Grelo

Grelos são um tipo de vegetal muito cultivado em Portugal e na Galiza como acompanhamento de culinária portuguesa. Os cultivares mais representativos na culinária portuguesa são o nabo, a couve, e a nabiça (também conhecida como colza).

A aparência é a dum talo mais ou menos grosso do qual saem algumas folhas e no extremo as flores.

O grelo é comestível enquanto está tenro. Quando a flor desabrocha o grelo endurece e já não é possível o seu consumo, pois não amolece por muito que se coza.

Um bom sistema para saber se o grelo é mole ou não consiste em fazer um corte transversal no seu extremo. Se o centro estiver muito branco (branco neve) o grelo já não é comestível por causa da sua dureza.

Dependendo do gosto de cada um, o sabor naturalmente amargo dos grelos pode ser eliminado escaldando-os primeiro em água a ferver, mudando a água posteriormente. Um modo de preparação frequente é salteá-los com alho, aproveitando eventualmente a gordura da carne (especialmente se for para acompanhar Alheira de Mirandela).

Rapini

Propriedades

Além de possuir um alto teor em vitaminas, os grelos ajudam a prevenir o câncer. Esta propriedade foi descoberta pela Misión Biolóxica de Galicia, centro dependente do Consello Superior de Investigacións Científicas (CSIC). Esta propriedade é uma consequência dos glicosinolatos, responsáveis pelo sabor azedo característico da verdura.

O grelo é rico em vitaminas e cálcio, fazendo do grelo um substituto parcial do leite em especial para os alérgicos à lactose. Por este motivo também, são recomendáveis a pessoas que padeçam de osteoporose.

Quando se submete o grelo a altas temperaturas de cozedura, parte dos nutrientes perdem-se de modo irremediável enquanto que a outra parte fica no alimento e na água onde de cozedura, pelo que é recomendável comê-los com o seu caldo para aproveitar assim os glucosinolatos que previnem o cancro. Outras maneiras de conservar as suas propriedades são a sua cozedura a vapor ou cozinhá-los numa frigideira de grelhar.

Calão

Especialmente entre pessoas do sul de Portugal, no Brasil[1], ou entre pessoas pouco familiarizadas com a planta, a palavra grelo pode ser considerada rude, uma vez que em linguagem brejeira serve para denotar o órgão sexual feminino, a zona do monte púbico e dos pêlos púbicos, ou apenas o clítoris. O significado exacto varia de acordo com a região e o meio social do interlocutor, bem como da frequência de utilização.

Referências

  1. Livraria Folha (29 de setembro de 2011). «Fuja de gafes, sorria e aprenda termos lusos com o escritor Mário Prata». Folha de São Paulo. Consultado em 19 de maio de 2019

Ligações externas

As Pontes de García Rodríguez

As Pontes de Garcia Rodrígues, também conhecido simplesmente como As Pontes, é um concelho da província da Corunha, na Galiza, que faz parte da comarca do Eume. Segundo as estatísticas oficiais o concelho reunia 10.503 pessoas em 2015 e abrange uma superfície de 249,4 km². O seu gentilício é «pontês». Encontra-se entre as comarcas da Terra Chã, a leste, e de Ferrolterra, a oeste.

Sendo o concelho das Pontes o maior da província da Corunha, nele encontram-se uma grande variedade de paisagens naturais e humanas. O monte Caxado, a norte, representa com 756 m o ponto mais elevando do concelho e também da província. Entre os rios que decorrem pelo concelho destaca o Eume, cujo percorrido pelas terras das Pontes estende-se ao longo de 9 quilômetros e da nome às terras que o rodeiam. O concelho contém também grande parte da superfície do Parque Natural das Fragas do Eume.

Já em 1267 é encontrado o primeiro texto que testemunha a existência do "Concejo das Pontes". Em 1376, Henrique II de Castela concedeu o senhorio da Vila das Pontes ao cavalheiro Garcia Rodrigues de Valcárcel. Foi então que se iniciou a construção dum castelo e uma ponte no caminho real Lugo-Ferrol. Esta ponte, hoje conhecida na vila por Ponte da Perfolha, deu o nome de "Ponte de Garcia Rodrigues" ao lugar

A principal actividade económica do concelho é a indústria. A usina térmica das Pontes, Endesa Termic, tem uma potência de 1400 megavatios e fornece de electricidade à Espanha junto com outra nova usina que emprega o gás para a produção de energia. Em 2012 acabou o processo de recheado com água do oco da velha mina de lignito esgotada, tornando-se assim em uma grande lagoa com uma praia artificial de 500 metros.

Cambuquira

Cambuquira é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Sua população estimada em 2017 era de 13 053 habitantes. Faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais.

Carmen Frenzel

Carmen Frenzel é uma atriz e roteirista brasileira.

Cláudia Ventura

Cláudia Ventura(1967) é uma atriz e roteirista brasileira.

Coimbra

Coimbra OTE é uma cidade portuguesa, capital do distrito de Coimbra, situada na província da Beira Litoral, Região do Centro, sub-região Região de Coimbra. Com 105 842 habitantes (2011) no seu perímetro urbano, é centro de referência e maior cidade da região do Centro de Portugal, que reúne cerca de 2,3 milhões de habitantes (2013).Coimbra é uma cidade historicamente universitária, por causa da Universidade de Coimbra, uma das mais antigas da Europa e das maiores de Portugal, fundada em 1290 como Estudo Geral Português por D. Dinis em Lisboa que depois várias instalações nas duas cidades, se fixou definitivamente na cidade do Mondego em 1537. Na história recente a população estudantil da Universidade teve um papel importante ao ser ativamente defensora dos valores da liberdade e democracia frente à ditadura do Estado Novo. Uma das cidades mais antigas do país, foi a capital de Portugal antes de Lisboa, até 1255, e nela está o primeiro Panteão Nacional, o Mosteiro de Santa Cruz.As duas margens de Coimbra são banhadas pelo rio Mondego, proveniente da Serra da Estrela, no sentido Este-Oeste, sendo sede de um município com 319,4 km² de área e 143 396 habitantes (2011), subdividido em 18 freguesias. Este é limitado a norte pelo município da Mealhada, a leste por Penacova, Vila Nova de Poiares e Miranda do Corvo, a sul por Condeixa-a-Nova, a oeste por Montemor-o-Velho e a noroeste por Cantanhede.

É considerada uma das mais importantes cidades portuguesas, devido a infraestruturas, organizações e empresas nela instaladas para além da sua importância histórica e privilegiada posição geográfica no centro de Portugal continental, entre as cidades de Lisboa e do Porto. Ao nível de serviços oferecidos, é acima de tudo no ensino e nas tecnologias ligadas à saúde que a cidade consegue maior notoriedade. A população estudantil da cidade ronda os 37 mil matriculados, parte no ensino superior público não politécnico, parte no ensino superior público politécnico e parte no ensino superior privado.

O feriado municipal ocorre a 4 de Julho, em memória da rainha Santa Isabel de Aragão, padroeira da cidade conhecida popularmente apenas por rainha santa. Foi Capital Nacional da Cultura em 2003. No dia 22 de Junho de 2013, Universidade de Coimbra, Alta e Sofia, foram declaradas Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Coisa de Mulher

Coisa de Mulher é um filme brasileiro do gênero comédia lançado em 2005. Com direção de Eliana Fonseca e roteiro da diretora mais as integrantes do grupo Grelo Falante, é uma co-produção da Warner Brasil, Diler & Associados e SBT Filmes.

Críticas e controvérsias envolvendo Danilo Gentili

Esta é uma lista de críticas e controvérsias envolvendo Danilo Gentili, humorista e apresentador de TV.

Culinária da Galiza

A culinária da Galiza tem uma grande tradição e variedade, sendo um dos aspetos mais importantes na cultura e sociedade galegas. As grandes refeições em grupo, tanto em família como em eventos ou encontros é um hábito muito arreigado na Galiza, onde têm lugar um grande número de festas gastronómicas, a maioria delas no verão. Um dos seus maiores estudiosos foi o escritor Álvaro Cunqueiro.

Um dos produtos mais importantes e conhecidos da cozinha galega é o marisco, sobretudo nas zonas costeiras. "Cultivado" (em viveiros) nas rias galegas, muito ricas biologicamente, a sua qualidade é reconhecida mundialmente. A carne e a verdura constituem igualmente a base de grande parte dos pratos da cozinha galega, que tipicamente são abundantes e com elevado teor calórico. Supostamente, isso deve-se à longa tradição de economia de subsistência, sobretudo nas zonas rurais, e à necessidade de ingerir alimentos com gorduras para combater o frio.

Curral de Moinas

Curral de Moinas é uma aldeia fictícia, situada algures no Norte de Portugal, presumivelmente na província do Minho ou Trás-os-Montes. É o palco dos acontecimentos do programa de humor TeleRural, uma sátira aos blocos noticiosos convencionais. Nesta aldeia acontecem as situações mais caricatas e disparatadas e acontecimentos dos mais banais tomam proporções quase de um feriado nacional. A aldeia foi criada pelos humoristas portugueses João Paulo Rodrigues (Quim Roscas) e Pedro Alves (Zeca Estancionâncio) para o seu programa TeleRural, transmitido primeiro no programa "Praça da Alegria" e depois num espaço próprio, ambos na RTP (actualmente na sua 2ª Série), sempre com bastante aceitação do público português.A localidade fictícia está ainda representada no filme 7 Pecados Rurais O filme aborda alguns dos seus moradores, tais como Quim, Zé, Célia Careca, Padre Venâncio, Sargento Mealha e Aniceto Rui (Presidente da Junta), entre outros.

Eliana Fonseca

Eliana Fonseca (São Caetano do Sul, 17 de fevereiro de 1961) é uma atriz, diretora e roteirista de cinema, teatro e TV brasileira.

Formada pela Escola de Comunicações de Artes (ECA/USP) em Cinema e como atriz pela Escola de Arte Dramática (EAD/USP), possui pós-graduação (especialização) em pedagogia no ensino superior. Atua há mais de 35 anos nas áreas de cinema, teatro e TV. Em cinema, dirigiu e escreveu 5 curtas, entre eles Frankenstein Punk e A Revolta dos Carnudos, premiados em diversos festivais no país e exterior, além de dirigir os longas-metragem Ilha Rá-Tim-Bum: O Martelo de Vulcano, Eliana em O Segredo dos Golfinhos e Coisa de Mulher. Em 2016, lançou seu quarto filme, 13 Andares, primeiro longa-metragem produzido pelo audiovisual ECA/USP em parceria com a EAD.Como atriz, atuou em dezenas de filmes, de curta e longa-metragem, tendo recebido vários prêmios por suas interpretações. Em teatro, dirigiu e atuou em mais de 20 produções, acumulando destaques de crítica e prêmios. Em TV, destaca-se seu trabalho de direção, roteiro e atuação em programas infanto-juvenis e de humor, tendo atuado também em duas novelas e dezenas de séries dramáticas. Entre os destaques, os programa Rá-Tim-Bum e Castelo Rá-Tim-Bum, na TV Cultura, o humorístico Casseta & Planeta, as séries de comédia Os Normais, A Grande Família, Chapa Quente e a novela Desejo Proibido, todos na Rede Globo. Também dirigiu séries de diferentes conteúdos como Segredos Médicos, A Pergunta que Não Quer Calar, para o Multishow, e o seriado Máximo & Confúcio, para a TV Cultura. Além das produções audiovisuais, Eliana também contribuiu para a direção de outros projetos como o Coral de Natal HSBC.

Há anos é professora de roteiro, direção e direção de atores no curso de bacharelado em Audiovisual do Centro Universitário Senac, tendo também ministrado aulas para o curso de pós-graduação em roteiros no Senac e interpretação para a câmera na EAD/USP. Desde 2009, Eliana coordena o projeto É Nóis na Fita, um curso gratuito de cinema com diversos profissionais do mercado voltado para jovens de diversas regiões de São Paulo que ensina na prática a produção de um curta-metragem do roteiro à execução.

Galeguismo (linguística)

Galeguismo é, na linguística, uma expressão ou palavra peculiar do vocabulário lexicográfico da Galiza.

O Acordo Ortográfico de 1990 consagra, por exemplo, os galeguismos brêtema e lôstrego. A Academia Galega da Língua Portuguesa elaborou um Léxico da Galiza destinado a ser incorporado num futuro vocabulário ortográfico comum e em dicionários da língua portuguesa.

Galeguismo é também um estrangeirismo proveniente da Galiza incorporado noutra língua, especialmente o castelhano. Exemplos; cruceiro, grelo, vieira, morriña, chubasco.

Hierarquia da praxe académica

Hierarquia académica é uma escala hierárquica dos estudantes do ensino superior em Portugal, criada pelos promotores da praxe académica.

Maria do Rosário

Maria do Rosário Nunes (Veranópolis, 22 de novembro de 1966) é uma professora e política brasileira, atualmente deputada federal pelo Rio Grande do Sul, filiada ao Partido dos Trabalhadores e que é reconhecida pelo seu trabalho como defensora dos direitos humanos.Exerceu de 3 de abril de 2011 até 1º de abril de 2014 o cargo de Ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e, atualmente, ocupa uma cadeira na Câmara Federal. Em 2014, foi aprovada para o curso de doutorado em Ciência Política na UFRGS.

Serra da Gardunha

A Serra da Gardunha é uma serra de Portugal Continental, com 20 km de comprimento, 10 km de largura e 1227 metros de altitude. Situa-se na província da Beira Baixa, nos concelhos de Fundão e de Castelo Branco, na região do Centro (Região das Beiras). A Serra da Gardunha é também conhecida por Gardunha (palavra árabe que significa "refúgio").

O evento de Trail Running Ultra Trilhos da Gardunha que em 2019 será a 4 de maio, é uma das principais atracções desportivas da região, mobilizando centenas de participantes de todo o país e estrangeiro a percorrer os trilhos desta Serra. Este evento é composto por 4 percursos distintos, sendo 3 competitivos (Ultra trilhos 50k, Trilhos 25k e Mini-Trilhos 12k) e uma caminhada de 11k não competitiva. Este evento tem o seu epicentro em Louriçal do Campo, Castelo Branco.

Esta zona é a capital da produção de cereja em Portugal, com destaque para as freguesias de Alcongosta e Souto da Casa. Outras freguesias com elevada produção de cereja: Aldeia de Joanes, Aldeia Nova do Cabo, Alcaide, Alpedrinha, Castelo Novo, Fundão.

Há várias décadas atrás a produção dominante era a castanha, mas, nos anos de 1930, uma doença atacou a maioria dos soutos (conjuntos de castanheiros). Os incêndios agravaram essa destruição. Todavia, os reflorestamentos recentes não têm sido suficientes.

Na encosta sul, na Freguesia de São Vicente da Beira ainda existem alguns Soutos de Castanheiros, não tão extensos como outrora mas que ainda produzem um quantidade significativa de castanha. A produção florestal abrange o pinheiro bravo e mais recentemente o eucalipto. Existem duas explorações de água de nascente natural, em São Vicente da Beira com as Águas Fonte da Fraga e em Castelo Novo com as Águas do Alardo.

Existem numerosos miradouros naturais, de onde é possível observar a Cova da Beira e a Serra da Estrela, Covilhã e Belmonte (Norte) e planícies da zona de Castelo Branco, Penamacor e Idanha-a-Nova (Sul e Este).

Nos últimos anos, a Serra da Gardunha tem sido alvo de autênticos crimes ambientais e histórico-culturais, nomeadamente, a construção do IP2, da autoestrada A23 e de dois túneis (um de 1580 m e outro de 300 m), que a afetaram e violentaram gravemente, provocando inclusive a secagem de inúmeras nascentes de água.

Suzana Abranches

Suzana Abranches é uma atriz brasileira.

Junto com três amigas, forma o grupo teatral "As Meninas do Grelo Falante". Na década de 1980 foi a Emília do Sítio do Picapau Amarelo.

Tradições académicas

O termo tradições académicas respeita a um conjunto de usos e costumes estudantis reconhecidos como expressão identitária da cultura e património histórico dos estudantes. Trata-se, pois, de um conjunto de valores, costumes e manifestações que são conservados pelo facto de serem considerados valiosos aos olhos da comunidade e que se pretende incutir às novas gerações. Em suma, é perpetuar conceitos, experiências e práticas entre as gerações, considerados fundamentais para a identidade comunitária, sua legitimação e distinção.

Traje académico

O traje académico estudantil, identificativo do estudante português, designa-se formalmente por "traje nacional" ou, ainda, na gíria académica/estudantil, por "capa e batina".

A "capa e batina" constitui-se como o uniforme que identifica inequivocamente o estudante de Portugal, pese embora existirem outros trajes, mas expressivos apenas de realidades locais.

Apesar de geralmente se associar o traje a atividades praxistas, este pode ser usado por qualquer estudante universitário fora dos eventos associados à Praxe.

Vasco Pulido Valente

Vasco Pulido Valente, pseudónimo de Vasco Valente Correia Guedes (Lisboa, 21 de novembro de 1941), é um ensaísta, escritor e comentador político português.[carece de fontes?]

Por não gostar do seu nome de nascimento, cerca dos 16, 17 anos passou a adotar Vasco Pulido Valente como pseudónimo, nome pelo qual é mais conhecido e com que assina as suas obras.

Noutras línguas

This page is based on a Wikipedia article written by authors (here).
Text is available under the CC BY-SA 3.0 license; additional terms may apply.
Images, videos and audio are available under their respective licenses.