Hermione Granger

Hermione Jean Granger é uma personagem fictícia e uma dos protagonistas dos livros da série Harry Potter, escrita por J. K. Rowling. É a melhor amiga de Harry Potter e Rony Weasley. Caracteriza-se por ser muito inteligente e curiosa.

A personagem foi dublada por Luisa Palomanes (no Brasil) e Mafalda Luís de Castro (em Portugal).[carece de fontes?]

Hermione Jean Granger
Hermione Granger
Hermione Granger

Hermione Granger, Interpretada por Emma Watson
Dados pessoais
Sexo Feminino
Nascimento 19 de setembro de 1979
Cabelo Castanho claro
Olhos Castanhos
Sangue Nascido trouxa
Família
Dados biográficos
Casa Blason Gryffondor.svg Gryffindor
Organizações as
quais pertence
Na série
Primeira aparição
em livro
Harry Potter e a Pedra Filosofal
Primeira aparição
em filme
Harry Potter e a Pedra Filosofal
Intérprete Emma Watson
Personagem da série Harry Potter

Características da personagem

Nasceu em 19 de setembro de 1979. Os pais de Hermione, Sr. e Sra. Granger são trouxas (pessoas sem poderes mágicos) e ambos são dentistas. Duas grandes características físicas de Hermione são seus cabelos castanhos (descritos como longa juba) e os dentes da frente maiores que o normal (que ela conserta no quarto livro da série, Harry Potter e o Cálice de Fogo). Hermione é muito estudiosa: o seu conhecimento já salvou muitas vezes Harry e Rony.

No seu primeiro ano, Hermione foi escolhida pelo Chapéu Seletor para ser da casa Grifinória (assim como Harry Potter e Rony Weasley). Já no quinto livro da saga (Harry Potter e a Ordem da Fênix) e após ser questionada por um aluno da Corvinal acerca do motivo apesar da sua inteligência não ter sido selecionada para sua casa, Hermione disse que o Chapéu Seletor havia considerado essa hipótese; no entanto, decidiu deixá-la na Grifinória (no fundo, por muito inteligente que seja, a sua coragem supera a sua sabedoria). Isso pode ser evidenciado quando ela diz no primeiro livro ao próprio Harry: "Eu? Livros e inteligência... Há coisas mais importantes: a amizade e a coragem".

Hermione é a melhor aluna do seu ano e acredita que tudo o que é necessário saber está nos livros, explicando assim o fato de ser muito lógica e ter um raciocínio brilhante. A maioria dos professores considera-a uma estudante modelo, sendo Snape a excepção, por considerá-la uma "Irritante Sabe-Tudo".

Parece sempre estar um passo à frente de Harry e Rony, que não gostavam de Hermione no começo do primeiro ano, pois a achavam muito arrogante, tudo porque Hermione não gostava muito da atitude ousada dos rapazes de saírem à noite dos dormitórios para explorar a escola. Porém, certa noite ela foi a um desses "passeios" e quase morreu porque eles entraram na sala onde estava "Fofo", o Cérbero de Hagrid (guarda-caça de Hogwarts) que guardava o 3º andar. No dia seguinte a esse acontecimento, corrige Rony durante uma aula de feitiços e ele a ofende, o que a leva a não falar mais com Harry e Rony e a se trancar no banheiro das meninas para chorar. No entanto, um trasgo montanhês é solto na escola e vai parar no banheiro das meninas. Harry e Rony correm para lá e derrotam o trasgo, tirando a garota do lugar. Quando os professores chegam, Harry e Rony estão prontos para tomar uma detenção, mas para surpresa de todos Hermione assume toda a culpa para protegê-los. Depois disso os três viram amigos inseparáveis. Nasceu aí a amizade mais importante e central da série, em que cada um é capaz de tudo para ver o bem dos outros dois.

Hermione é bastante exigente com ela mesma, e por vezes com os outros, o que faz com que muitos alunos a considerem mandona e exibicionista. Também é vítima da discriminação de Draco Malfoy, que está sempre a gozá-la e a chamar-lhe de "Sangue-ruim", mas ela sempre é defendida pelos seus dois amigos, embora Rony demonstre muito mais raiva quando debocham dela. Chegou a ser petrificada pelo Basilisco ao investigar sobre os acontecimentos em Câmara Secreta mas conseguiu se salvar usando apenas um espelho de mão. Também era considerada uma das alunas mais brilhantes de sua Época.

Em "Harry Potter e o Cálice de Fogo", tem seu primeiro relacionamento com Vítor Krum, quando vai ao Baile de Inverno com ele, e começa a ter conversinhas com o rapaz, o que deixa Rony furioso, e em "Harry Potter e o Enigma do Príncipe", Gina Weasley ao brigar com Rony, acaba falando que Hermione havia beijado Vítor Krum. Também em "O Enigma do Príncipe", cria um namoro falso com Córmaco McLaggen (quem estava atraído por ela), para deixar Rony com ciúmes (pois Hermione já estava apaixonada por Rony, e ele também), já que ele havia começado um namoro com Lilá Brown, uma menina da Grifinória.

Desenvolvimento nos livros

Emma Watson cropped
Emma Watson, intérprete de Hermione Granger na série.

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, Hermione recebe a informação que é uma bruxa e que tem um lugar para si em Hogwarts, mesmo sendo os seus pais trouxas e conhece Harry e Rony no Expresso de Hogwarts.

Desde cedo evidencia uma grande inteligência e acaba por ir para Grifinória, tal como Harry e Rony. Após tempos conturbados sem grandes amizades, tudo muda. Enquanto está no banheiro feminino,chorando por ter sido caçoada por Rony,é então surpreendida por um Trasgo, Harry e Rony vêm em seu socorro e acabam por salvá-la, tornando-se os 3 inseparáveis. As suas aventuras levam-nos até à descoberta da Pedra Filosofal e tentam impedir, pensavam eles, o Professor Snape de apanahar a Pedra Filosofal (acabaria por ser Quirrell). Hermione é fundamental na demanda final, principalmente porque livra Rony e Harry do Visgo do Diabo e porque ajuda Harry no jogo de lógica das poções.

Tudo acaba bem e Hermione mostrou-se brilhante nas aventuras com os amigos.

Harry Potter e a Câmara Secreta

Em Harry Potter e a Câmara Secreta, Hermione começa por encontrar Harry e Rony no Beco Diagonal.

Durante esse ano em Hogwarts, sofre muito, principalmente por ser chamada de "Sangue ruim" por Draco Malfoy e os seus amigos (ela era filha de não mágicos). Neste mesmo ano, os nascidos de pais não mágicos, seriam perseguidos por um Basílisco controlado por Voldemort e, tal como outros, Hermione fica petrificada.

Mesmo estando petrificada, acaba por ser novamente crucial para a resolução do problema que assola a escola; tem conservado na sua mão um papel que dá indicações a Rony e a Harry da criatura em causa (um Basilísco), assim como o modo de se deslocar pela escola (canos).

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Hermione assume um destaque fundamental na história.

Devido ao facto de se ter inscrito em imensas disciplinas, a Professora McGonagall, pede ao Ministério que lhe seja possivel usar um Vira-tempo de modo a assistir às aulas todas. Um Vira-tempo permite-lhe recuar no tempo e poder regressar ao passado. Hermione tem pela primeira vez um problema com as aulas, nomeadamente na disciplina de Adivinhação. Afirma achá-las uma perda de tempo e não acredita na Professora da disciplina.

Com o seu vira-tempo, Hermione mostra-se fundamental neste livro, pois ajuda-a e a Harry a salvar a vida de Buckbeak e Sirius Black.

No filme, a actuação de Emma Watson ao interpretar Hermione Granger foi muito aplaudida em particular.

Harry Potter e o Cálice de Fogo

Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, Hermione é alvo do afeto de Víktor Krum, um estudante da escola de Durmstrang e um famoso jogador da equipe búlgara de Quidditch, que veio para Hogwarts para participar do Torneio Tribuxo, com o qual irá manter correspondência.

Ron, porém, sente ciúmes no Baile de Natal pois Hermione vai acompanhada por Víktor; no entanto, ela também demonstra gostar de Ron pois sente ciúmes quando ele demonstra interesse na outra participante do Torneio, Fleur Delacour, da Escola de Beauxbatons. É também curioso que, neste Baile de Natal, Harry não a reconhece imediatamente, pois está visivelmente mais bonita, os cabelos ficaram lisos e brilhantes em um nó na nuca e usa um magnífico vestido azul (sendo rosa no filme).

Neste mesmo ano é também vítima de Rita Skeeter, uma jornalista do Profeta Diário, que cria o suposto triângulo amoroso entre Harry, Krum e Hermione, acusando-a de utilizar uma poção do amor para conquistar os dois rapazes. Hermione acaba por receber cartas ofensivas e gritadores, o que faz com que fique com enormes bolhas nas mãos. Para além disso, a mãe de Ron manifesta-se totalmente fria com Hermione na Páscoa, quando Harry e Ron ganham enormes ovos de chocolates com caramelos dentro e Hermione ganha um ovo menor do que um de galinha.

A sua consciência altruísta faz com que crie um grupo intitulado B.A.B.E. (Brigada de Apoio ao Bem-estar dos Elfos), mesmo que os principais interessados - os elfos - não a apoiem,já que é de sua natureza gostar do trabalho escravo mesmo que demonstrem querer um pouco mais de liberdade.

Quando Harry e Malfoy travam um combate, Harry acaba atingindo um feitiço chamado Furnunculus em Goyle e Malfoy atinge Hermione com um Densaugeo, fazendo com que esta fique com os dentes da frente ainda maiores, alcançando o seu decote. Posteriormente, Ron nota que ela está com os dentes normais, e esta explica que deixou que o efeito da poção que Madame Pomfrey (encarregada de cuidar da ala hospitalar) lhe receitou durasse mais um pouco para que ela ficasse com dentes normais.

Harry Potter e a Ordem da Fénix

Em Harry Potter e a Ordem da Fénix, Hermione foi nomeada monitora da Grifinória, tal como Rony Weasley. Também nesse ano, ela idealizou e ajudou a fundar a Armada de Dumbledore (a A.D.), tendo sido dela a ideia de criar o grupo e de ter Harry como professor.

Durante os N.O.M.s: "Níveis Ordinários de Magia" - os exames do 5.º ano, Hermione passa a estudar mais do que nunca. Isola-se dos amigos sempre que podia para poder fazer revisões de tudo. Uma informação interessante é que o seu maior medo é o fracasso nos estudos.

É um dos membros que vai junto com Harry, Rony, Luna Lovegood, Gina Weasley e Neville Longbottom ao Departamento dos Mistérios para lutar contra os Comensais da Morte, acabando gravemente ferida quando é vítima de uma maldição desconhecida, mas logo se recupera totalmente.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Em Harry Potter e o Príncipe Misterioso, Hermione começa por receber as notas dos seus Níveis Ordinários de Magia (N.O.M.s). Obteve a nota máxima (Brilhante) em todos os exames, excepto no de Defesa contra as Artes das Trevas, em que obteve a nota E de Excede Expectativas.

É neste livro que começa a revelar os seus sentimentos por Ron Weasley. Isso ficou claro quando, na primeira aula de Poções, ela cheira a Poção de Amor mais forte do mundo (Amortentia), na qual cada pessoa inala o cheiro da pessoa por quem se sente atraída; no caso dela, era Ron. Outra situação evidente da sua atração por Ron, foi nos testes para Apanhador da equipe de Quadribol da Grifinória: a menina enfeitiçou Cormac McLaggen (o adversário de Ron nos testes) com o encantamento Confundus, para que este não defendesse a última bola e assim perder o lugar para Ron.

No fim do 6º livro, ela e Ron propõem-se a ajudar Harry na sua caça as Horcruxes de Lord Voldemort.

Harry Potter e as Relíquias da Morte

Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, Hermione lança o feitiço Obliviate, aos seus pais. Isto fez com que eles se tivessem esquecido da sua filha e, que os seus nomes são Wendell e Monica Wilkins. Ela fez também com que eles acabassem por se mudar para a Austrália, numa tentativa de os proteger dos Comensais da Morte.

Ao chegar na Toca, Hermione ajuda na preparação do casamento de Bill Weasley e Fleur Delacour. Na festa, Vítor Krum fica novamente encantado com Hermione, despertando ciúmes em Rony.

Ela agora maior de idade consegue desaparatar e passa a levar consigo uma bolsa de contas que contém infinitos objetos muito úteis numa batalha e um livro de contos de feiticeiros, "Beddle, o Bardo" ,herança deixada por Dumbledore.

O Trio sai junto em busca dos Horcruxes e Rony tem sua mente afetada pelo Medalhão de Slytherin, o que o faz discutir com os dois e abandonar o grupo. Hermione chora durante vários dias pela partida de Ron.

Quando ele volta, o Medalhão o faz pensar que sua família e Hermione preferem Harry, mas Harry explica que ele e Hermione são apenas amigos, pois a tem como uma irmã e que a família dele sempre preferira ele. Ron tem suas emoções controladas e destrói o Medalhão.

Ao encontrarem Hermione,ela fica muito zangada com Ron, mas perdoa-o e eles partem novamente empenhados em destruir as Horcruxes.

No meio dessa procura, o Trio acaba sendo capturado e Belatriz Lestrange tortura Hermione para descobrir sobre o paradeiro da espada de Grifinória, o que causou um enorme desespero em Ron.

Na Batalha de Hogwarts, Hermione destrói a Horcrux da Taça de Hufflepuff, com um dente de Basilisco.

Mais tarde eles escapam e de novo à superfície, em plena Batalha de Hogwarts, ela e Ron têm o seu primeiro beijo num momento completamente fora do contexto, logo depois de Ron ter mostrado preocupação com a segurança dos elfos domésticos.

Após as Relíquias da Morte

Ao terminar a Guerra, Hermione volta a Hogwarts, onde termina o seu sétimo ano na escola. Ao terminar seus estudos, Hermione passa a trabalhar no Departamento para a Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas e conseguiu grandes avanços pelos direitos dos elfos domésticos. Depois que passou a trabalhar na Execução das Leis da Magia virou grande defensora das leis contra opressão aos nascidos trouxas.

E meados dos anos 2000, Hermione casa-se com Ron Weasley, mantendo seu sobrenome de solteira, e tem dois filhos: Rosa e Hugo. Em setembro de 2017, Hermione e Ron levam sua filha Rosa para a Estação King's Cross para seu primeiro ano em Hogwarts.

Hermione também é madrinha de James Sirius Potter, primogénito de Harry e Ginny Potter.

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada

Em Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, Hermione torna-se ministra da magia.

F.A.L.E. (Rocco)/B.A.B.E. (Presença)

Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, Hermione fundou a F.A.L.E. (Fundação de Apoio à Libertação dos Elfos-Domésticos) (Rocco)/B.A.B.E. (Brigada de Apoio ao Bem-estar dos Elfos) (Presença), ao conhecer Dobby e Winky, dois elfos que tinham sido libertados. A ideia surgiu , quando viu que Winky era maltratada por Bartolomeu Crouch, quando este a acusou de conjurar a marca negra. No entanto, Hermione não percebe que os Elfos-Domésticos (exceto Dobby) não querem ou não gostariam de ser livres; a prova disso é Winky, que tal como Dobby, também foi trabalhar em Hogwarts, mas que recusou receber salário e, começou a passar o dia bêbeda ao ingerir cerveja amanteigada.

No ano seguinte, em Harry Potter e a Ordem da Fénix, Hermione começa a tricotar gorros, meias e cachecóis de lã para os elfos, escondendo-os entre montes de lixo, e também espalhando durante a noite, para que quando os elfos limpem a sala comum da Gryffindor, apanhem as peças de roupa e sejam libertados. Mas Hermione desconhecia que os elfos começaram a recusar o dever de cumprir as tarefas de limpeza da torre da Sala Comum de Gryffindor, porque os gorros se encontravam espalhados. Assim, o único que ia era Dobby, que ficava com eles.

Nota: Hermione só tem o "poder" de libertar os elfos porque eles estão em Hogwarts para servir a todos, principalmente, os alunos. Então é como se os alunos fossem os senhores de todos os elfos, dando-lhes o "poder" de os libertar.

Participantes

Origem do nome

Seu nome vem de uma personagem de Conto de Inverno, peça de William Shakespeare, que é transformada em pedra, parecido com o que aconteceu com Hermione no segundo livro da saga (quando ela foi petrificada quando viu o reflexo do olhar de um basilisco no espelho). Esse nome também é a forma feminina do nome do deus grego da eloquência, Hermes. Além disso, é o nome da filha de Helena de Troia. Em uma entrevista, J. K. Rowling falou que o nome do meio de Hermione é Jane, mas no livro é Jean. Rowling o mudou por que não queria que Hermione tivesse o mesmo nome da professora Umbridge (Dolores Jane Umbridge). Coincidência ou não, Jean é o nome do meio da filha caçula de Rowling, Mackenzie Jean Rowling Murray.

Varinha

Hermione possuiu uma varinha feita de Videira Esculpida, com núcleo de Fibra Cardíaca de Dragão (Corda de Coração de Dragão), medindo 38 cm (15 Polegadas), embora na Noble Collection ela meça 36 cm. Hermione possui essa varinha até 1997 (Harry Potter e as Relíquias da Morte), quando Harry disse sem querer o nome de Voldemort, (que na época era tabu, e ninguém podia dizê-lo sem "convocar" os seguidores do mesmo) ela, Harry e Rony são capturados pelos Comensais da Morte, que tiram as varinhas dos três antes de levá-los para a Mansão dos Malfoy (não se sabe o que aconteceu com as varinhas). Depois de serem salvos por Dobby, o elfo, e serem levados para o chalé das conchas (casa de Gui e Fleur) Hermione começa a usar a varinha de Bellatrix Lestrange, que é feita de nogueira, com núcleo de corda de coração de dragão (coincidentemente o mesmo cerne da varinha original de Hermione) e trinta e dois centímetros de comprimento. Mas a varinha de Bellatrix não funciona bem para Hermione porque, como eles descobrem pelo Sr. Olivaras, ela não conquistou a lealdade da varinha (quem havia conquistado a lealdade da varinha de Bellatrix foi Harry, do mesmo modo que conquistara a varinha de Draco, e Rony conquistou a de Rabicho). NOTA: Não se sabe se Hermione troca de varinha depois da batalha de Hogwarts.

Popularidade da personagem

Hermione é um dos personagens favoritos dos fãs da saga. Em uma enquete realizada pela associação Filmclub, em parceria com a Lovefilm, Hermione foi escolhida com 19% do votos a personagem infantil e juvenil mais querida do cinema e o melhor modelo para jovens e crianças se inspirarem. Em outra enquete esta realizada pela editora que publicou os livros da saga (editora Bloomsbury) para saber qual era o personagem favorito dos fãs da série, Hermione ficou na 2° colocação abaixo apenas do professor Severo Snape. Com isso pode-se afirmar que Hermione é a personagem mais querida do trio protagonista.

Ligações externas

Amos Diggory

Amos Diggory é um personagem da série de livros Harry Potter, sua primeira aparição acontece no 4º livro, Harry Potter e o Cálice de Fogo, onde acompanha seu filho Cedrico, os Weasley's, Hermione Granger e o próprio Harry Potter ao torneio mundial de Quadribol, através de uma chave de portal, na ocasião ele faz questão de colocar o filho numa posição superior, porém, com a morte de Cedrico Diggory, começa a tratar as outras pessoas e elfos domésticos de maneira diferente. Casou-se com Taís Exosbelle com 22 anos.

Amos trabalhou no Ministério da Magia, no "Departamento para a Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas".

Antonio Dolohov

Antonio Dolohov é um dos cinco Comensais da Morte que mataram Gideão Prewett e Fábio Prewett, ambos membros da Ordem da Fênix e irmãos de Molly Weasley. O bruxo é condenado à prisão por esse motivo, e também pela tortura de inúmeros trouxas e não-seguidores de Lord Voldemort durante a Primeira Guerra.

Dolohov foi capturado logo após Igor Karkaroff, que o entregou durante seu julgamento. É um dos vários Comensais que participaram da fuga em massa de Azkaban em janeiro de 1996. É recapturado na batalha do Departamento de Mistérios, onde fere seriamente Hermione Granger com um feitiço desconhecido.

Após a tomada do Ministério da Magia por Voldemort em 1997, os Comensais da Morte fogem novamente da prisão. Durante uma reunião do grupo na Mansão dos Malfoy em julho de 1997, Dolohov estava presente e se sentou ao lado de Yaxley. Quando Yaxley conta que conseguiu dominar Pio Thicknesse com a Maldição Imperius, Dolohov lhe dá um tapinha nas costas.

Dolohov e Thor Rowle são mandados à Rua Tottenham Court a fim de capturarem Harry Potter, Rony Weasley e Hermione Granger, localizados por usarem o nome de Voldemort, que já estava sob o Tabu. Os dois Comensais confrontam o trio em um café. Após Rowle ser estuporado por Harry, Dolohov amarra Rony com cordas negras e por pouco não é atingido por um Feitiço Estuporante de Harry. Visando atingir o garoto, Dolohov faz uma mesa se desintegrar, e logo depois é petrificado por Hermione. Rony o reconhece devido a antigos cartazes de Comensais procurados. Os dois Comensais têm sua memória apagada por Hermione. Devido ao fracasso, Dolohov e Rowle são castigados por Voldemort.

Em 1º de setembro de 1997, Dolohov é um dos Comensais que são encarregados de vigiar o Largo Grimmauld número doze para atacar Harry, caso saísse de dentro da casa para ir a Hogwarts.

Na Batalha de Hogwarts, Dolohov foi o responsável pela morte de Remo Lupin. Duelou com Dino Thomas, e foi petrificado por Parvati Patil. Dolohov e Yaxley foram os responsáveis de vigiar a entrada da Floresta Proibida quando Voldemort tinha se recolhido em seu interior. Antes da luta entre Harry e Voldemort, Dolohov foi derrotado por Filius Flitwick Harry o vê caindo e gritando.

Dumbledore's Army

Dumbledore's Army (Armada de Dumbledore na tradução brasileira ou Exército de Dumbledore na tradução portuguesa), nome criado por Gina Weasley, foi, no mundo de Harry Potter, um grupo de estudantes, liderados por Harry Potter, que tiveram como intuito aprender Defesa Contra as Artes das Trevas (DCAT) na prática.

Grope

Grope (Grawp no original) é o gigante meio-irmão de Hagrid. Ele aparece pela primeira vez em Harry Potter e a Ordem da Fênix, quando Hagrid o trouxe das montanhas e escondeu-o na Floresta Proibida.

Grope e Hagrid tiveram mesma mãe, a gigante Fridwulfa; o pai de Hagrid era humano, enquanto o pai de Grawp era um gigante.

Grope tem aproximadamente 5 metros de altura, que, segundo Hagrid, é uma medida pequena para um gigante. Grope estava sendo intimidado pelos outros gigantes nas montanhas, por isso Hagrid o trouxe para a floresta. Grope somente conhece algumas palavras e suas maneiras são selvagens e imprevisíveis. Primeiramente ele parecia indisposto a aceitar as tentativas do irmão em civilizá-lo, preferindo gastar seu tempo arrancando árvores do solo.

Quando Hagrid deixa Hogwarts, ele passa a Harry Potter, Hermione Granger, e Rony Weasley a responsabilidade de cuidar de Grope.

Em Harry Potter e o Enigma do Príncipe Grope é removido para as montanhas, onde ele parece estar muito melhor. Ele também aparece no funeral de Dumbledore com Hagrid, e está muito mais civilizado e calmo do que antes, e vestido formalmente.

Harry Potter (série de filmes)

Harry Potter é uma série de filmes britânico-americana baseada na série de livros homônima da escritora J.K. Rowling. A série é distribuída pela Warner Bros. e consiste em oito filmes, iniciando com Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) e finalizando com Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 (2011). Além dos oito filmes, a partir de 2016 mais cinco filmes serão lançados passados no mesmo universo, sob a chancela Mundo Bruxo de J.K. Rowling ("J.K. Rowling's Wizarding World"), começando por Animais Fantásticos e Onde Habitam. Atualmente é a terceira série cinematográfica de maior bilheteria de todos os tempos, com US $9.1 bilhões em receitas em todo o mundo, perdendo o posto de primeiro e segundo lugar apenas para o Universo Cinematográfico Marvel e para Star Wars.

Todos os filmes se encontram na lista dos 100 filmes de maior bilheteria da história (em dólares e sem ajuste de inflação), sendo Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 o filme da franquia que mais arrecadou nas bilheterias, ocupando o oitavo lugar no ranking mundial. As gravações iniciaram na Califórnia, nos estúdios de Hollywood. Apesar da escritora ser britânica, a saga cinematográfica de Harry Potter foi completamente produzida por Hollywood, com edições feitas na Califórnia e efeitos visuais produzidos pela indústria hollywoodiana.

A série foi produzida por David Heyman e tem Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson como os três personagens principais, Harry Potter, Rony Weasley e Hermione Granger, respectivamente, além de Eddie Redmayne que é o protagonista de Animais Fantásticos e Onde Habitam como Newt Scammander. Quatro diretores trabalharam na série: Chris Columbus, Alfonso Cuarón, Mike Newell e David Yates. A produção levou mais de dez anos para ser concluída, com o Arco de história principal seguindo a busca de Harry Potter para superar seu conflito com Lord Voldemort.

Harry Potter e as Relíquias da Morte, o sétimo e último livro da série, foi adaptado em dois filmes: a Parte 1 foi lançada em novembro de 2010 e a Parte 2 em julho de 2011. Daniel Radcliffe (Harry Potter), Rupert Grint (Rony Weasley), Emma Watson (Hermione Granger), Bonnie Wright (Gina Weasley), Robbie Coltrane (Rúbeo Hagrid), Alan Rickman (Severo Snape), Tom Felton (Draco Malfoy), Matthew Lewis (Neville Longbottom), Devon Murray (Simas Finnigan), Alfie Enoch (Dino Thomas), James Phelps (Fred Weasley), Oliver Phelps (Jorge Weasley), Geraldine Somerville (Lílian Potter) e Joshua Herdman (Gregório Goyle) atuaram em todos os filmes da série.

Harry Potter and the Half-Blood Prince (filme)

Harry Potter and the Half-Blood Prince (no Brasil, Harry Potter e o Enigma do Príncipe; em Portugal, Harry Potter e o Príncipe Misterioso) é um filme britânico-americano de fantasia de 2009, dirigido por David Yates, baseado no livro homônimo de J. K. Rowling. É o sexto filme da franquia, escrito por Steve Kloves, produzido por David Heyman e David Barron, sendo distribuído pela Warner Bros. Pictures. O filme segue o sexto ano de Harry Potter em Hogwarts e em como ele descobre um antigo livro escolar pertencido alguém que se intitula "O Príncipe Mestiço", ao mesmo tempo em que tenta recuperar uma lembrança que é a chave para derrotar Lorde Voldemort. O elenco principal é formado por Daniel Radcliffe, como Harry Potter, e Rupert Grint e Emma Watson, como os melhores amigos de Harry, Rony Weasley e Hermione Granger. O filme é uma sequência de Harry Potter e a Ordem da Fênix e é seguido por Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1.

As filmagens começaram em 24 de setembro de 2007, terminado com o lançamento mundial do filme, em 15 de julho de 2009, um dia antes do aniversário de quatro anos do livro no qual é baseado. Ao redor do mundo, com exceção da América Anglo-Saxônica, o sexto filme foi lançado simultaneamente em 2D e em IMAX 3D. Nos Estados Unidos e Canadá, o lançamento em 3D só ocorreu em 29 de julho, duas semanas após a sua estreia.

Harry Potter and the Half-Blood Prince foi bem recebido pela crítica especializada. Tornou-se um sucesso de bilheteria, obtendo o recorde de maior faturamento em um único dia, quebrando o recorde de maior estreia de todos os tempos ao acumular US$ 394 milhões em apenas cinco dias. Com uma receita total de IS$ 934 milhões, conquistou a segunda maior bilheteria de 2009, ficando atrás apenas de Avatar, sendo o oitavo filme de maior arrecadação na época. Atualmente, permanece entre as 42 maiores bilheterias do cinema. Recebeu diversas indicações, vencendo em muitas premiações, incluindo uma nomeação ao Oscar de Melhor Fotografia e outras duas nomeações no BAFTA de Melhor direção de Arte e Efeitos Especiais. Half-Blood Prince permanece como uma das mais altas aprovações críticas dentro da série, com uma pontuação de 83% no Rotten Tomatoes e de 78% no Metacritic. Muitos críticos elogiaram a história, direção, fotografia, efeitos especiais e trilha sonora.

Harry Potter e o Cálice de Fogo (filme)

Harry Potter and the Goblet of Fire (no Brasil e em Portugal, Harry Potter e o Cálice de Fogo) é um filme britânico-norte-americano de 2005, dirigido por Mike Newell e distribuído pela Warner Bros. Pictures. É baseado no romance de mesmo nome de J. K. Rowling. O filme, que é a quarta parcela na série de filmes Harry Potter, foi escrito por Steve Kloves e produzido por David Heyman. A história segue o quarto ano de Harry Potter em Hogwarts quando ele é escolhido pelo Cálice de Fogo para competir no Torneio Tribruxo.

As estrelas de cinema Daniel Radcliffe como Harry Potter ao lado de Rupert Grint e Emma Watson como melhores amigos de Harry, Ron Weasley e Hermione Granger. É a sequela de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, sendo seguido por Harry Potter and the Order of the Phoenix.

As filmagens começaram no início de 2004. As cenas de Hogwarts foram filmadas nos estúdios Leavesden Film. Cinco dias depois de seu lançamento, o filme tinha arrecadado mais de US$ 102 milhões nas bilheterias estadunidenses, que é o terceiro maior registro do primeiro fim de semana para um filme de Harry Potter, atrás de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 e Parte 2. Cálice de Fogo tem uma distribuição extremamente bem-sucedida nas bilheterias, ganhando um pouco menos de US$ 900 milhões em todo o mundo, tornando-se filme de maior bilheteria de 2005 e a oitava maior arrecadação no cinema na época.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (filme)

Harry Potter and the Prisoner of Azkaban (no Brasil e em Portugal, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban) é um filme britânico-americano de 2004, dirigido por Alfonso Cuarón, baseado no livro de mesmo nome escrito por J. K. Rowling. É o terceiro filme da série Harry Potter, tendo roteiro de Steve Kloves e produção de Chris Columbus, David Heyman e Mark Radcliffe. O filme é estrelado por Daniel Radcliffe como Harry Potter, juntamente com Rupert Grint e Emma Watson como os melhores amigos de Harry, Ronald Weasley e Hermione Granger.

O filme, lançado em 31 de maio de 2004 no Reino Unido e em 4 de junho de 2004 na América do Norte, foi indicado a dois Oscars - Melhor Trilha Sonora Original e Efeitos Visuais na premiação da Academia, em 2005.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban arrecadou mais de US$ 796 milhões em todo o mundo, figurando como o filme da série com a menor bilheteria (sendo o único a arrecadar menos de 800 milhões de dólares). Está entre as 100 maiores bilheterias do cinema.

Hermíone (desambiguação)

Hermíone ou Hermione pode referir-se a:

Hermíone — filha de Menelau e Helena de Troia

Hermione Granger — personagem dos livros da série Harry Potter

Lilá Brown

Lilá Brown (no Brasil) ou Lavender Brown (em Portugal e no original em inglês) é uma personagem dos livros da série Harry Potter. Divide o dormitório da Grifinória com Hermione Granger, Parvati Patil, Fay Dunbar e Alice Tolipan. A garota ficou mais conhecida no sexto livro, porque namorou com Rony Também é famosa por seu gritos histéricos iguais aos de Parvati. Ela é descrita como sangue-puro em algumas anotações de J.K. Rowling.

Mafalda Luís de Castro

Mafalda Martins da Silva Luís de Castro, mais conhecida como Mafalda Luís de Castro (Lisboa, 12 de Agosto de 1989), é uma actriz e dobradora portuguesa.A irmã Joana Luís de Castro, mais velha 4 anos, é que sempre manifestara vontade de ser actriz; Mafalda queria tornar-se ginasta profissional e, depois, quis seguir o exemplo dos pais, que são ambos jornalistas.

Em 2000/2001, deu os primeiros passos na representação ao ser escolhida para ser Margarida na novela Olhos de Água, da TVI.

Logo a seguir gravou a série Um Estranho em Casa, da RTP, onde interpretou Mafalda e onde contracenou com a irmã, que se tornou amiga da autora Isabel Medina, quando ambas dividiram o camarim nos bastidores da peça "Fidelidades", apresentada no Teatro Maria Matos.

Em 2003/2004, participou na série Ana e os Sete, da TVI, onde fez parte do grupo de sete irmãos, dando vida a Marta.

Em 2005 foi Maria no filme A Escada, de Jorge Paixão da Costa. No mesmo ano, teve participação especial em Inspector Max - A Fuga, da TVI, onde interpretou Marta.

Em 2007 fez parte do elenco da mini-série Nome de Código: Sintra, da RTP, onde interpretou Mariana.

Entretanto teve participações especiais em Equador e Meu Amor e foi ainda Ana em Casos da Vida - Vida Dupla, e Marina em Ele é Ela, todas da TVI.

Em 2010, teve o seu primeiro papel de protagonista interpretando Isabel, em Lua Vermelha, da SIC.

Em 2011, foi Inês em Sedução, da TVI.

Fez parte do videoclip da música Cais, dos GNR.

Já em 2012, fez parte do elenco do telefilme Os Abutres do projecto TVI Filmes, da TVI.

Em 2012, protagoniza a novela da TVI, Louco Amor ao lado de José Carlos Pereira.

Faz regularmente dobragens para filmes e séries de televisão, entre as quais se destacam a voz de Hermione Granger, personagem interpretada por Emma Watson, no 2º, 3º e 4º filmes da saga Harry Potter em português de Portugal, bem como em todos os jogos de vídeo deste. Deu voz também a Princesa Pea no filme A Lenda de Despereaux, a Sam O'Hare no filme HOP, a Branca de Neve no filme Espelho, Espelho Meu! e a um dos Smurfs, no filme Os Smurfs.

Michelle Fairley

Michelle Fairley (Coleraine, 17 de janeiro de 1964) é uma atriz norte-irlandesa. É conhecida por interpretar Catelyn Stark na série de televisão Game of Thrones da HBO.

Fairley nasceu em Coleraine, Condado de Derry, na Irlanda do Norte. Ela já apareceu em um grande número de séries de televisão britânica, incluindo Holby City e Suits.

Ela interpretou a Sra. Granger, a mãe de Hermione Granger no filme Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 1 (2010). Em 2011, ela começou a trabalhar na série de televisão Game of Thrones da HBO, como Catelyn Stark. A série é baseada na série de livros A Song of Ice and Fire, escritos por George R. R. Martin. Em 2014, fez Margot Al-Harazi na série 24 Horas. Atualmente interpreta a personagem Margaret Langston na série Resurrection.

Oxfordshire

Oxfordshire (abreviado Oxon, do Latim Oxonia) é um condado no sudeste da Inglaterra, tendo fronteira com os condados de Northamptonshire, Buckinghamshire, Berkshire, Wiltshire, Gloucestershire e Warwickshire.

Pansy Parkinson

Pansy Parkinson é uma personagem fictícia da série Harry Potter da autora britânica J. K. Rowling. A aluna da Sonserina com cabelos pretos, gosta muito de ofender os alunos da Grifinória, especialmente os nascidos trouxas, como Hermione Granger. Não é à toa, Pansy tem grande afinidade com Draco Malfoy, e era sua namorada de escola. Em seu quinto ano em Hogwarts, ela é nomeada monitora, ao lado de Malfoy, e também integra a Brigada Inquisitorial de Dolores Umbridge. No sexto ano da série, Draco viaja com a cabeça no colo da garota, durante à ida à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. É a única garota da turma de Draco Malfoy, e dá a impressão de que eles começam a namorar. No sétimo livro, na Batalha de Hogwarts, quando Voldemort manda entregarem Harry, ela grita e aponta para Harry. Alunos da Sonserina vão atacá-lo, mas os alunos da Grifinória, Lufa-lufa e Corvinal levantam para protegê-lo, e apontam suas varinhas para a garota, ela é mandada para as masmorras, mas foge de Hogwarts.

Ronald Weasley

Ronald Bílius Weasley (mais conhecido como Ron, ou Rony no Brasil) é um personagem da série de livros de J. K. Rowling sobre Harry Potter. A sua primeira aparição é no primeiro livro da série, Harry Potter e a Pedra Filosofal, como o melhor amigo de Harry Potter e Hermione Granger.

Scarlett Byrne

Scarlett Hannah Byrne (Reino Unido, 6 de outubro de 1990 em Hammersmith, Londres) é uma atriz britânica. Ela tornou-se famosa atuando em "Harry Potter and the Half-Blood Prince" e "Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2" no papel de Pansy Parkinson, a antiga namorada sonserina de Draco Malfoy e grande inimizade de Hermione Granger. Mais recentemente em 2014 teve uma importante participação na serie de TV Falling Skies, interpretanto Lexi, a filha meio Alienígena meio humana dos protagonistas Tom Mason (Noah Strausser Speer Wyle) e Anne Glass (Moon Bloodgood), e em 2015 fez uma participação em The Vampire Diares como Nora Hildegard, sendo ela Nora e Mary Louise o primeiro casal homossexual da série. Mudou-se para Vancouver para as gravações de Falling Skies.

Selwyn (Harry Potter)

Selwyn foi um Comensal da Morte. Estava presente na Batalha dos Sete Potter, e perseguiu Rúbeo Hagrid e Harry Potter. Emprestou sua varinha para Lord Voldemort quando a de Lucius Malfoy, que o Lord havia pegado emprestada, foi destruída pela varinha de Harry.

Quando Xenofílio Lovegood alerta os Comensais de que Harry Potter estava em sua casa, na esperança de ter sua filha sequestrada de volta, Selwyn e Travers são mandados à casa do bruxo. Após Selwyn torturar Xenofílio, já que não acreditava que Harry estava na casa, Travers utiliza o Homenum revelio e diz que há alguém nos andares superiores da casa. Os Comensais vêem Harry, mas o garoto escapa juntamente com Hermione Granger e Rony Weasley.

Supõe-se que Selwyn tenha sido morto ou aprisionado na Batalha de Hogwarts.

Travers

Travers era um Comensal da Morte que, segundo Igor Karkaroff, assassinou os McKinnon. No julgamento de Karkaroff, ficamos sabendo através de Bartô Crouch que Travers já havia sido aprisionado. Assim como Mulciber, o Comensal sobreviveu e escapou. Ele provavelmente estava presente na fuga em massa de Azkaban em janeiro de 1996.

Tempos depois, durante a ascensão do Lord das Trevas, Quim Shacklebolt diz que ao azarar um Comensal durante a perseguição de Harry Potter na transferência do garoto da casa dos Dursley, o capuz caiu, revelando Travers. Quim diz que ele deveria estar preso, mas escapou novamente em outra fuga em massa, a qual tinha sido omitida pelo ministro, Rufo Scrimgeour.

Travers provavelmente trabalhou no Ministério da Magia quando este foi tomado por Lord Voldemort, já que Dolores Umbridge pergunta a Hermione Granger (disfarçada de Mafalda Hopkirk), se foi Travers que a havia mandado.

Em maio de 1998, Harry, Rony e Hermione bolam um plano para invadir o cofre dos Lestrange no Gringotes. Ao chegarem lá, Hermione, disfarçada de Belatriz Lestrange, atrai a atenção de Travers, que vai falar com ela. O Comensal fica desconfiado, já que Belatriz estava presa na Mansão dos Malfoy e sem varinha. O trio consegue contornar a situação, mas para evitar posteriores preocupações, Harry lança uma Maldição Imperius sobre Travers e o manda se esconder.

Travers participa da Batalha de Hogwarts. Em certo momento, duelou com Parvati Patil. Provavelmente foi aprisionado após o fim da batalha.

Vítor Krum

Viktor Antonio Krum é um personagem dos livros da saga Harry Potter.

Ele é um famoso jogador de Quadribol, nascido na Bulgária, ele também joga na posição de apanhador da equipe nacional da Bulgária cuja equipa perdeu 160 contra 170 contra a Irlanda quando competiu na Taça Mundial de Quadribol, no início do quarto livro. Apesar da sua equipe não ter vencido a partida final, ele foi aclamado pelo público como o melhor jogador, por ter apanhado o pomo de ouro independentemente do resultado final da partida.

Estudante do Durmstrang, ele visita Hogwarts no ano do Torneio tribruxo, sendo escolhido um dos campeões do Torneio pelo Cálice de Fogo.

Na primeira tarefa Viktor enfrenta o dragão Bola-de-Fogo Chinês. Sabendo que os olhos dos dragões são sensíveis ele usa o feitiço conjuntivictus para apanhar o ovo do dragão, mas perdeu alguns pontos pois quando ele lançou o feitiço no dragão ele saiu andando desembestado e pisou nos outros ovos da ninhada.

Apesar do constante assédio das meninas de Hogwarts, Krum interessa-se, durante a sua estadia em Hogwarts, por Hermione Granger e convida-a para ser seu par no Baile de Inverno, deixando Rony Weasley com ciúmes por conta da situação.

Durante Harry Potter e a Ordem da Fênix, ele e Hermione continuam a se falar.

Em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Gina Weasley acaba por revelar a Ron que, de fato, Hermione e Víktor beijaram-se durante o Baile de Inverno.

Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, Krum é convidado para o casamento de Gui Weasley e Fleur Delacour, o que deixa Rony Weasley atento a alguma gracinha de Krum para com Hermione Granger. Krum, ao ver o pai de Luna Lovegood, Xenophilius Lovegood, usando um pingente com o símbolo de Gellert Grindelwald, ex-bruxo das trevas derrotado por Dumbledore, fica zangado e conta que Grindelwald estudou em sua escola Drumstrang e deixou sua marca gravada em vários locais antes de ser expulso, Grindelwald construiu a prisão de Nurmengard, destinada aos seus opositores, e assassinou inúmeros feiticeiros, dentre os quais o avô de Viktor Krum, Seeker da equipe de Quidditch da Bulgária nos anos 90, tudo isto ostensivamente "Para um Bem Maior", a frase que gravou à entrada de Nurmengard.

Victor Krum é um bom jogador de Quadribol e caracteriza-se por ter o ombro perceptivamente estranho.

Nos filmes foi interpretado por Stanislav Ianevski, aparecendo somente em Harry Potter e o Cálice de Fogo. Stanislav voltou a gravar na cena do casamento de Gui e Fleur que aparece em Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1, mas sua aparição acabou sendo cortada do filme.

Personagens de Harry Potter
Protagonistas
Hogwarts
Parentes
Ministério da Magia
Outros

Noutras línguas

This page is based on a Wikipedia article written by authors (here).
Text is available under the CC BY-SA 3.0 license; additional terms may apply.
Images, videos and audio are available under their respective licenses.