

Ver também

Referências

  1. Dicionário Aurélio, verbete "Oeste" Arquivado em 19 de agosto de 2014, no Wayback Machine..
Censo dos Estados Unidos de 1990

O Vigésimo-primeiro censo dos Estados Unidos da América, executado pelo United States Census Bureau, determinou que a população residente nos Estados Unidos em 1990 era de 248 709 873, um incremento de 9,8% face às 226 545 805 pessoas registadas durante o censo de 1980.

Censo dos Estados Unidos de 2000

O Vigésimo-segundo censo dos Estados Unidos da América, executado pelo United States Census Bureau, determinou que a população residente nos Estados Unidos em 1 de abril de 2000 era de 281 421 906, um incremento de 13,2% face às 248 709 873 pessoas registadas durante o censo de 1990. Foi a mais complexa operação censitária nos Estados Unidos até à data.A população residente dos Estados Unidos inclui a quantidade total de habitantes nos 50 estados e no Distrito de Colúmbia. Também foram contados os residentes do estado livre associado de Porto Rico, cuja população foi contada em 3 808 610, um aumento de 8,1% face a dez anos antes.

Censo dos Estados Unidos de 2010

O Vigésimo-terceiro censo dos Estados Unidos da América, executado pelo United States Census Bureau, determinou que a população residente nos Estados Unidos em 1 de abril de 2011 era de 308 745 538, um incremento de 9,7% face às 281 421 906 pessoas registradas durante o censo de 2000.A população residente dos Estados Unidos inclui a quantidade total de habitantes nos 50 estados e no Distrito de Colúmbia. Também foram contados os residentes do estado livre associado de Porto Rico, cuja população foi contada em 3 725 789, uma diminuição face a dez anos antes.

No país, a Califórnia se manteve como o estado mais populoso, com 37 253 956 habitantes, tendo o Wyoming como o estado menos populoso, com seus 563 626 habitantes. O estado com a porcentagem mais alta de crescimento foi Nevada, com um incremento de 35,1% em sua população - 702 294 habitantes desde 2000. Entretanto, o estado com o maior aumento populacional foi o Texas, que viu sua população aumentar significativos 4 293 741 em habitantes, desde o censo anterior. Michigan foi o único estado a perder população (apesar de Porto Rico também ter tido uma diminuição populacional relevante), e o Distrito de Columbia viu seu primeiro ganho de população desde 1950.

Divinópolis

Divinópolis é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Polo do Oeste de Minas e também a maior cidade da Mesorregião do Oeste de Minas e da microrregião de mesmo nome. Está localizada próxima à região metropolitana de Belo Horizonte e distante a cerca de 120 quilômetros da capital do estado. Limita-se ao norte com Nova Serrana, ao noroeste com Perdigão, a oeste com Santo Antônio do Monte, a sudoeste com São Sebastião do Oeste, ao sul com Cláudio e a leste com Carmo do Cajuru e São Gonçalo do Pará, sendo cortada por dois rios: Rio Itapecerica e Rio Pará.

Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população é de 234.937 habitantes em 2017, sendo o mais populoso município da Mesorregião do Oeste de Minas e o 12ª mais populoso do estado de Minas Gerais, ocupando uma área de pouco mais de 708 quilômetro quadrados. A cidade é reconhecida como pólo da moda do estado de Minas Gerais, devido à alta concentração de indústrias do ramo confeccionista e têxtil.

Geografia da França

A França é um país da Europa Ocidental, fazendo fronteira com o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo. Ao Oeste se tem a Baía da Biscaia; ao norte o Canal da Mancha e o Mar do norte; ao sudoeste a Espanha; ao nordeste a Bélgica, Alemanha e Luxemburgo, ao leste a Suíça, ao sudeste a Itália e a Noroeste o Reino Unido.

Geografia dos Estados Unidos

A geografia dos Estados Unidos é extremamente diversificada, em parte, por causa da grande extensão territorial do país, que é o quarto maior do mundo. Os Estados Unidos compreendem grande parte da América do Norte, limitando a norte com o Canadá, a leste com o oceano Atlântico, a sul com o golfo do México e com o próprio México, e a oeste com o oceano Pacífico.

O país possui grandes florestas temperadas na costa leste e noroeste, pantanais na Flórida, grandes planícies e o sistema fluvial do Mississippi-Missouri na região central, as Montanhas Rochosas a oeste das planícies, desertos e zonas costeiras a oeste das Montanhas Rochosas e florestas úmidas temperadas no noroeste da costa do Pacífico. As regiões árcticas do Alasca e as ilhas vulcânicas do Havaí aumentam ainda a diversidade geográfica e climática.

O mapa político dos Estados Unidos está dividido em três distintas seções: O Alasca, conectado em terra apenas com o Canadá, à leste; o Havaí, um arquipélago localizado no meio do Oceano Pacífico, e os Estados Unidos Continental, que compreende os 48 Estados localizados na América do Norte que possui uma área de 7 824 535,379 km².

E também o país foi colonizado pela Inglaterra, ou seja, os ingleses, de onde vem a tradicional língua inglesa americana.

Linha 3 do Metrô de São Paulo

A Linha 3–Vermelha do Metrô de São Paulo compreende o trecho da rede metropolitana definida entre as estações Palmeiras–Barra Funda e Corinthians–Itaquera. Antigamente chamava-se Linha Leste–Oeste. A Linha 3 é a mais movimentada do sistema.

Lista de mesorregiões e microrregiões de Minas Gerais

Esta é a lista de mesorregiões e microrregiões de Minas Gerais, estado brasileiro da Região Sudeste do país. O estado de Minas Gerais foi divido geograficamente pelo IBGE em 12 mesorregiões, que por sua vez abrangiam 66 microrregiões, segundo o quadro vigente entre 1989 e 2017.Em 2017, o IBGE extinguiu as mesorregiões e microrregiões, criando um novo quadro regional brasileiro, com novas divisões geográficas denominadas, respectivamente, regiões geográficas intermediárias e imediatas.

Lista de mesorregiões e microrregiões de Santa Catarina

Esta é a lista de mesorregiões e microrregiões de Santa Catarina, estado brasileiro da Região Sul do país. O estado de Santa Catarina foi divido geograficamente pelo IBGE em seis mesorregiões, que por sua vez abrangiam 20 microrregiões, segundo o quadro vigente entre 1989 e 2017.Em 2017, o IBGE extinguiu as mesorregiões e microrregiões, criando um novo quadro regional brasileiro, com novas divisões geográficas denominadas, respectivamente, regiões geográficas intermediárias e imediatas.

Longitude

Longitude, algumas vezes representada pela letra grega λ (lambda), descreve a localização de um lugar na Terra medido em graus, de zero a 180 para leste ou para oeste, a partir do Meridiano de Greenwich.Diferentemente da latitude, que tem a linha do Equador como um marco inicial natural, não há uma posição inicial natural para marcar a longitude. Portanto, um meridiano de referência tinha que ser escolhido. Enquanto os cartógrafos britânicos usavam o Meridiano de Greenwich há muito tempo, outras referências foram usadas como: El Hierro, Roma, Copenhage, Jerusalém, São Petersburgo, Pisa, Paris, Filadélfia e Washington.

Em 1884 na International Meridian Conference foi adotado o Meridiano de Greenwich como primeiro meridiano mundial.

Cada grau de longitude é subdividido em 60 minutos, e estes em 60 segundos. Uma longitude é especificada no formato graus (°) minutos (’) segundos ("). Caso a localidade esteja no oeste põe-se um sinal negativo (−) na frente da longitude. Ao invés de usar o sinal negativo, pode-se também usar as letras E e W para indicar "Leste" e "Oeste", respectivamente.

Uma longitude pode ser combinada com uma latitude para dar uma posição precisa de um lugar na Terra.

Diferentemente de um grau de latitude, que sempre corresponde a uma distância de 111,12 km, um grau de longitude varia de 0 a 111,12 km: se a distância for medida em um círculo de mesma latitude, a distância é de 111,12 km vezes o cosseno da latitude; se a distância for tirada num Círculo máximo, a distância é um pouco menor.

A longitude de um ponto pode ser determinada calculando a diferença de horário entre a localidade e o Tempo Universal Coordenado (UTC). Como um dia tem 24 horas e uma circunferência tem 360 graus, a terra se move em relação ao Sol a uma taxa de 15º por hora (360º dividido por 24 horas = 15º por hora). Para realizar esse cálculo, é necessário um relógio marcando o UTC, e determinar o horário local mediante observações astronômicas. Um exemplo é verificar a diferença entre a UTC (corrigido pela equação do tempo), e o meio dia local, determinado pelo momento em que a sombra de uma barra vertical está na direção norte - sul.

Mesorregiões e microrregiões do Brasil

As mesorregiões e microrregiões do Brasil constituíram a divisão geográfica regional do país vigente entre 1989 e 2017, segundo a composição elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram substituídas, respectivamente, pelas regiões geográficas intermediárias e imediatas, com a revisão da divisão regional brasileira em 2017.

Oceano Atlântico

O oceano Atlântico é o segundo maior oceano em extensão, com uma área de aproximadamente 106.400.000 km², cerca de um quinto da superfície da Terra. É o oceano que separa a Europa e a África a Leste, da América, a Oeste. Seu nome deriva-se de Atlas, uma divindade da mitologia grega. É por isso que, às vezes, o oceano Atlântico é referido como "mar de Atlas". A menção mais antiga sobre seu nome é encontrada em Histórias, de Heródoto, por volta de 450 a.C. Antes de os europeus descobrirem outros oceanos, o termo "oceano" foi sinônimo de todas as águas que circundam a Europa Ocidental e que os gregos acreditavam ser um grande rio que circundava toda a Terra. Esta denominação desapareceu, no entanto, na Idade Média, altura em que se utilizava o nome de "mar Ocidental" ou "mar do Norte" (que hoje designa uma parte do Atlântico, o mar do Norte). O responsável pelo reaparecimento do nome "Atlântico", foi o geógrafo Mercator ao colocá-lo no seu célebre mapa do mundo em 1569. A partir deste momento a nomenclatura da idade média foi gradualmente sendo substituída por este nome, que subsistiu até os nossos dias.O oceano Atlântico apresenta uma forma semelhante à letra S. Sendo uma divisão das águas marítimas terrestres, o Atlântico é ligado ao oceano Ártico (que em algumas vezes é referido como sendo apenas um mar do Atlântico), a norte, ao oceano Pacífico, a sudoeste, e ao oceano Índico, a sudeste, e ao oceano Antártico, a sul. (Alternativamente, ao invés do oceano Atlântico ligar-se com o oceano Antártico, pode-se estabelecer a Antártida como limite sul do oceano, sob outro ponto de vista). A linha do Equador divide o oceano em Atlântico Norte e Atlântico Sul. Com um terço das águas oceânicas mundiais, o Atlântico inclui mares como o Mediterrâneo, o mar do Norte, o Báltico e o mar das Caraíbas (Caribe).

Oeste Futebol Clube

O Oeste Futebol Clube (acrônimo: OFC), também conhecido como Oeste ou, anteriormente, Oeste de Itápolis, é um clube de futebol brasileiro com sede atual na cidade de Barueri, no estado de São Paulo. Tem sua fundação datada de 25 de janeiro de 1921, idealizada por dois irmãos do Rio de Janeiro. O nome do clube faz homenagem a região centro-oeste em que se situa Itápolis, cidade sede da fundação do clube.

A história do Oeste contém alguns hiatos de inatividades em competições oficiais, obtendo uma participação isolada na terceira divisão Campeonato Paulista de 1954. O primeiro título conquistado pelo clube foi o terceiro nível do Campeonato Paulista de 1992, seguido pelas conquistas das extintas série B2 e B1 em 1997 e 1998, respectivamente. No ano seguinte, terminou a Série A3 em segundo lugar, perdendo o título para o Rio Preto. Em 2002, o Oeste venceu a série A3 e, no ano seguinte, tornou-se campeão da série A2.

Na sua primeira participação na elite do estadual, o Oeste conquistou duas vitórias, dois empates e quatro reveses, mas o clube foi punido com a perda de doze pontos por escalação irregular e terminou sendo rebaixado. Quatro anos depois retornou para a primeira divisão estadual, conquistou Campeonato do Interior de 2011 e a série C do Campeonato Brasileiro de 2012. O Oeste disputa a série B do Campeonato Brasileiro desde 2013, além do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil.

Em 2017, o Oeste mudou de Itápolis para Barueri. O clube alegou que a transferência ocorreu pela impossibilidade de atuar no estádio dos Amaros, que estava vetado para receber partidas devido a falta de laudo do Corpo de Bombeiros e ao não cumprimento das exigências da Confederação Brasileira de Futebol. A prefeitura de Itápolis, por sua vez, informou que não disponibilizava de verba para as reformas.

Ouro Preto do Oeste

Ouro Preto do Oeste é um município brasileiro do estado de Rondônia, estando a uma altitude de 259 metros e com uma população estimada em 2017 de 39.759 habitantes. Possui uma área de 1.969,85 km².

Região Centro-Oeste do Brasil

A Região Centro-Oeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo IBGE em 1969. É formada por três estados: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mais o Distrito Federal, onde se localiza Brasília, a capital do país e a cidade mais populosa da região.

Com uma área de 1 606 403,506 km², o Centro-Oeste é a segunda maior região do Brasil em superfície territorial, superada apenas pela Região Norte, sendo um pouco maior que a área do estado do Amazonas ou da Região Nordeste. Por outro lado, é a região menos populosa e possui a segunda menor densidade populacional. Por esse motivo, apresenta algumas concentrações urbanas e grandes vazios demográficos.

Das regiões brasileiras, o Centro-Oeste é a única que faz limite com todas as demais e, ao mesmo tempo, a mais interiorana do país, sendo a única que não possui litoral.

São Lourenço do Oeste

São Lourenço do Oeste é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se no noroeste da mesorregião oeste do estado. São Lourenço do Oeste foi emancipado em 26 de julho de 1958, desmembrado do município de Chapecó. Sua colonização é majoritariamente alemã e italiana.

São Miguel do Oeste

São Miguel do Oeste é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se na Mesorregião do Oeste Catarinense, na bacia hidrográfica do Rio Uruguai.

Considerada a capital do extremo oeste catarinense, distante cerca de 655 km da capital e 130 km de Chapecó, possui cerca de 40 090 habitantes. Esta é a maior cidade catarinense próximo à fronteira com a Argentina, polarizando importantes órgãos e instituições de saúde, educação etc. É muito utilizada como ponto de parada de turistas argentinos, paraguaios e chilenos que visitam as praias catarinenses ou por brasileiros a caminho das Cataratas do Iguaçu.São Miguel do Oeste foi fundado em 15 de fevereiro de 1954. A sua população é na grande maioria gaúcha, descendentes de italianos e alemães. O nome da cidade é uma mescla do nome de seu padroeiro, São Miguel Arcanjo, e do nome do distrito que deu origem a cidade, Vila Oeste.

África Ocidental

A África Ocidental é uma região do oeste da África. Inclui os países na costa oriental do Oceano Atlântico e alguns que partilham a porção ocidental do deserto do Saara.

Os países que são normalmente considerados parte da África Ocidental são:

Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.Os países insulares desta região e alguns do Golfo da Guiné, normalmente considerados parte da África Central, são para alguns efeitos, incluídos nesta sub-região:

Camarões, Chade, República do Congo, Guiné Equatorial, Gabão e São Tomé e Príncipe.Antigas fronteiras coloniais formaram a base das atuais fronteiras entre estes países, muitas vezes dividindo culturas e etnias entre vários países, bem como agrupando culturas e etnias diferentes em um mesmo país.

A sub-região que estabelece a transição entre o deserto do Saara e a região equatorial é denominada Sahel.

Ásia Central

A Ásia Central é uma região que compreende as estepes, montanhas e desertos entre o leste do mar Cáspio e o centro-oeste da China, entre o norte do Irão e Afeganistão, e o sul da Sibéria, porém nunca houve uma demarcação oficial da área. As mudanças constantes de clima na região forçaram grandes movimentos migratórios de seus habitantes, o que trouxe tribos indo-europeias e hunos para o oeste, arianos e turcos para o norte, entre outros.

A Ásia Central raras vezes esteve unificada sob um governo central. Tal fato ocorreu durante o período de dominação mongol no século XIII.

Pontos cardeais
Pontos colaterais
Pontos subcolaterais
Ver também

Noutras línguas

This page is based on a Wikipedia article written by authors (here).
Text is available under the CC BY-SA 3.0 license; additional terms may apply.
Images, videos and audio are available under their respective licenses.