Gérson (filho de Levi)

Gérson (em hebraico: גרשון), de acordo com a Torá, era o mais velho dos filhos de Levi[1] e fundador patriarcal dos gersonitas, uma das quatro principais divisões entre os levitas nos tempos bíblicos.

Os gersonitas foram encarregados de cuidar da parte externa do tabernáculo, incluindo componentes como a tenda e a sua coberta, telas, portas e cortinas. Estudiosos bíblicos consideram o nome como sendo essencialmente o mesmo que "Gérson" (em hebraico: גֵּרְשֹׁם, hebraico moderno: Gerəššom, tiberiano: Gēršōm), o que parece significar "um estrangeiro lá" (גר שם), e é este Gérson (filho de Moisés), que, às vezes, é listado no Livro das Crônicas como fundador de uma das facções levitas principais.[2] A Torá denomina os filhos de Gérson como Libni e Simei.[3]

Estudiosos textuais atribuem a genealogia do Livro de Gerações, um documento emanado de um grupo religio-político semelhante ao que está por trás da fonte sacerdotal, e em uma data similar. De acordo com estudiosos da Bíblia, a genealogia da Torá para os descendentes de Levi é realmente um mito etiológico refletindo o fato de que havia quatro grupos diferentes entre os levitas, os gersonitas, os coatitas, o meraritas, e os Aronidas. Levando em conta estes estudiosos, levita era originalmente apenas o título de uma função, proveniente da palavra Minaimn lawi'u, que significa "sacerdote", em vez do nome de uma tribo.

Gérson
Progenitores Pai:Levi
Filho(s) Simei
Irmão(s) Jocabed, Coate, Merari

Referências

  1. Números 3:21
  2. 1 Crônicas 15:7
  3. Êxodo 6:17
Gersonita

Os gersonitas foram uma das quatro principais divisões entre os levitas nos tempos bíblicos.

A Bíblia afirma que o gersonitas eram todos descendentes do epônimo Gérson, filho de Levi, apesar de os estudiosos bíblicos considerarem isto como uma metáfora pós-dicional que fornece uma etiologia da ligação do clã aos outros na confederação israelita. De acordo com os estudiosos bíblicos, levita era originalmente apenas o título de uma função, provenientes da palavra Minaim lawi'u, que significa sacerdote, ao invés de ter sido o nome de uma tribo.A Bíblia atribui uma função religiosa específica aos gersonitas, ou seja, eles cuidavam das cortinas, tapeçarias e cordas do santuário. Esta diferenciação da atividade religiosa entre os gersonitas e os outros levitas, em particular a Aronidas, é encontrada apenas no Código Sacerdotal, e não em passagens que os estudiosos textuais atribuem a outros autores.De acordo com o Livro de Josué, ao invés de possuir um território contínuo, o gersonitas possuíam várias cidades espalhadas por toda as regiões geográficas da Galileia e Basã:

no território de Manassés: Golã e Beeshterah

no território de Issacar: Kishon, Dabareh, Jarmute e En-Ganim

no território de Aser: Mishal, Abdon, Helcate e Reobe

no território de Naftali: Quedes, Hammoth-Dor e CartãA narrativa em Josué argumenta que o território foi tomado pelos levitas logo após a conquista de Canaã por Josué, mas isso não pode estar correto, uma vez que é contrariada não só por evidências arqueológicas, mas também por narrativas do Livro de Juízes, dos Livros de Samuel e do livros dos Reis. Quedes, por exemplo, parece ter realmente se mantido como um santuário para outras divindades além do Senhor. A conclusão da maioria dos estudiosos bíblicos é portanto que todo o sistema de cidades levitas, na história Deuteronomista e da Torá, é uma tentativa de explicar o fato de que primeiros santuários importantes existiam nesses locais e, portanto, eram lugares onde os membros do sacerdócio, naturalmente, vieram a residir em grande número. Estudiosos acreditam que o sacerdócio foi originalmente aberto a qualquer tribo, mas gradualmente passou a ser visto como uma tribo distinta para si mesmos - os levitas.

Gérson

Gérson (ou Gerson) pode se referir a:

EsportistasGérson de Oliveira Nunes, campeão mundial de 1970 com a Seleção Brasileira de Futebol

Gérson da Silva, futebolista brasileiro com passagens por Santos, Atlético-MG e InternacionalPersonagens bíblicosGérson (filho de Moisés)

Gérson (filho de Levi)AtoresGérson Brenner

Gérson de Abreu

Hebrom (filho de Coate)

Hebrom, no livro de Êxodo, foi um dos filhos de Coate, filho de Levi, filho de Jacó.

Levi, terceiro filho de Israel (Jacó), teve três filhos, Gérson (filho de Levi), Coate e Merari, e viveu centro e trinta e sete anos. Coate teve quatro filhos, Anrão, Jizar, Hebrom e Uziel, e viveu centro e trinta e três anos. Anrão, o irmão de Hebrom, foi o pai de Miriã, Aarão e Moisés.Hebrom teve quatro filhos: Jerias, o chefe, Amarias, Jaaziel e Jecamerão.A cidade de Quiriate-Arba, na região montanhosa de Judá, após a conquista israelense da Palestina, foi dada aos filhos de Coate, e passou a se chamar Hebrom.

Noutras línguas

This page is based on a Wikipedia article written by authors (here).
Text is available under the CC BY-SA 3.0 license; additional terms may apply.
Images, videos and audio are available under their respective licenses.