Leilão

O leilão ou hasta é uma modalidade de negociação, muito difundida em órgãos públicos e empresas privadas, além de lotas de pesca, na qual a venda e a compra solicitadas pela oferta e a procura de bens ou serviços se encontram de maneira simples e rápida.

No caso de leilões públicos de venda, o leiloeiro irá ler as condições de venda descritas no catálogo, as quais deverão ser acompanhadas por todos os compradores. O leiloeiro é um agente público, pertencente à categoria ficação doutrinária do Direito Administrativo Brasileiro.

Em seguida os lotes em leilão serão anunciados um a um. Assim que o lote de interesse da pessoa for anunciado, ela deverá levantar a mão para dar um lance (se necessário falando ao leiloeiro o valor do seu lance).

Lote é um conjunto formado de um ou mais bens que serão leiloados. No caso de leilão de veículos, um lote pode ser formado por apenas um automóvel, enquanto em um leilão de materiais um lote pode ser constituído por um conjunto de motores e peças diversas.

Caso existam mais pessoas interessadas no mesmo lote inicia-se uma disputa para decidir quem dará o maior lance começando com o lance minimo. É basicamente uma disputa de "quem dá mais" (NBS).

Lance mínimo é o menor preço para que um determinado lote seja vendido, se o lance mínimo não for atingido será aceito um lance condicional, "lance condicional" é o termo utilizado quando o maior lance ofertado por um bem leiloado não atinge o valor mínimo de venda exigido por seu vendedor (arrematante).

Auction
Leilão de carrinhos de corrida em Cheviot, Ohio, 2004.

Teoria dos leilões

Leilaodevenda
Leilão de venda
Leilaodecompra
Leilão de compra
Leilaoduplo
Leilão duplo: agentes identificados
Leilaoduplo2
Leilão duplo: agentes não identificados

A teoria dos leilões é um ramo da Teoria dos jogos que estuda o comportamento dos participantes de leilões, bem como as diversas possibilidades de formatação destes mecanismos.

O leilão é um mecanismo econômico de negociação definido por uma série de regras para especificar a forma de determinação do vencedor e quanto este deve pagar. Uma característica marcante para os leilões é a presença de assimetria de informações, que faz com que a caracterização deste mecanismo se torne necessária, uma vez que diferentes tipos de leilões podem levar a resultados divergentes.

Os leilões podem ser definidos quanto à sua natureza (oferta, demanda ou duplo), forma como os lances são oferecidos (aberto ou fechado) e método de determinação do preço de fechamento (primeiro ou segundo preço). Além disso, pode ou não possuir preço de reserva, que é o menor lance válido para participação no leilão. O preço de reserva é usado apenas em casos onde compradores/vendedores especificam preços, acima/abaixo do qual não estão dispostos a negociar.

Leilões podem ainda ser usados sequencialmente (multi-round), por meio de procedimento interativo de atualização dos lances a cada interação. Alguns economistas acreditam que leilões sequenciais permitam que participantes alcancem um despacho final adequado com respeito à operação e rentabilidade. As maiores desvantagens desse leilão são o risco de colusão e a dificuldade de implementação. Leilões sequenciais são usados no National Electricity Market (NEM) da Austrália e no New Zealand Electricity Market (NZEM).

Quanto à definição dos leilões, tem-se:

  • Natureza: É determinada através do papel exercido pelos distintos grupos de participantes (compradores e vendedores) no leilão. Essa característica permite diferenciar leilões como sendo de oferta, de demanda ou duplo.
    • Oferta: Vendedores ofertam um bem que o comprador pretende adquirir pelo menor preço. O preço do produto leiloado é determinado pelos vendedores. O demandante pode fixar um preço de reserva acima do qual o bem não é adquirido e vence o participante que fizer o menor lance de oferta.
    • Demanda: Compradores fazem lance de demanda para comprar um bem que o vendedor pretende disponibilizar pelo maior preço. Vence o participante que fizer o maior lance de demanda, desde que seu lance seja maior do que o preço de reserva.
    • Duplo: Vendedores fazem lances de oferta e compradores fazem lances de demanda simultaneamente. O preço de fechamento deste leilão é estabelecido no intervalo entre os lances de oferta e demanda, dependendo das regras estabelecidas. O leilão duplo pode ser caracterizado pela existência ou não de agentes identificados, ou seja, os agentes podem negociar entre si ou por intermédio de um leiloeiro.
  • Forma: A forma de um leilão estabelece a característica que determina como são realizados os lances. A divisão quanto à forma dá-se entre leilão aberto ou fechado.
    • Aberto: Preço do bem leiloado é determinado através de um processo dinâmico de estabelecimento do lance vencedor. Este processo dinâmico pode ocorrer de forma ascendente ou descendente.
      • Ascendente (leilão inglês): Quando os lances são realizados sequencialmente, cada um deles melhorando o lance imediatamente anterior temos o chamado leilão aberto ou Inglês. Os lances são descendentes no leilão de oferta e ascendentes no leilão de demanda. Neste leilão, o preço pode ser anunciado pelo vendedor (relógio, onde o valor do lance para o produto é alterado com o passar tempo) ou pelos compradores interessados. A negociação se encerra quando a quantidade demandada pelos agentes remanescentes no leilão se torna inferior à oferta ou com o tempo máximo para negociações alcançado. Este leilão permite que o valor de oportunidade de cada participante seja confrontado com o dos demais. Um forte argumento a favor da utilização do leilão Inglês é sua simplicidade estratégica, uma vez que os participantes não necessitam de considerações complexas para determinar sua estratégia de atuação. Existem, porém, algumas características negativas relacionadas a este tipo de leilão. Uma é a natureza em tempo real do leilão, produzindo custos de transação relativamente altos quando comparados ao leilão fechado. Além disso, este tipo de leilão, quando aplicado ao despacho de sistemas elétricos, não revela a curva da oferta para geradores remanescentes no mercado.
      • Descendente (leilão holandês): O leiloeiro inicia o leilão com um valor extremamente alto e reduz o mesmo continuamente. O primeiro agente a aceitar o lance corrente obtém o item. Um lance equivalente ao valor de oportunidade do agente maximiza sua probabilidade de sucesso na transação, sendo seu benefício (diferença entre o valor de oportunidade e o preço de fechamento) nulo. A possibilidade de aumento de ganhos cresce à medida que o preço é reduzido. O leilão Holandês requer uma avaliação do mercado e do valor do bem leiloado. Negligenciar esta avaliação ex-ante aumenta a chance do agente não realizar negócio.
    • Fechado: Os lances são apresentados simultaneamente ao leiloeiro em envelopes fechados. Ganham os participantes que fizeram os melhores lances, desde que o preço de reserva tenha sido alcançado. A preferência de alocação das unidades leiloadas é para os agentes com melhores lances de preço, até que estas unidades se esgotem. Este leilão exige que cada participante faça o lance considerando exclusivamente seu valor de oportunidade, pois ele somente toma conhecimento dos demais lances quando o leilão está encerrado. Esta forma de leilão faz com que ofertantes submetam lances de preço iguais ao seu custo e lances de quantidade equivalentes à sua capacidade. Afirmam ainda que, na prática, é responsável pelo aumento do preço da eletricidade e redução da eficiência do leilão com relação ao leilão teórico.
  • Preço de fechamento/Preço de fecho: O preço de fechamento impõe regras para determinação do valor pelo qual o bem leiloado é negociado. Em um leilão, o preço de fechamento pode ser definido como sendo uniforme ou discriminatório.
    • Uniforme: Este é o tipo de preço de fechamento mais utilizado em leilões para comercialização de energia elétrica, tendo sido usado nos leilões de venda, compra, excedentes e certificados. Em um leilão uniforme, todos os agentes vencedores pagam o mesmo preço, independentemente do valor de seus lances. O preço uniforme pago por todas as unidades adquiridas é igual ao primeiro lance de preço rejeitado. Os leilões de preço uniforme (de oferta ou demanda) podem ser de:
      • Primeiro-preço: Ganha o participante que fizer o melhor lance, onde o preço de liquidação corresponde ao lance ganhador. É o tipo de leilão preferido pelos vendedores, uma vez que tende a gerar preços superiores ao valor ótimo:
      • Segundo-preço (Vickrey): Vence o participante que fizer o melhor lance, sendo o preço de liquidação correspondente ao melhor lance perdedor. Apesar de muito recomendado pelos economistas, o leilão de segundo preço tem sido raramente posto em prática, ao menos em casos de leilão multi-item. Leilões de segundo-preço podem ser facilmente manipulados pela solicitação, por parte do leiloeiro, de lances-fantasma próximos ao maior lance submetido. Leilões de segundo-preço tendem a ter seu preço de fechamento inferior ao preço ótimo devido à falta de conhecimento, por parte dos compradores, de que a estratégia dominante é dar um lance igual ao valor de oportunidade. Este leilão é incentivador (incentive compatible), uma vez que leva os agentes participantes a apregoar lances equivalentes a sua valoração real do item.
    • Discriminatório (Yankee): Cada agente vencedor paga o valor de seu lance pelo produto requerido. Este leilão tende a desencorajar a utilização de poder de mercado através de uma maior visibilidade de preços. O leilão discriminatório também tem o potencial de reduzir casos de retenção estratégica de capacidade, acentuando a confiança no sistema. Este formato de modelo (pay-as-bid) foi adotado pela Inglaterra e pelo País de Gales após as reformas de março de 2001 no setor elétrico. Autoridades regulatórias Britânicas acreditavam que leilões de preço uniforme eram mais sujeitos à manipulação estratégica por parte de grandes negociadores que leilões de preço discriminatório. Além disso, esperavam que este novo formato trouxesse reduções nos preços de energia no atacado.

Teorema da equivalência de receitas

O teorema da equivalência de receitas é o principal teorema da teoria dos leilões e, segundo ele, sob certas condições, todos os tipos de leilão geram a mesma receita esperada. As condições para verificação desta característica são a existência compradores neutros ao risco com avaliações privadas geradas a partir de variáveis independentes e identicamente distribuídas (iid). Assim, qualquer mecanismo, no qual os vencedores sejam os agentes com maior valor esperado para o produto e qualquer agente com a menor valoração espera zero de excedente, resulta em compradores realizando o mesmo pagamento esperado. Estas características indicam o funcionamento de um leilão ótimo para o caso geral. Assim, dadas estas premissas, qualquer leilão é vencido pelo agente com maior valoração do objeto.

Regras de conduta internacionais em oferta pública

Não é uniforme o comportamento esperado das pessoas em um leilão presencial que deve forçosamente ter mais de 1(um) agente, se - não não se trata de leilão; muitas das regras de conduta são são as mesmas de qualquer evento social, todavia esperam-se alguns comportamentos mínimos e há algumas considerações a se ter em mente para participar de um leilão:

  1. Não é necessário convite. O leilão é público e deve ser acessível aos cidadãos interessados. Ele tem a necessidade jurídica de ser aberto a qualquer eventual comprador - todavia pode ser necessária a democratização desse evento segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) leilão Público Internacional, bem como a qualificação prévia por meio de inscrição ou outros critérios segundo o montante ideal para a oferta, que seja acessível ao maior número possível de agentes".
  2. Em caso de interesse real, seja para aprender sobre o conteúdo do pregão ou para comprar, visite antecipadamente a exposição e tome as informações sobre os lotes antecipadamente e democraticamente acessíveis ao maior número de pessoas/agentes possível.
  3. Vista-se de acordo com o ambiente, a hora e o público do evento.
  4. Pontualidade; esta regra básica de qualquer evento social. Quem chega tarde pode simplesmente perder a oportunidade para outro interessado.
  5. Cadastre-se, se pretende fazer lance em alguma peça ou se desejar receber os convites posteriores em casa.
  6. Evite o álcool, principalmente se pretende fazer alguma compra! Em muitos leilões são oferecidas bebidas, mas a sobriedade é aconselhável ao bom negócio.
  7. Ao fazer um lance, deixe clara sua oferta ao leiloeiro, procurar ser discreto para o público e visível para o pregoeiro.
  8. Faça apenas lances adequados ao valor do lote, mesmo que o leiloeiro deixe em aberto. Lance pequeno demais é ignorância ou insulto.
  9. Suba a oferta de acordo que o que estiver sendo praticado.
  10. Não faça um lance além de suas posses. O lance no leilão tem o valor de um contrato firmado perante a autoridade que oferece ao mercado e essa deve fracionar o lote obrigatoriamente, sob pena da lei ( perigo da chamada corrupção): o leiloeiro - agente independente, que é um funcionário independente - das - partes, e/ou seu representante tem função pública - isenta, e é como tal se o contrato fosse registrado em cartório.

Ver também

Ligações externas

Agência Nacional de Telecomunicações

A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) foi criada pela Lei 9.472, de 16 de julho de 1997 – mais conhecida como Lei Geral de Telecomunicações (LGT), sendo a primeira agência reguladora a ser instalada no Brasil, em 5 de novembro daquele mesmo ano.

A criação da Anatel fez parte do processo de reformulação das telecomunicações brasileiras iniciado com a promulgação da Emenda Constitucional 8/1995, que eliminou a exclusividade na exploração dos serviços públicos a empresas sob controle acionário estatal, permitindo a privatização e introduzindo o regime de competição. O Estado passava da função de provedor para a de regulador dos serviços.

De acordo com o planejamento estratégico da Anatel para o período 2015 a 2024, sua missão é "regular o setor de telecomunicações para contribuir com o desenvolvimento do Brasil."A Agência é uma autarquia administrativamente independente, financeiramente autônoma, não subordinada hierarquicamente a nenhum órgão de governo. Última instância administrativa, as decisões da Anatel só podem ser contestadas judicialmente. As normas elaboradas pela Agência são antes submetidas a consulta pública, seus atos são acompanhados por exposição formal de motivos que os justifiquem. Em determinados casos são promovidas audiências públicas para a manifestação presencial da sociedade. As atas de reuniões e os documentos relativos às decisões do Conselho Diretor e à atuação da Anatel encontram-se disponíveis ao público na Biblioteca da Agência.

Banco do Estado do Amazonas

O Banco do Estado do Amazonas foi um banco estatal controlado pelo governo do estado do Amazonas e criado em 18 de dezembro de 1956 na gestão de Plínio Ramos Coelho. Foi privatizado em 24 de janeiro de 2002, através de leilão, onde foi comprado pelo Bradesco.

Christie's

A Christie's, fundada em 1766 por James Christie, é uma das empresas de arte mais importantes do mundo, com vendas em 2015 que totalizaram £ 4,8 bilhões / $ 7,4 bilhões. Christie's conseguiu criar uma rápida reputação entre as casas leiloeiras britânicas, nos anos seguintes à Revolução Francesa no que respeita ao comercio de obras de arte.

Desde Vincent Van Gogh, Pablo Picasso, Leonardo da Vinci, Rembrandt, Napoleão Bonaparte e Lady Diana, bem como obras consideradas património cultural da humanidade, razão porque é alvo de alguma contestação. Entre essas obras encontram-se objectos pré-colombianos de imenso valor cultural, que se vendem a coleccionadores particulares.

Desde o ano 1823 a sede principal se encontra em King Street. Conta com filiais em todo o mundo: Nova York, Paris, Genebra, Roma, Milão, Los Angeles, Amesterdão, Hong Kong, Singapura, Banguecoque.

Actualmente é propriedade do homem de negócios francês François Pinault.

Em 1 de janeiro de 2017, Guillaume Cerutti tornou-se director-geral da Christie's, por recomendação de Patricia Barbizet e da família Pinault. O Sr. Pinault assumiu o papel de Presidente do Conselho e da Sra. Barbizet foi nomeado vice-presidente. Sra. Patricia Barbizet, francesa, foi nomeada Chief Executive Officer da Christie’s em 2014, a primeira CEO mulher da empresa.Em 11 de maio de 2015, Les Femmes d'Alger ("Version O"), de Pablo Picasso, foi vendido por US $ 179.300.000 tornando-se a obra de arte mais cara a ser vendida em leilão na Christie’s de Nova Iorque, até então. Em novembro do mesmo ano, Nu Couché (1917-1918), de Amedeo Modigliani, foi vendido na Christie’s em Nova Iorque por $ 170.400.000, tornando-se a segunda obra mais cara vendida em leilão. Em 16 de novembro de 2017, um novo recorde foi batido: o quadro Salvator Mundi, de Leonardo da Vinci, foi levado à leilão - organizado pela Christie's Nova York - e arrematado por $450,3 milhões de dólares, o equivalente a aproximadamente R$1,5 bilhão de reais, tornando-se a obra de arte mais cara de todos os tempos.A Christie’s oferece anualmente cerca de 350 leilões em mais de 80 categorias, incluindo todas as áreas de artes plásticas e decorativas, jóias, fotografias, colecionáveis, vinhos, e muito mais. Christie’s também tem uma história longa e bem sucedida de realização de vendas privadas para os seus clientes em todas as categorias, com ênfase na arte do pós-guerra e contemporânea, impressionista e moderna, arte antiga e joalheria.

A Christie’s tem uma presença global com 54 escritórios em 32 países e 12 salas de leilão em todo o mundo, incluindo Londres, Nova Iorque, Paris, Genebra, Milão, Amsterdam, Dubai, Zurique, Hong Kong, Xangai e Mumbai. Mais recentemente, a Christie’s tem liderado o mercado com iniciativas em mercados emergentes como a Rússia, China, Índia e os Emirados Árabes Unidos, com sucesso de vendas e exposições em Beijing, Mumbai e Dubai.

== Referências ==

Companhia Energética de São Paulo

Companhia Energética de São Paulo (CESP) é produtora de energia elétrica do Estado de São Paulo, possuindo três usinas hidrelétricas integradas ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Embratel

A Embratel (nascida Empresa Brasileira de Telecomunicações) é uma participante dos mercados de voz e de dados no Brasil. Possui redes digitalizadas tanto de micro-ondas quanto de fibra óptica, assim como sete satélites de comunicação, administrados por sua subsidiária, a Embratel Star One. As ações são negociadas na Bovespa. Sua sede situa-se na cidade do Rio de Janeiro.

A empresa foi criada em 16 de setembro de 1965 pelo então presidente militar Castelo Branco, como empresa de economia mista de controle estatal. Tornou-se braço de longa distância do sistema Telebrás, criado ainda durante Regime Militar em 1972. Era a Embratel a responsável pelas comunicações via satélite no Brasil, e a expressão "via Embratel" tornou-se sinônimo de transmissões de satélite no país, especialmente através da televisão.

Em 29 de julho de 1998, durante processo de abertura e modernização das telecomunicações brasileiras, foi privatizada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Em leilão na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, foi adquirida pela empresa norte-americana MCI World Com, por 2,65 bilhões de reais, valor 47,22% acima do esperado pelo governo. Posteriormente, o nome da empresa MCI World Com foi substituído para WorldCom. Em 21 de Julho de 2002, WorldCom entrou com pedido de falência nos Estados Unidos.

Em 2004, a Embratel foi adquirida pela companhia mexicana Telmex por 400 milhões de dólares, além das dívidas em torno de 1 bilhão de dólares que foram assumidas pelos mexicanos, acumuladas desde a época que a empresa era estatal. A operação de compra pela Telmex correspondeu a praticamente a metade do valor faturado pelo governo brasileiro seis anos antes, quando vendeu para a MCI através do leilão de privatização em 1998.

Desde de novembro 2011 passou a pertencer à América Móvil, controladora da Claro e outras empresas do empresário mexicano Carlos Slim.Em janeiro de 2015, a Embratel foi incorporada sob a empresa "Claro S.A.", assim deixando de existir antigos e distintos CNPJ, permanecendo agora uma companhia aberta com uma mesma razão social, que além da Claro, mantém a marca NET e Embratel.

Estádio Joaquim Henrique Nogueira

O Estádio Joaquim Henrique Nogueira, também chamado de Arena do Jacaré, é um estádio de futebol localizado na cidade de Sete Lagoas, no estado de Minas Gerais e tem capacidade atual para 18.870 pessoas sentadas. O estádio recebeu esse nome pois foi o fazendeiro e membro de uma das mais tradicionais famílias da região - Joaquim Henrique Nogueira - quem doou o terreno onde o estádio foi construído.

Estádio do Canindé

O Estádio do Canindé (oficialmente Estádio Doutor Oswaldo Teixeira Duarte) é um estádio de futebol localizado às margens do Rio Tietê, na cidade de São Paulo e cuja propriedade é da Associação Portuguesa de Desportos, clube social-poliesportivo ligado à colônia portuguesa da capital paulista.

Estádio Érton Coelho Queiroz

O Estádio Érton Coelho Queiroz, mais conhecido como Vila Olímpica do Boqueirão, é um estádio localizado na cidade de Curitiba de propriedade do Paraná Clube e é utilizado pelos times de base do clube. Possui capacidade oficial para 10.000 pessoas (capacidade de operação conforme CNEF/CBF 2016 é de apenas 500 torcedores).

Harry Potter (prequela)

A prequela de Harry Potter, também conhecido como "A História dos Marotos", é um conto de 800 palavras, sem título, escrito pela mesma autora da série de livros Harry Potter, J.K. Rowling, em 2008. O conto fez parte de um evento de leilão de caridade, para o qual arrecadou £25.000 (libras). A curta história narra uma aventura vivida por Sirius Black e Tiago Potter, que acontece antes dos eventos da série Harry Potter.

José Malhoa

José Vital Branco Malhoa GOSE (Caldas da Rainha, 28 de abril de 1855 – Figueiró dos Vinhos, 26 de outubro de 1933) foi um pintor, desenhista e professor português.

O Grito

O Grito (em norueguês: Skrik) é uma série de quatro pinturas do norueguês Edvard Munch, 1893. A obra representa uma figura andrógina num momento de profunda angústia e desespero existencial. O plano de fundo é a doca de Oslofjord (em Oslo) ao pôr-do-Sol. O Grito é considerado uma das obras mais importantes do movimento expressionista e adquiriu um estatuto de ícone cultural, a par da Mona Lisa de Leonardo da Vinci.

A série tem quatro pinturas conhecidas: dois dos quadros da série, "A Ansiedade" e "O Desespero", se encontram na posse do Museu Munch, em Oslo, outra na Galeria Nacional de Oslo e outra em coleção particular. Em 2012, esta última tornou-se a pintura mais cara da história a ser arrematada, num leilão, por 119,9 milhões de dólares.

Os Contos de Beedle, o Bardo

Os Contos de Beedle, o Bardo é um livro de histórias infantis escrito pela autora J. K. Rowling. Ele é o mesmo livro de contos mencionado em Harry Potter e as Relíquias da Morte, o último livro da série Harry Potter.O livro foi originalmente produzido em uma edição limitada de apenas sete exemplares, cada um escrito à mão e ilustrado por J. K. Rowling. Um deles foi oferecido para leilão no final de 2007 e era esperado vender por £50.000 ($103,000, €80.000), em última análise, foi comprado por £1.950.000 ($3,98 milhões, €2.280.000) pela Amazon.com, tornando-se o preço de venda mais alto alcançado em leilão por um manuscrito literário moderno. O dinheiro ganho no leilão de o livro foi doado ao Children's High Level Group (campanha de caridade).O livro foi publicado para o público em geral no dia 4 de dezembro de 2008, com os rendimentos que vão para o Children's High Level Group.

Paul Gauguin

Eugène-Henri-Paul Gauguin (Paris, 7 de junho de 1848 — Ilhas Marquesas, 8 de maio de 1903) foi um pintor francês do pós-impressionismo.

Privatização da Telebrás

A privatização da Telebrás ocorreu por meio de leilão em 29 de julho de 1998 na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, sendo a maior privatização ocorrida no Brasil, arrecadando R$ 22,058 bilhões pelos 20% das ações em poder do governo na época.O modelo utilizado para a privatização foi concebido pelo Sérgio Motta , que ocupava o cargo de Ministro das Comunicações, mas faleceu meses antes do leilão, quando foi substituído por Luiz Carlos Mendonça de Barros.Antes da privatização, era necessário entrar em uma lista de espera de dois a cinco anos para adquirir uma linha, pagando antecipadamente quase mil e duzentos reais. Quem quisesse uma linha com instalação imediata precisava comprar de particulares, que chegavam a cobrar o preço de um automóvel por um telefone. Havia também o aluguel de linhas. Muitas localidades do Brasil não tinham nem previsão de obter o serviço. Após o processo, houve investimentos da ordem de 100 bilhões de reais pelo setor privado, que modernizou e universalizou a posse de uma linha telefônica fixa ou celular. Porém, houve aumento significativo nas tarifas dos serviços de telefonia, que chegaram a ficar mais de 5 vezes mais caras, para pagar esse investimento, além de explodirem as reclamações de usuários em relação aos serviços prestados e aos sistemas de atendimento por telefone, o que é justificado pelo aumento do número de usuários.

Renault 5

O Renault 5 foi um automóvel produzido pela Renault entre 1972 até 1996. Em 1980, foi lançado a versão R5 TURBO, com motor central 1.4 160cv, projectado para competição. Em 1985, foi lançado novo modelo, o chamado Super 5, com linhas exclusivas e mesma mecânica do seu antecessor.

No mercado português, o Renault 5 foi líder incontestado de vendas. No desporto automóvel nacional, conheceu inegável sucesso nos ralis, com as performances da equipa Renault Gest Galp com Joaquim Moutinho ao volante navegado por Edgar Fortes num Renault 5 Turbo. Posteriormente, o lançamento de um troféu monomarca, tanto em ralis como corridas de velocidade, tornaram o modelo Super 5, na sua versão 5 GT Turbo, extremamente popular.

Recentemente, a marca francesa de água gaseificada Perrier lançou o repto a três artistas urbanos franceses (JonOne, Sasu e Kobra) para redesenharem as suas latas. Como suporte a esta ação, foram criados, pelos três artistas, três art-cars baseados no Renault 5, tornando-os em verdadeiros ícones de arte e design automóvel. Estes carros foram colocados a leilão no Salão Retromobile de 2015 em Paris. A sua produção terminou em Abril de 1996.

Rijksbureau voor Kunsthistorische Documentatie

Rijksbureau voor Kunsthistorische Documentatie (RKD; literalmente, Instituto Neerlandês para a História da Arte) é o maior centro de história da arte do mundo e está situado em a Haia. O centro está especializado em documentação, arquivos e livros sobre a história da arte em Ocidente a partir da Idade Média até ao presente. Todo o seu conteúdo está aberto ao público e a maioria estão digitalizados e disponível na sua página web. O objectivo principal da instituição é recolher, classificar, e fazer investigação da arte, especialmente na pintura barroca nos Países Baixos.

Graças à disposição de bases de dados, o visitante pode investigar a vida de muitos artistas dos séculos passados. A biblioteca dispõe de perto de 450.000 títulos, dos qauis perto de 150.000 são catálogos de leilão. Há ao redor de 3.000 revistas. Ainda que muito do catálogo está em neerlandês, o formato de registo normalizado inclui uma ligação a entradas de biblioteca e imagens de obras conhecidas, que incluem títulos tanto em inglês como em neerlandês.

O RKD também gere a versão neerlandesa de Art & Architecture Thesaurus, uma enciclopédia de termos para a gestão da informação em arte e arquitetura. A versão original é uma iniciativa do Museu J. Paul Getty em Malibu (Califórnia).

== Referências ==

Rockingham Speedway

Rockingham Speedway (chamado antigamente de North Carolina Speedway e North Carolina Motor Speedway) é um complexo que envolve um circuito oval de 1.017 milha (1.636) km, um circuito misto de 1.6 milha (2.575) km e um circuito oval menor de 0.526 milha (0.847) km, localizado na cidade de Rockingham, Carolina do Norte, Estados Unidos.

Recebeu provas da Monster Energy NASCAR Cup Series e da Xfinity Series até o ano de 2004, quando foi retirado do calendário. Em 2012 recebeu uma 2ª chance da NASCAR, dessa vez recebendo provas da Camping World Truck Series e da K&N Pro Series East. Em 2014 foi retirado do calendário novamente, devido ao baixo público e a má gestão, sendo substituído pela prova de Gateway Motorsports Park, exatamente a prova que tinha substituído quando retornou ao calendário em 2012. Atualmente o circuito está à beira da falência, já foi a leilão diversas vezes nesses últimos anos.Também já serviu de cenários para filmes como Days of Thunder e Ricky Bobby.

Room at the Top

Room at the Top (bra: Almas em Leilão; prt: Um Lugar na Alta Roda) é um filme britânico de 1959, do gênero drama, dirigido por Jack Clayton, com roteiro de Neil Paterson.

Sotheby's

Sotheby's é uma sociedade de vendas por leilão com sede na cidade de Londres. A sua primeira venda foi em 11 de Março de 1744.

Noutras línguas

This page is based on a Wikipedia article written by authors (here).
Text is available under the CC BY-SA 3.0 license; additional terms may apply.
Images, videos and audio are available under their respective licenses.