Ilha de Wight

A Ilha de Wight (em inglês Isle of Wight) é uma ilha localizada a sul de Southampton, na costa sul da Inglaterra. É a maior ilha no Canal da Mancha e está separada da Grã-Bretanha pelo estreito denominado Solent. A ilha é um condado cerimonial e não-metropolitano da Inglaterra e parte integrante do Reino Unido.[1][2] Os ingleses referem-se à ilha simplesmente por The Island.

Lar dos poetas Algernon Charles Swinburne e Alfred Tennyson, e da Rainha Vitória, que construiu sua residência de verão e última casa Osborne House em East Cowes, a ilha tem tradição marítima e industrial na construção de embarcações, tomada de vela, fabricação de hidroaviões, o primeiro aerodeslizador do mundo, e os testes e desenvolvimento de foguetes espaciais da Grã-Bretanha. Abriga festivais anuais, incluindo o Bestival e o Festival da Ilha de Wight, que, em 1970, foi então o maior evento de rock já realizado.[3] Tem a vida selvagem e algumas das falésias mais ricas e pedreiras mais bem conservadas para fósseis de dinossauros na Europa.

Ilha de Wight
  Condado  
Horizonte de Ilha de Wight
Selo de Ilha de Wight

Selo
Região Sudeste da Inglaterra
Categoria Condado Cerimonial e Não-metropolitano
Sede Administrativa Newport
Distritos Ilha de Wight
Área
- Total 380 km²
População ( (2017)) (46ª posição)
 - Total 141,000
    • Densidade 368 hab./km²
(posição)
- Etnias 98,7% brancos
NUTS UKG11
Código ONS 00MW
Website http://www.iwight.gov.uk
Flag of the Isle of Wight
Bandeira da Ilha de Wight

História

Existem teorias que, durante a era neolítica, Bouldnor era um porto ocupado que apoiava o comércio com o Oriente Médio, já que o trigo estava presente há 8.000 anos atrás, centenas de anos antes de ser cultivado em toda a Europa.[4][5][6]

A ilha de Wight é rica em eventos históricos e vestígios arqueológicos. O nome Wight provém do latim Vectis (que se traduz por «alavanca») através do anglo-saxão Wiht. Parece que os Romanos a conheciam como chave para entrada na Britannia. Com a queda do império romano, foram os Jutos, vindos da Jutlândia (hoje a Dinamarca continental), que vieram colonizar a ilha e a parte do Hampshire que lhe fica em frente.

Na Idade Média, segundo a lei inglesa, os insulares tinham o dever de exercitar o tiro com arco, porque os reis viam a ilha como local de chegada de conquistadores e urgia proteger o local, para não ser usado como cabeça de ponte para atacar a metrópole. Tem por isso uma estrada militar. A ilha sucedeu do reino de Inglaterra em 1444, quando Henrique de Beauchamp, 1º duque de Warwick se fez coroar «rei da ilha de Wight» pelo soberano Henrique VI.

O Solent encontra-se rodeado de fortalezas para defesa da costa, principalmente construídas no reinado de Henrique VIII de Inglaterra.

Geografia

Isle of Wight
Compton Chine, Ilha de Wight

A Ilha de Wight tem a forma de um losango regular de 20 quilômetros de lado e uma área de 381 km². Tem o status de condado e uma população de 134 876 habitantes (2002). Sua capital administrativa é Newport, e usufrui de uma forte atividade turística graças ao seu clima.

É composta por uma grande variedade de diferentes tipos de rochas que datam do início do período Cretáceo (cerca de 127 milhões de anos atrás) até o meio do Paleogeno (cerca de 30 milhões de anos atrás). A metade norte da ilha é composta principalmente de argilas do Terciário, com a metade sul formada por rochas do Cretáceo (o giz que forma as descidas leste-oeste centrais, bem como a Alto e Baixa Greensands e os estratos de Wealden).[7]

Cidades principais

Transportes

Balsas e catamarãs conectam a Ilha de Wight com a ilha principal da Grã-Bretanha. As rotas principais são Portsmouth a Ryde, Southampton a Cowes, e Lymington a Yarmouth.

Wight
A ilha de Wight vista do espaço (STS-37).

Personalidades nascidas na ilha

Ver também

Referências

  1. Office for National Statistics (2009). «United Kingdom: Counties and Unitary Authorities» (PDF) (em inglês). Consultado em 24 de fevereiro de 2013
  2. Office for National Statistics. «Counties, Non-metropolitan Districts and Unitary Authorities» (em inglês). Consultado em 24 de fevereiro de 2013
  3. «Isle Of Wight Festival history» (em inglês). The Telegraph. 10 de junho de 2011. Consultado em 16 de junho de 2016
  4. Smith et al. 2015, Oliver (27 de fevereiro de 2015). «Sedimentary DNA from a submerged site reveals wheat in the British Isles 8000 years ago». Science (em inglês). 347 (6225): 998–1001. PMID 25722413. doi:10.1126/science.1261278
  5. Cunliffe, Barry (2008). «Britain and the continent: networks of interaction." A Companion to Roman Britain». John Wiley & Sons (em inglês): 1–11
  6. Balter, Michael (26 de fevereiro de 2015). «DNA recovered from underwater British site may rewrite history of farming in Europe» (em inglês). Science. Consultado em 16 de junho de 2016
  7. Hopson, P. (2011). «The geological history of the Isle of Wight: an overview of the 'diamond in Britain's geological crown'» (PDF). Proceedings of the Geologists' Association (em inglês). 122 (5): 745–763. doi:10.1016/j.pgeola.2011.09.007

Ligações externas

Arthur Percy Morris Fleming

Arthur Percy Morris Fleming (Newport, Ilha de Wight, 16 de janeiro de 1881 – Bonchurch, Ilha de Wight, 14 de setembro de 1960) foi um engenheiro eletricista inglês.

Canal da Mancha

O canal da Mancha é um braço de mar que faz parte do oceano Atlântico e que separa a ilha da Grã-Bretanha do norte da França e une o mar do Norte ao Atlântico.Em francês ele é chamado La Manche (A Manga), em alemão Der Ärmelkanal (O Canal da Mancha) e em inglês English Channel ("Canal Inglês"). Mancha é derivado de 'Manche', em francês, que foi traduzido erroneamente para 'Mancha' por portugueses e espanhóis. Em francês 'Manche' não quer dizer "Mancha", mas "Manga" (peça do vestuário), em português e espanhol.

O canal tem aproximadamente 563 km (350 milhas) de comprimento e sua parte mais larga é de 240 km (150 milhas). Seu ponto mais estreito (o estreito de Dover) tem apenas 33 km (c. 20 milhas), de Dover até o cabo Gris Nez. Neste ponto mais estreito do canal, é comum aventureiros de diversas nacionalidades tentarem fazer a travessia do canal a nado, inclusive com algumas tentativas resultando em morte, como foi o caso da brasileira Renata Agondi. A profundidade do Canal da Mancha varia de 120m na porção ocidental até 45m na oriental.

A circulação marítima no canal da Mancha é uma das mais intensas do mundo, com mais de 250 navios por dia. A essa circulação intensa há que somar a dos ferries que ligam a França à Grã-Bretanha por via marítima. Atualmente, o Eurotúnel constitui uma excelente e rápida alternativa de viagem.

Devido à utilização das mais avançadas técnicas de engenharia é praticamente impossível a presença de acidentes.

As Ilhas do Canal ou Channel Islands localizam-se no interior do canal da Mancha, próximas ao lado francês. A ilha de Ouessant ou a ponta de Corsen constituem os pontos de referência da extremidade ocidental do canal. Outras ilhas no canal da Mancha incluem a Ilha de Wight próxima ao lado britânico, e o famoso monte Saint-Michel.

O departamento francês da Mancha, que incorpora a península do Cotentin, que avança em direção ao canal, tem esse nome devido à região marítima circunvizinha.

Clyde Purnell

Clyde Honeysett Purnell (Ilha de Wight, 14 de maio de 1877 - 14 de agosto de 1934) foi um futebolista inglês que competiu nos Jogos Olímpicos de 1908, sendo campeão olimpico.Clyde Purnell pela Seleção Britânica de Futebol conquistou a medalha de ouro em 1908. .

Cowes

Cowes é uma cidade portuária e paróquia civil da Ilha de Wight, na Inglaterra. Está localizada na margem do estuário do rio Medina de frente para a pequena cidade de East Cowes, localizada na margem oposta. As duas cidades estão ligadas pela Cowes Floating Bridge.

Sua população, de acordo com o censo de 2001, era de 9.663 habitantes.

Cowes sedia uma importante regata, que leva o nome da cidade (Cowes Week) e que ocorre anualmente na primeira semana de agosto.

Festival da Ilha de Wight

O Festival da Ilha de Wight (The Isle of Wight Festival) é um festival musical que acontece anualmente na Ilha de Wight, Inglaterra. Foi realizado originalmente entre 1968 e 1970, respectivamente em Ford Farm (próximo a Godshill), Wootton e Afton Down (próximo a Freshwater). A edição de 1970 foi de longe a maior e mais famosa dos primeiros festivais desse estilo.

O evento foi retomado em 2002 no Seaclose Park, um local de recreação nos arredores de Newport. Tem sido realizado anualmente desde então.

Futebol independente da FIFA

A FIFA é a entidade governamental internacional do futebol, encarregada por supervisionar este esporte em todo o mundo e realizar partidas representativas internacionais. No entanto, alguns torneios ocorrem fora da sua ratificação. Isso geralmente consiste em partidas envolvendo entidades subnacionais, como ilhas, colônias ou regiões autônomas. As partidas representativas também ocorrem envolvendo estados com reconhecimento internacional limitado que não podem se qualificar para a afiliação à FIFA. Há também um número limitado de estados cujas equipes representativas não estão afiliadas à FIFA. Historicamente, várias competições ocorreram fora dos seus auspícios.

Geografia da Inglaterra

A Inglaterra compreende na maior parte do centro e sul da ilha da Grã-Bretanha, ocupando dois terços da mesma, além de possuir uma série de pequenas ilhas das quais a maior delas é a Ilha de Wight. A Inglaterra faz fronteira com a Escócia ao norte e com o País de Gales ao oeste. O leste e sul são banhados pelo Oceano Atlântico. A Inglaterra é o país mais próximo da Europa continental na com apenas 52 km de distância da França pelo Canal da Mancha. O Eurotúnel, localizado perto de Folkestone, une a Inglaterra à Europa continental pelo tráfego terrestre. A fronteira entre Inglaterra e França está indicada dentro do túnel.Grande parte do terreno da Inglaterra consiste em colinas, sendo mais montanhosa no norte do país, onde a cadeia de montanhas Peninos divide o leste do oeste. Outras áreas montanhosas no norte e nas midlands incluem o Lake District, North York Moors e Peak District. A linha divisora entre tipos de terreno é indicada pela Tees-Exe, uma linha imaginária que passa entre as áreas de alta e baixa altitude do país. Ao sul dessa linha, há grandes áreas de terra plana, com destaque para a Anglia Oriental, embora também exista áreas montanhosas como Cotswolds e Chilterns.

O maior porto natural da Inglaterra está localizado em Poole, na costa sul-central.

George Temple

George Frederick James Temple (Londres, 2 de dezembro de 1901 — Ilha de Wight, 30 de janeiro de 1992) foi um matemático, físico e monge britânico.

John Milne

John Milne (Liverpool, 30 de dezembro de 1849 — Ilha de Wight, 31 de julho de 1913) foi um geólogo e engenheiro inglês.

Desenvolveu o sismógrafo horizontal.

Jutos

Os jutos foram um povo germânico que, ao que se pensa, teve origem na Jutlândia, na moderna Dinamarca, e em parte da costa frísia. Os jutos, com os anglos, os saxões e os frísios, estiveram entre os povos germânicos que atravessaram o mar do Norte para assolar e mais tarde invadir a Inglaterra, do século IV em diante. De acordo com o Venerável Beda, eles acabaram por se fixar em Kent, Hampshire e na ilha de Wight. Existem vários topónimos que comprovam a presença de jutos na área, como Ytene que, segundo Florence de Worcester, era o nome contemporâneo da New Forest.

Embora a sua influência possa ser constatada em Kent até os dias de hoje (e.g., a prática do gavelkind), os jutos em Hampshire e na Ilha de Wight desapareceram, deixando apenas traços de sua ocupação. Os jutos que permaneceram no seu território original tornaram-se a população da moderna Jutlândia.

Live at the Isle of Wight Festival 1970

Live at the Isle of Wight Festival 1970 é um álbum ao vivo do The Who, gravado no Festival da Ilha de Wight em 29 de agosto de 1970 e lançado pela Sony em 1996 juntamente com um vídeo em VHS, que foi relançado em DVD em 1998 e em versão remasterizada em 2004.

Live at the Isle of Wight Festival 1970 (filme)

Live at the Isle of Wight Festival 1970 é um filme da banda de rock britânica The Who, apresentando um registro incompleto do concerto realizado no terceiro Festival da Ilha de Wight, em 30 de agosto de 1970. Lançado originalmente em VHS em 1996, foi relançado em DVD em 1998 e 2000.

Newport

Newport pode se referir a:

Localidades na AustráliaNewport (Nova Gales do Sul)Localidades nos EUANewport (Arkansas)

Newport (Carolina do Norte)Newport (Carolina do Sul)

Newport (Delaware)

Newport (Indiana)

Newport (Kentucky)

Newport (Maine)

Newport (Michigan)

Newport (Minnesota)

Newport (Nova Hampshire)

Newport (Nova Iorque)

Newport (Oregon)

Newport (Pensilvânia)

Newport (Rhode Island)

Newport (Tennessee)

Newport (Vermont)

Newport (Washington)

Newport (Wisconsin)

Newport Beach

Newport News

New Port RicheyLocalidades no Reino UnidoNewport (Cornualha) - na Inglaterra

Newport (Ilha de Wight) - na Inglaterra

Newport (Shropshire) - na Inglaterra

Newport Pagnell - na Inglaterra

Newport (País de Gales) - no País de Gales

Newport (Pembrokeshire) - no País de Gales

Newport-on-Tay - na EscóciaLocalidades na IrlandaNewport (Condado de Mayo)

Newport (Condado de Tipperary)Lugares fictíciosCidade de New Port - megacidade fictícia da série Ghost in the ShellNaviosUSS Newport (LST-1179)

USS Newport News (SSN-750)

Newport (Ilha de Wight)

Newport é a capital da Ilha de Wight, localizada ao sul da costa da Inglaterra.

Osborne House

Osborne House é uma ex-residência real localizada em East Cowes, Ilha de Wight, no Reino Unido. Casa foi construída entre 1845 e 1851 para a rainha Vitória e seu marido o príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gota como uma casa de verão e retiro. O próprio Alberto projetou a o edifício no estilo de um palácio renascentista italiano, enquanto o arquiteto Thomas Cubitt realizou a construção. Uma antiga casa menor que ficava no local foi demolida a fim de abrir espaço para a casa mais nova e bem maior, porém o pórtico original de entrada e o portão para o jardim permaneceram de pé.

Portsmouth

Portomua (Portsmouth) /ˈpɔərtsməθ/ é uma cidade portuária do condado de Hampshire, na Inglaterra. Localiza-se no sul do país. A sua aglomeração urbana conta com 735 mil habitantes, incluindo a vizinha cidade de Southampton.

A cidade foi por muitos anos uma base da Marinha Real Britânica.

Portsmouth, conhecida popularmente como Pompey, ou Portomua em português, localiza-se na ilha Portsea, frente à ilha de Wight no Solent, estreito no Canal da Mancha, que por sua vez forma a ria natural de Portsmouth Harbour, formação favorável para o refúgio e atividades marítimas que moldaram a história da cidade.

Estimativas populacionais em 2009 davam a Portsmouth 203500 habitantes no seu termo municipal, e a quase 443000 na área metropolitana (sendo a 11.ª mais povoada do Reino Unido).

Entre as personalidades nascidas em Portsmouth encontram-se Roland Orzabal, co-fundador e compositor da banda britânica de New Wave Tears for Fears, Charles Dickens, que nasceu nesta localidade em 1812, o primeiro-ministro James Callaghan em 1912, o conhecido jornalista e autor Christopher Hitchens e também é a terra de Ray Shulman, um dos criadores da banda de rock progressivo Gentle Giant.

Entre as personalidades residentes encontram-se nomes como Arthur Conan Doyle, que viveu no bairro de Southsea, frente ao mar, Peter Sellers, que viveu no bairro de Southsea, e H. G. Wells, que também viveu no bairro de Southsea.

Seleção Sarkense de Futebol

A Seleção Sarkense de Futebol representa a pequena Ilha de Sark, que tem apenas 612 habitantes.

Sark jogou somente apenas quatro vezes, todas em 2003, contra Gibraltar, Ilha de Wight, Groenlândia e Froya. No total, levou 70 gols e não marcou nenhum. O feito negativo fez com que a ilha se tornasse a primeira seleção a não marcar ao menos um golA entidade organizadora do futebol na ilha é a Associação de Futebol de Sark.

O time de Sark é composto por cerca de 3% da sua população.

Vivian Fuchs

Sir Vivian Ernest Fuchs (Freshwater, Ilha de Wight, 11 de fevereiro de 1908 – 11 de novembro de 1999) foi um explorador e geólogo inglês.

De origem alemã, participou na expedição de 1929 à Gronelândia de James Wordie. Em 1934 dirigiu uma expedição ao lago Turkana com a intenção de avaliar a sua exploração geológica, arqueológica e paleontológica. A partir de 1947 foi geólogo na British Antarctic Survey. Dirigiu também a Expedição Trans-Antártica da Commonwealth para celebrar o Ano Geofísico Internacional de 1957, que foi a primeira a cruzar a Antártica.

Foi ainda presidente da Royal Geographic Society.

Noutras línguas

This page is based on a Wikipedia article written by authors (here).
Text is available under the CC BY-SA 3.0 license; additional terms may apply.
Images, videos and audio are available under their respective licenses.