Feriado nacional

Um feriado nacional é um feriado regulamentado, decretado por um país para comemorar o próprio país. Geralmente, é o dia da independência, da assinatura da constituição ou outro evento significativo, embora nem sempre seja essa a regra. Em muitos casos, é o dia do santo padroeiro do país.

Muitos países, como o Brasil e Portugal, os feriados nacionais são todos os feriados que o governo decreta com vigência em todo o território nacional.

Estados independentes

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Koninginnedag 2005 amsterdam2
Aniversário da Rainha em Amesterdão, 2005.

Maio

Junho

The Colour Hand Over
Os regimentos britânicos a Trooping the Colour em Londres.

Julho

Agosto

Setembro

Independência ou Morte (1888)
Independência ou Morte, quadro pintado por Pedro Américo em 1888, comemorando a independência do Brasil.

Outubro

Novembro

Dezembro

Nota: No Japão, além do Dia da Fundação Nacional no dia 11 de fevereiro, que é um dia nacional, há também um Feriado Nacional (国民の休日」, kokumin no kyujitsu, que pode ser traduzido por "Dia de Folga do Cidadão") no dia 4 de maio, entre o dia da Constituição, no dia 3 de maio e o 「子供の日」, Kodomo no hi, (dia das Crianças) no dia 5 de maio. Toda a nação tira um feriado por três dias consecutivos, dando ao termo Feriado Nacional um significado diferente.

Ver também

Ligações externas

26 de janeiro

26 de janeiro é o 26.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 339 para acabar o ano (340 em anos bissextos).

Agbê

Agbê é o Vodun senhor de hu, o mar. Está entre os Tô-vodun, cultuado sobretudo pelos hweda, nas circuvizinhanças de Uidá e Grande Popo, no Benin. Ele foi o terceiro filho de Mawu, gerado com sua irmã gêmea Naeté. Ele é representado por uma serpente, um símbolo que representa tudo que é perene. Um de seus filhos mais temidos é Dan Toxosu, que manifesta sua própria imagem, nos nascimentos de bebês com deformações físicas, pois os fon consideram que crianças com deformidades são protegidos por Tohosu ou Toxosu (lê-se: Torrossu). A festa anual de Agbê (chamada Gozìn), que celebra a aliança entre os homens e o mar, ocorre em Grande Popo no litoral sudoeste do Benim (antes, em Uidá) todo dia 10 de janeiro, dia que o governo beninense decretou em 1996 como feriado nacional, dedicado à herança ancestral da tradição vodun. A cerimônia, muito concorrida por iniciados do culto vodum vindos de várias partes do Benim, mas ainda também do Togo, Haiti, França, Canadá, EUA e Brasil, é dirigida pelo mais respeitado sacerdote de Agbê entre os fon, que é o Daagbo Hunon, cuja tradição remonta ao Século XIV. Para muitos, o Daagbo Hunon é o mais importante sacerdote de toda a religião dos voduns.

Bastilha

A Bastilha (em francês: Bastille), mais conhecida por ter sido uma prisão - assim funcionando desde o início do século XVII até o final do século XVIII - foi inicialmente concebida apenas como um portal de entrada à rua parisiense de Saint-Antoine, na França, motivo pelo qual era denominada Bastilha de Saint-Antoine. Encontrava-se onde hoje está situada a Place de la Bastille ("Praça da Bastilha") em Paris.

Ficou conhecida por ter sido o palco do evento histórico conhecido como a Tomada da Bastilha, em 14 de julho de 1789, o qual aliado ao Juramento do Jogo da Péla, está entre os fatos mais importantes do início da Revolução Francesa.

O evento foi grandiosamente comemorado exatamente um ano depois (em 14 de Julho de 1790) na pomposa festa que ficou conhecida como a Fête de la Fédération (A Festa da Federação). A partir de 1880 a festa tornou-se feriado nacional, é a Festa nacional francesa também conhecida como o 14 Juillet. Em novembro de 1789 a Bastilha foi totalmente demolida.

Cilada de Amor

Cilada de Amor é o quinto álbum da dupla sertaneja Bruno & Marrone, lançado em 1999, logo após a dupla ser contratada pela Abril Music. O disco saiu com 100 mil cópias vendidase trouxe canções que fizeram sucesso em todo o Brasil, como "Feriado Nacional", "Vida Vazia", "Agarrada em Mim" e "Como Eu Te Amo".

Dia da Fraternidade Universal

O Dia da Fraternidade Universal ou Dia da Confraternização Universal é um feriado nacional no Brasil, comemorado no dia 1 de janeiro. Foi instituído por lei em 1935, por Getúlio Vargas.Também é feriado sob este nome em Portugal, onde foi instituído pelos vitoriosos Republicanos após a Implantação da República Portuguesa a 5 de Outubro de 1910.

Dia da Inconfidência

O Dia da Inconfidência, popularmente conhecido como Dia de Tiradentes ou simplesmente Tiradentes, é um dos feriados nacionais brasileiros. É uma homenagem ao herói nacional brasileiro Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira. É celebrado no dia 21 de abril, pois a execução de Tiradentes deu-se neste dia, no ano de 1792. O feriado foi criado no dia 9 de dezembro de 1965.

Dia da Independência dos Estados Unidos

O Dia da Independência dos Estados Unidos (em inglês: Independence Day of The Fourth of July) é um feriado nacional que celebra o dia 4 de julho nos Estados Unidos. Esse dia marca a Declaração de Independência de 1776, ano em que as Treze Colônias declararam a separação formal do Império Britânico. O Dia da Independência é o feriado mais festejado dos Estados Unidos e têm forte influência sobre a cultura americana em geral, tendo sido retratado nos mais diversos veículos de mídia. O Dia da Independência é igualmente o dia nacional dos Estados Unidos.

Dia do Anjo

O Dia do Anjo, Segunda-feira do Anjo, Anjo ou Festa da Hera, é uma festa do litoral norte português com origem na Póvoa de Varzim, mas também comemorado em diversas localidades (em especial Vila do Conde e Esposende) no qual a população faz um piquenique familiar nos campos e bouças (um género de bosque) da região na segunda-feira depois da Páscoa, ficando as cidades semi-desérticas. Na Póvoa de Varzim, a população e empresas preferem trabalhar na Sexta-Feira Santa, feriado nacional, e ter a segunda-feira de folga.

Feriados no Brasil

No Brasil, os feriados nacionais, estaduais e municipais são estipulados por leis, e podem ter origem civil ou religiosa conforme estabelecida pela lei nº 9.093 de 1995: A Portaria Nº 442, de 27 de dezembro de 2018 do Ministério de Estado do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão consolidou os feriados e pontos facultativos no âmbito da Administração Pública Federal. Segundo esta portaria, no ano de 2019 o Poder Executivo Federal possui 9 feriados nacionais e 7 pontos facultativos federais.

Feriados civisos declarados em lei federal;

a data magna do Estado fixada em lei estadual.

os dias do início e do término do ano do centenário de fundação do Município, fixados em lei municipal.Feriados religiososos dias de guarda, declarados em lei municipal, de acordo com a tradição local e em número não superior a quatro, neste incluída a Sexta-Feira da Paixão.

Festa nacional francesa

A Festa nacional francesa, ou Dia da Bastilha, é um feriado nacional francês celebrado anualmente a 14 de Julho (14 Juillet) em memória ao episódio histórico da Tomada da Bastilha, em 1789, quando teve início o caráter popular da Revolução Francesa. As comemorações desse feriado consistem em grandes celebrações e paradas militares por todo o país, com destaque para o desfile militar da Champs-Élysées de Paris, prestigiado pelo Presidente da República.

Festas da Póvoa de Varzim

Ao longo de todo o ano existem várias festas populares ou religiosas, romarias e procissões na Póvoa de Varzim. A maioria destes festejos ocorre por alturas da Páscoa ou durante o Verão.

Final da Copa do Mundo FIFA de 1930

A Final da Copa do Mundo FIFA de 1930 foi disputada pelos finalistas das Olimpíadas de 1928, Uruguai e Argentina.

A final foi disputada no Estádio Centenário em 30 de julho. Os portões do estádio foram abertos às oito horas, seis horas antes do pontapé de saída. Um desentendimento ofuscou a preparação para o jogo porque as equipes discordavam sobre quem deveria fornecer a bola, forçando a FIFA a intervir e decretar que a seleção argentina daria a bola para o primeiro tempo e a uruguaia daria a bola para o segundo. O jogo terminou 4-2 para o Uruguai (que perdia por 2-1 no primeiro tempo), que acrescentou o título de vencedores da Copa do Mundo para o manto de Campeões Olímpicos, com Jules Rimet, presidente da FIFA, apresentando o troféu da Copa do Mundo, que foi mais tarde batizado com seu nome. O dia seguinte foi declarado feriado nacional no Uruguai; na capital argentina, Buenos Aires, uma multidão atirou pedras no consulado uruguaio.O último jogador vivo daquela final, Francisco Varallo (que jogou de atacante para a Argentina), morreu em 30 de agosto de 2010.

Massacre de Batepá

O Massacre de Batepá (do português coloquial "Bate-Pá!") foi um massacre cometido pelas tropas coloniais portuguesas que teve lugar em São Tomé e Príncipe a 3 de fevereiro de 1953. É incerto o número de mortes que terão resultado por tortura eléctrica e afogamento. A historiadora .

Inês Rodrigues refere que as fontes São-tomenses apontam para cerca de 1.032 mortos e que as fontes Portuguesas em cerca de 200. Pelo que é impossível aferir com rigor de certeza histórica em que número se cifram as vítimas.

Na impossibilidade de disponibilizar a referida tese, deixa-se uma ligação de uma entrevista à investigadora onde esses números são explicitamente referidos: https://observador.pt/2015/06/08/s-tome-principe-importancia-massacre-batepa-sido-ignorada/

Hoje em dia é um feriado nacional no arquipélago.O massacre é considerado o episódio fundador do nacionalismo são-tomense e as suas vítimas foram transformadas em heróis pela liberdade da pátria.

No Museu Nacional de São Tomé e Príncipe existe uma sala dedicada ao massacre, com fotografias que documentam alguns dos massacrados em Março de 1953.

Nossa Senhora da Assunção

Nossa Senhora da Assunção é a Virgem Maria em alusão a sua assunção aos céus, também é conhecida como Nossa Senhora da Glória ou Nossa Senhora da Guia.

A festa da Assunção é comemorada dia 15 de agosto. É uma comemoração originária de Portugal, mais propriamente de Trás os Montes, sendo feriado nacional. É padroeira das cidades de Fortaleza e Viçosa do Ceará, no estado do Ceará, de Jales e Jundiaí do estado de São Paulo, de Caçapava do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, de Cabo Frio e Valença, no estado do Rio de Janeiro, de Cabo Verde (Minas Gerais), Bom Despacho e Belo Horizonte, Alhandra, em Minas Gerais (da qual sua festa comemora-se junto com a Festa de Nossa Senhora do Rosário), de Acari no Rio Grande do Norte, de Maringá no estado do Paraná, em Cruzeiro do sul no estado do Acre e em Oeiras do Pará no estado do Pará. Sua festa é também celebrada como feriado municipal na cidade de Campo Belo, no estado de Minas Gerais e para nós todos.

Política de Myanmar

Myanmar é actualmente um regime militar com capital em Nay Pyi Taw, governado por uma junta militar, sob a chefia do General Than Shwe. Sua Constituição, promulgada a 3 de janeiro de 1974, está suspensa desde 1988. Em 2004, o governo convocou uma nova constituinte, dessa vez sem a participação dos partidos de oposição.

Mianmar adotou o atual nome em 1989, a partir da redução de seu nome (em birmanês, Pyidaungzu Myanma Naingngandaw, "União de Mianmar"), em detrimento ao antigo nome de Birmânia, embora este último nome ainda seja reconhecido por alguns países.

É composta por 7 estados (Chin, Kachin, Kayin, Kayah, Mon, Rakhine e Shan) e sete divisões administrativas (Ayeyarwady, Bago, Magway, Mandalay, Sagaing, Tanintharyi e Rangoon).

Obteve a sua independência do Reino Unido em 4 de Janeiro de 1948, sendo esta a data do seu feriado nacional.

Rede Sorriso FM

Rede Sorriso FM é uma rede de rádio brasileira cujas concessões e transmissores se localizam nas cidades de Estrela, Panambi, Gramado, Candelária e Glorinha, no RS. É uma das principais emissoras do Grupo Dial.

Em junho de 2011, a direção do Grupo Dial confirmou a troca segmentária da emissora serrana, de rádio jovem, com a Pop Rock, para eclética, com a Sorriso Serra FM.

A partir de 15 de novembro de 2015 (data da Proclamação da República, feriado nacional), é a vez da região de Candelária passar a contar com a marca "Sorriso FM", até então operante com a marca Rádio Triângulo, mas mantendo o estilo eclético da rádio.

Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão é uma data religiosa cristã que relembra a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário. O feriado é observado sempre na sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa, o sexto dia da Semana Santa no cristianismo ocidental e o sétimo no cristianismo oriental (que conta também o Sábado de Lázaro, anterior ao Domingo de Ramos). É o primeiro dia (que começa na noite da celebração da Missa da Ceia do Senhor) do Tríduo Pascal e pode coincidir com a data da Páscoa judaica.

Este dia é considerado um feriado nacional em muitos países pelo mundo todo e em grande parte do ocidente, especialmente as nações de maioria cristã.

Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (Fazenda do Pombal, batizado em 12 de novembro de 1746 — Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792), foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Personagem símbolo da conspiração denominada Inconfidência Mineira, é patrono cívico do Brasil, além de patrono das Polícias Militares e Polícias Civis dos Estados.Desde o advento da República no Brasil (1889), Tiradentes é considerado herói nacional: o mártir foi criado pelos republicanos com a intenção de ressignificar a identidade brasileira.O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem. Seu nome está inscrito no Livro dos Heróis da Pátria desde 21 de abril de 1992.

Noutras línguas

This page is based on a Wikipedia article written by authors (here).
Text is available under the CC BY-SA 3.0 license; additional terms may apply.
Images, videos and audio are available under their respective licenses.