Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts

A Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, ou simplesmente Hogwarts, é uma escola de magia para bruxos e bruxas com idade entre os onze e dezessete anos. É o palco principal para os primeiros oito filmes, e sete primeiros livros da série Harry Potter, de J.K. Rowling, nos quais cada livro equivale a um ano letivo frequentado pelas personagens principais e pelas personagens do ano de Harry Potter, ou seja, nascidas em 1980. No volume derradeiro da série, Harry Potter e as Relíquias da Morte, a maior parte da história se passa fora de Hogwarts, uma vez que os personagens principais, Harry Potter, Ronald Weasley e Hermione Granger não atendem ao sétimo e último grau de ensino (embora Rowling tenha declarado que Hermione retorna à escola depois dos acontecimentos descritos em Harry Potter e as Relíquias da Morte para realizar os seus exames de Nível Incrivelmente Exaustivo em Magia, importantíssimos para o seu sucesso profissional e pessoal). A batalha final no livro e na série, no entanto, ocorre em Hogwarts, assim como as cenas que a antecedem, como a organização das tropas que lutavam ao lado de Harry e a chegada de personagens importantes, como os intermináveis familiares de Ron, mas, também, para organizar as táticas defensivas e a saída dos alunos mais novos do castelo.

Rowling afirmou que pode ter intencionalmente "captado" o nome da planta cujo nome em inglês é hogwort (Croton capitatus), que tinha visto nos Jardins Botânicos Reais de Kew algum tempo antes de iniciar a série Harry Potter. Ainda assim, as expressões "the Hogwarts" e "Hoggwart" já haviam sido mencionadas na literatura antes da série (como no livro de 1954 How to be Topp, escrito por Geoffrey Willans.

Hogwarts foi votada como a 36ª melhor instituição de ensino escocesa em uma lista online de 2008, superando a Loretto School, localizada em Edimburgo. Segundo um dos diretores da Listagem da Rede de Escolas Independentes, a escola fictícia foi adicionada ao ranking apenas como "uma brincadeira", e depois esteve disponível ao voto. Podemos então concluir que esta instituição fictícia, para a maioria dos fãs, supera qualquer outra escola ou liceu.

Hogwarts School of Witchcraft and Wizardry
Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts (PT)
Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts (BR)
Dados físicos
Lema Draco Dormiens Nunquam Titillandus (Latim)
"Nunca Faça Cócegas em um Dragão Adormecido"
Número de alunos 280, 70 em cada casa, 5 em cada dormitório. No padrão Europeu antigo, é uma escola de grandes proporções.
Fundação Há mais de 1.000 anos.
Número de Casa(s) 4
Casas Gryffindor

Hufflepuff

Ravenclaw

Slytherin.

Andares 7, além do térreo, das masmorras e outras torres e cavernas que existem.
Torres Muitas torres, sendo utilizadas para aulas como Adivinhação e Astronomia e também como um Corujal
Dados históricos
Fundador(es) Godric Gryffindor
Helga Hufflepuff
Rowena Ravenclaw
Salazar Slytherin.
Fantasmas Vários, destacando-se Nick Quase Sem Cabeça, Barão Sangrento, Frei Gorducho, Dama Cinzenta e Murta Que Geme.
Aluno(as) famoso(sas) Harry Potter, Minerva McGonagall, Tom Riddle, Albus Dumbledore, Severo Snape, Luna Lovegood, Neville Longbottom, Lilian Evans Potter, Hermione Granger, Rony Weasley, Ginny Weasley, Draco Malfoy, Sirius Black, Remo Lupin, Ninfadora Tonks, entre outros.
Primeira Aparição Harry Potter e a Pedra Filosofal.
Escola/Colégio da série Harry Potter

Hogwarts

A propriedade de Hogwarts é extensa, abrangendo o enorme castelo, que possui várias torres e masmorras com as respectivas salas de aulas, os professores, as salas comunais de cada casa (Ravenclaw, Gryffindor, Hufflepuff e Slytherin), os Dormitórios dos alunos, as Cozinhas de Hogwarts (onde podemos encontrar elfos domésticos), o Salão Principal, o Salão de Entrada, todos os aposentos frequentados diariamente pelos alunos, professores e funcionários.

No exterior do castelo, encontra-se a Floresta Proibida, o Campo de Quadribol (Quidditch), a Cabana de Hagrid, o Lago Negro, as Estufas de Herbologia, o Salgueiro Lutador (onde, em baixo, se localiza um atalho para a Casa dos Gritos).

Aparatar (desaparecer de um lugar e se transportar quase instantaneamente para outro) não é permitido nos terrenos da escola, devido a encantamentos de segurança; o Expresso de Hogwarts transporta os alunos para a Estação de King's Cross. Os alunos do primeiro ano chegam à escola atravessando o lago negro em barcos de madeira, enquanto os outros alunos vão em carruagens aparentemente sem cavalos (mas na realidade, puxadas por Testrálios, que só podem ser vistos por quem já viu a alguém morrer). O lago de Hogwarts contém muitas criaturas mágicas: lula gigante, sereias(sereianos), grindylows, entre outros.

Corpo Docente

O Corpo Docente de Hogwarts é responsável por lecionar aos alunos de todos os sete anos de Hogwarts, envolvem e repassam o conhecimento sobre as ramificações mais complexas e curiosas do Mundo Bruxo, preparando seus discentes para a vida além da propriedade escolar.

História

The Great Hall, Hogwarts
Set de filmagem de Grande Salão de Hogwarts

Há mais de 1000 anos Godric Griffyndor, Rowena Ravenclaw, Helga Hufflepuff e Salazar Slytherin, os maiores e melhores bruxos da época, juntaram-se para formar uma escola de magia e feitiçaria. Juntos, eles construíram o castelo de Hogwarts, com o objetivo de educar os jovens que apresentassem algum talento mágico. Todos tinham qualidades singulares e distintas, e justamente por isso eles criaram casas para dividir os alunos de acordo com os próprios interesses. A história de Hogwarts está preservada de diversas formas no grande castelo, seja nos quadros, nos livros, nos fantasmas ou no próprio dispositivo mágico usado para a divisão dos alunos em casas, o Chapéu Seletor, que era o antigo chapéu de Godric Gryffindor (fundador da Grifinória). Porém um deles, Salazar Slytherin (fundador da Sonserina), discordava dos outros três fundadores quanto à admissão dos alunos, pois queria que só fossem aceitos bruxos puro-sangue (de família inteiramente bruxa) e brigou com os outros. Construiu então a câmara secreta que só seria aberta por seu descendente para que o monstro que ela guardava eliminasse todos os nascidos Trouxas (aqueles que não tinham sangue mágico) que estivessem na escola. A entrada dessa câmara está no Banheiro Feminino da Murta Que Geme e aparece no filme Harry Potter e a Câmara Secreta.

Hino

    

Edição original
"Hogwarts, Hogwarts, Hoggy Warty Hogwarts,
Teach us something please,
Whether we be old and bald,
Or young with scabby knees,
Our heads could do with filling,
with some interesting stuff,
For now they're bare and full of air,
Dead flies and bits of fluff,
So teach us things worth knowing,
Bring back what we've forgotten,
Just do your best,
we'll do the rest,
And learn until our brains all rot
."

         

Edição brasileira
"Hogwarts, Hogwarts, ó querida Hogwarts,
Venha nos ensinar
Quer sejamos velhos e calvos
Quer moços de pernas raladas,
Temos as cabeças precisadas
De ideias interessantes
Pois estão ocas e cheias de ar,
Moscas mortas e fios de cordão.
Nos ensine o que vale a pena
Faça lembrar o que já esquecemos
Faça o melhor, faremos o resto,
Estudaremos até o cérebro desmanchar
"

Há algum tempo atrás os fãs se questionaram o porquê do hino só ter sido cantado no primeiro ano de Harry Potter em Hogwarts. Quanto a isso, a autora disse no seu site que "Dumbledore (o diretor) pediu que cantassem o hino quando ele se sentia particularmente esperançoso, talvez com a vinda de Harry à escola".

Em Harry Potter e o Cálice de Fogo (filme), foi gravada uma cena, que era logo no começo do ano, antes mesmo do Professor Alastor Moody chegar à escola, aonde mostra os alunos cantando o Hino. Contudo, a cena não bate com a descrição do livro, onde cada um canta no seu ritmo favorito, da maneira que quiserem, a partir da letra escrita por uma fita assemelhada a cetim conjurada pelo Professor Dumbledore, mas sim mostrava o professor conjurando a letra frase por frase, com uma bolinha pingando na sílaba que deve ser cantada. Mostram apenas os primeiros versos (Hogwarts, Hogwarts, Hoggy Warty, Hogwarts/ Teach us something please...), e não houve tradução dessa cena, já que ela foi cortada.

Após a Segunda Tarefa do Torneio Tribruxo, no mesmo filme, ouve-se o áudio de alunos a cantar o hino ao fundo. A tradução foi feita assim:

"Hogwarts, Hogwarts, ó querida Hogwarts, Vem nos ensinar, Quer sejamos velhos ou novatos no lugar..."

A parte restante da canção não pode ser escutada com clareza.

Componentes Curriculares

As Matérias que são lecionadas pelo Corpo Docente em Hogwarts dão num total de 12 matérias (13 se contarmos com Duelos):

Herbologia: Estudo de plantas e suas propriedades mágicas.[1]

Voo: Estudo básico de como se voar com vassoura (essa aula é apenas para os alunos do primeiro ano).[1]

Runas Antigas: Nobre estudo do alfabeto rúnico e seus significados (contendo previsões nórdicas).[2]

História da Magia: Tudo sobre o passado do mundo bruxo.[3]

Estudo dos Trouxas: Estudo dos Trouxas é uma matéria opcional de Hogwarts, que ensina sobre a vida dos não bruxos. As aulas incluem figuras mostrando trouxas erguendo objetos pesados sem usar magia. Os alunos aprendem a importância da eletricidade para a tecnologia dos trouxas, entre outros assuntos. A matéria dá ênfase aos aspectos físicos da vida sem magia. Teve como um dos seus professores a Caridade Burbage, que foi assassinada por ser simpatizante dos trouxas. Depois de sua morte, Aleto Carrow aplica a matéria que se torna obrigatória e ensina que os trouxas seriam desprezíveis e como tais deveriam ser tratados. A matéria voltou aos moldes anteriores após a queda de Lord Voldemort.[4]

Sobre os Fundadores

Hogwarts foi fundada por quatro bruxos, os mais poderosos da época, e cada um desses bruxos fundou uma Casa, onde admitiria somente aquele que tivesse certas qualidades prezadas por cada um.

São Fundadores os seguintes bruxos:

Direção

A direção de Hogwarts é um sistema hierárquico. O diretor é o cargo mais alto da instituição, possuindo total poder sobre a escola, seguido do vice-diretor, cuja função é auxiliar o diretor. Ambos são supervisionados pelo Conselho Diretor, formado por doze pais de alunos. Os diretores das casas possuem poderes semelhantes aos do diretor, podendo inclusive expulsar alunos, mas o poder é limitado aos alunos de sua casa. No quinto livro da série, Harry Potter e a Ordem da Fênix, é criado o cargo de Alta Inquisidora de Hogwarts, que concedia ao ocupante poderes extraordinários sobre os alunos, professores e o programa de estudos. Após o Ministério da Magia admitir a volta do Lorde das Trevas, o cargo é extinto. Dolores Umbridge foi a única Alta Inquisidora de Hogwarts. Dentre os diretores da escola, pode-se citar: Alvo Dumbledore (considerado o mais famoso), Minerva McGonagall, Armando Dippet, Fineus Nigellus, Severo Snape, Dolores Umbridge, Neville Longbottom e Dilys Derwent.

Sobre as Casas

As Casas de Hogwarts funcionam como se fossem a família de cada estudante. Seus acertos; seja por respostas corretas nas aulas, seja por bons atos lhes rende pontos na disputa pela Taça das Casas. Assim como, os pontos ganhos nas partidas de Quadribol. Já seus erros nas aulas ou transgressões às regras fazem com que percam pontos. No fim do ano a Casa com mais pontos ganha a Taça das Casas.

Os quatro fundadores de Hogwarts fundaram suas casas onde só admitiam aqueles com as qualidades que prezavam. As casas e seus respectivos fundadores são:

  • Grifinória (Gryffindor): fundada por Godric Gryffindor, que prezava a coragem e o passado marcado por nobres feitos. Suas cores são vermelho e dourado e seu animal símbolo é um leão, apesar do nome original da casa, Gryffindor indicar um grifo (supostamente, o nome Gryffindor vem da junção das palavras "griffin", grifo em inglês, e "d'or", que significa 'de ouro' em francês). Dentre os alunos famosos desta casa estão: Harry Potter, Hermione Granger, Rony Weasley, Gina Weasley, Alvo Dumbledore e Minerva McGonagall.
  • Corvinal (Ravenclaw): fundada por Rowena Ravenclaw, que prezava a sagacidade acima de tudo. Suas cores são azul e bronze e o animal símbolo é a águia, apesar de o nome Ravenclaw conter a palavra corvo (raven). Uma característica muito notada nos integrantes da casa Corvinal, que entretanto não é dita como uma característica específica da casa nos livros, é a beleza, quebrando o estereótipo de que "beleza e inteligência não se misturam". Dentre os alunos famosos desta casa estão: Luna Lovegood, Cho Chang, Gilderoy Lockhart e Sibila Trelawney.
  • Sonserina (Slytherin): fundada por Salazar Slytherin, que era astuto, qualidade que apreciava em seus educandos. A parte majoritária dos bruxos das trevas pertenceu à Sonserina, incluindo Voldemort, o que não quer dizer que a todos os membros falte o caráter. Salazar Slytherin também só aceitava alunos de ancestralidade bruxa, ou seja, puros-sangue, embora essa não seja uma regra, visto que Lorde Voldemort e Severo Snape eram mestiços. Além disso, J.K. Rowling afirmou que planejou criar uma personagem sonserina chamada Mafalda que seria nascida-trouxa, mas voltou atrás criando a personagem Rita Skeeter, que teria a mesma serventia de Mafalda (trazer informações aos personagens principais). Suas cores são verde e prata e o animal símbolo a serpente, visto que Slytherin era capaz de se comunicar com as cobras (habilidade denominada "ofidioglossia" no Brasil e "serpentês" em Portugal). Dentre os alunos famosos estão : Tom Riddle (Voldemort), Severo Snape, Horácio Slughorn, Draco Malfoy e Bellatrix Lestrange.
  • Lufa-Lufa (Hufflepuff): fundada por Helga Hufflepuff, que disse que aceitaria a todos e ensinaria o que pudesse. Helga era uma mulher leal, honesta e aplicada. Ela valorizava essas qualidades em seus alunos. Além disso, seus alunos são justos e generosos. Suas cores são amarelo e preto e seu animal símbolo o texugo. Muitos alunos de Hogwarts, especialmente os da Casa Sonserina, não gostam muito desta casa por considerarem seus membros como errados por aceitar todo o tipo de pessoa que tenha magia e capacidade independente da ancestralidade bruxa. Dentre os alunos famosos desta casa estão: Newt Scamander, Ninfadora Tonks e Cedrico Diggory.

Alunos

Quando uma criança com poderes mágicos nasce, uma pena mágica localizada dentro do Castelo de Hogwarts escreve o seu nome em um grande livro. Todos os anos, o diretor ou a diretora de Hogwarts olha esse livro e manda corujas para todas as crianças que farão 11 anos, avisando que elas têm uma vaga em Hogwarts.

Todos os alunos devem respeitar as regras ou poderão ser castigados de acordo como por exemplo, levar uma detenção.

  • Todos os alunos menores de 17 anos tem rastreadores, e nenhum aluno com menos de 17 pode praticar magia fora de Hogwarts, podendo ser expulsos por isso.[5]

Ver também

  1. a b J.K. Rowling (1997). Harry Potter and the Philosopher's Stone (em inglês). Reino Unido: Bloomsburry. 263 páginas. ISBN 85-325-1101-5
  2. J.K. Rowling (2000). Harry Potter and the Prisoner of Azkaban (em inglês). Reino Unido: Bloomsburry. 352 páginas. ISBN 85-325-1206-2
  3. J.K. Rowling (1998). Harry Potter and the Chamber of Secrets (em inglês). Reino Unido: Bloomsburry. 327 páginas. ISBN 972-23-2569-8
  4. J.K. Rowling (2008). Harry Potter and the Deathly Hallows (em inglês). Reino Unido: Bloomsburry. 608 páginas. ISBN 978-85-325-2261-0
  5. «Pottermore - What is the Magic Quill?». Consultado em 2 de agosto de 2011
Argus Filch

Argo Filch (Argus Filch, em inglês) é zelador e funcionário da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Ele é um bruxo abortado e por isso não possui poderes. Tem uma gata, Madame Nor-r-ra.

Filch vive reclamando dos estudantes, tentando constantemente pegá-los a infringir alguma regra da escola. A gata, Madame Nor-r-ra, é sua grande ajudante, pois quando vê alguém a quebrar regras vai de encontro ao seu dono, trazendo-o até este.

Além dos alunos, Argo Filch vive uma guerra constante com Pirraça, o poltergeist de Hogwarts. Pirraça está sempre bagunçando a escola e há muitos anos que o zelador tenta convencer a direção da escola a o expulsar.

Antes de Dumbledore ser o diretor, Filch podia aplicar castigos dolorosos aos alunos que infringiam regras, como pendurá-los no tapete de cabeça para baixo. Quando Dolores Umbridge foi diretora de Hogwarts, deu autorização para que estes castigos voltassem a ser aplicados.

Na Batalha de Hogwarts, Argo Filch levou os alunos menores até ao buraco na Sala Precisa (Sala das Necessidades), onde puderam sair para o Cabeça de Javali, e tentou levar alunos da Sonserina para as masmorras.

Batilda Bagshot

Batilda Bagshot é uma personagem da série de livros Harry Potter de J. K. Rowling. (? - Godric's Hollow, dezembro de 1997) É uma famosa historiadora de magia, e escreveu um livro utilizado em Hogwarts, "História da Magia", que é usado na disciplina homônima. Ela é mencionada primeiramente no primeiro livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal, em que seu livro está na lista de materiais para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Só "aparece" realmente no último livro, Harry Potter e as Relíquias da Morte, mas não é realmente ela, e sim a serpente de Voldemort, Nagini, disfarçada, tentando atrair Harry e Hermione para uma armadilha em Godric's Hollow, vilarejo habitado tanto por bruxos e trouxas, onde os pais de Harry morreram. A falsa Batilda surge com o pretexto de passar informações importantes sobre a Espada de Gryffindor (artefato deixado por Alvo Dumbledore para Harry, capaz de destruir Horcruxes) para a dupla, mas depois é transformada na cobra Nagini, fazendo com que o leitor conclua que a verdadeira historiadora foi morta por Voldemort. Hermione consegue salvá-los do ataque, desaparatando (desaparecendo e reaparecendo em outro lugar), mas antes, lança o Feitiço Detonador no aposento, fazendo com que a varinha de Harry seja destruída despropositalmente. Além disso, Batilda é mencionada várias outras vezes no livro, sendo ela a principal fonte de informações do livro biográfico "A Vida e as Mentiras de Alvo Dumbledore", de Rita Skeeter, uma vez que foi vizinha da família Dumbledore.

Cedrico Diggory

Cedric Diggory (Setembro/Outubro de 1977 - 24 de junho de 1995) é um personagem da série Harry Potter, de autoria de J. K. Rowling. Aparece pela primeira vez em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, porém tem mais destaque em Harry Potter e o Cálice de Fogo.

Filho de Amos Diggory. Ele começou a frequentar a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts em 1989, foi classificado para a casa Hufflepuff. Durante seu tempo na escola, ele era um aluno perfeito e foi capitão do time de quidditch de sua casa, jogando como seeker. Em seu sexto ano, Cedric colocou seu nome no Cálice de Fogo para competir no Torneio Triwizard. Ele foi selecionado como o Campeão do Torneio Triwizard de Hogwarts, e, embora ofuscado na imprensa pela entrada de Harry Potter, Cedric tem o quase esmagador apoio do corpo discente, e, após as duas primeiras tarefas, junto com Harry no primeiro lugar. Cedric e Harry completaram a terceira tarefa juntos, e ambos se apoderam da Triwizard Cup que os transportou para o cemitério de Little Hangleton. No cemitério, sob as ordens de Lord Voldemort, ele é assassinado por Peter Pettigrew. Ocorre um duelo no cemitério entre Harry e Voldemort, e seu espírito aparece, pedindo à Harry que leve seu corpo para seu pai.

No filme da série ele é interpretado pelo ator britânico Robert Pattinson (dublado no Brasil por Peterson Adriano).

Flitwick

Fílio Flitwick é um bruxo que frequentou a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e foi selecionado para a casa Corvinal, sendo um jovem dotado de inteligência e um estudante modelo. Algum momento depois de sua formação, Flitwick retornou a Hogwarts e assumiu o cargo de Professor de Feitiços de Hogwarts, assim como diretor da casa Corvinal. Flitwick é descrito nos livros como um homem miudinho.

Godric Gryffindor

Gryffindor veio de um pântano que agora é conhecido como Godric Hollows, uma pequena vila de West Country, na Inglaterra. Ele foi descrito como sendo "o melhor duelista do seu tempo ".

Godric Gryffindor é um co-fundador da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, na saga Harry Potter, da escritora inglêsa J. K. Rowling. Gryffindor, descrito pelo Chapéu Seletor como "o Valente Gryffindor das Charnecas", foi um grande feiticeiro que, em conjunto com Salazar Slytherin, Rowena Ravenclaw e Helga Hufflepuff, fundou a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Foi o fundador da casa Grifinória, dos "corajosos e ousados, onde a coragem, bravura e respeito estão sempre acima de tudo". Como fundador da escola, acreditava que qualquer um que mostrasse habilidade mágica poderia estudar em Hogwarts.

Era apaixonado por Rowena Ravenclaw e o melhor amigo de Helga Hufflepuff e Salazar Slytherin, o que é mais um motivo da rixa entre a Grifinória e a Sonserina.

De acordo com Rowling, a escritora inglesa da saga, "Godric Gryffindor era o duelista mais competente do seu tempo e um grande lutador pelos direitos dos trouxas (conta-se que Gryffindor seria nascido-trouxa)". Entretanto, o seu grande amigo, Salazar Slytherin, tinha uma ideia diferente. Para Slytherin, o ensino da magia deveria ser restrito aos integrantes de famílias inteiramente de bruxos, não admitindo que nascido-trouxas ou mestiços fizessem parte da escola, o que contrariava as concepções de Gryffindor e das outras duas fundadoras. Slytherin então saiu da escola, deixando uma câmara em Hogwarts que seria aberta por um futuro herdeiro. A câmara, que recebeu a alcunha de "Câmara Secreta", conteria um monstro que assassinaria os nascido-trouxas quando aberta.

Harry Potter (personagem)

Harry James Potter (Godric's Hollow, 31 de julho de 1980) ou simplesmente Harry Potter é um personagem fictício protagonista da série homônima de livros (e das respectivas adaptações para o cinema) da autora britânica J. K. Rowling. Na tradução brasileira, recebeu o nome completo de Harry Tiago Potter.

Nascido em 31 de julho de 1980, é um bruxo, filho único de Tiago Potter e Lílian Evans Potter, considerado um dos mais famosos feiticeiros dos tempos modernos. Ele também foi um dos alunos mais famosos da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts de seu tempo. É conhecido no mundo bruxo por ser o único sobrevivente da Maldição da Morte (Avada Kedavra), quando Lord Voldemort tentou assassiná-lo ainda bebê.

Ao fim da Primeira Guerra Bruxa, Harry foi morar com seus parentes trouxas, os Dursley, e viveu maltratado e incompreendido, sem qualquer fonte de conexão com o mundo bruxo até os 11 anos, quando Rúbeo Hagrid lhe contou que seus pais e ele eram bruxos, e ele passou a frequentar a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A característica física mais notável de Harry é a cicatriz em forma de raio em sua testa, que lhe foi dada ao receber a maldição que deveria tê-lo matado.

Harry herdou muitos traços de seus pais, como o tipo físico magro, os cabelos pretos perpetuamente despenteados de seu pai e os olhos extremamente verdes de sua mãe.

Harry Potter and the Prisoner of Azkaban (jogo eletrônico)

Harry Potter and the Prisoner of Azkaban (em português, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban), é um jogo multiplataforma lançado em 2004, relacionado à série Harry Potter. Nele, Harry, Rony e Hermione voltam à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Quando eles voltam ao seu terceiro ano de estudos, eles se envolvem no mistério sobre Sirius Black que recentemente escapou de Azkaban, a prisão de bruxos.

O jogo é diferente dos outros da série, pois é possível avançar no jogo completando tarefas e missões com Harry, Rony e Hermione, utilizando os feitiços e atributos únicos de cada personagem, diferentemente dos jogos anteriores, em que o único personagem jogável era Harry. Harry, Rony e Hermione combinam suas forças e conseguem dominar uma variedade de novos feitiços, e alguns conhecidos da série, enquanto lutam para superar os inimigos de Harry:Dementadores, por exemplo.

O jogador encontra novos personagens e criaturas, e várias missões menores, como voar num Hipogrifo, e explorar áreas de Hogwarts com o Mapa do Maroto. O jogador pode entrar em modo de 2 jogadores, o que libera o Clube de Duelos, Corrida de Vassouras e Pescaria de Cavalo-Marinho Voador (isto não faz parte do roteiro do PC).

Minerva McGonagall

Minerva McGonagall (4 de outubro, Caithness, Escócia) é uma personagem da saga de livros de Harry Potter, criada pela escritora britânica J. K. Rowling.

Foi uma feiticeira que estudou na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts na casa Gryffindor. Depois do período escolar voltou a Hogwarts e tornou-se professora de transfiguração e chefe da casa Gryffindor, assim como, em diferentes épocas, vice-diretora e posteriormente diretora da escola.

Minerva é também uma Animagus, assumindo a forma de uma gata cinzenta malhada e com as marcas dos óculos, que habitualmente usa, em torno dos olhos.

McGonagall é uma mulher alta, de aparência severa e com cabelos grisalhos habitualmente presos num coque apertado. Gosta de usar roupas verde-esmeralda, um chapéu pontiagudo, e tem quase sempre uma expressão muito formal. Segundo Rowling, a professora é uma "setentona enérgica".Nas adaptações cinematográficas a personagem foi interpretada pela atriz britânica Maggie Smith.

Moaning Myrtle

Murta Que Geme (pt-BR) ou Murta Queixosa (pt), (no original inglês, Moaning Myrtle; nome completo Myrtle Elizabeth Warren) (c. 1929 – 13 de Junho de 1943) é um personagem ficcional da série Harry Potter. Ela é um fantasma que vive no banheiro feminino do primeiro andar da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e está sempre choramingando, gemendo, resmungando e afastando todos do banheiro do primeiro andar.

Shirley Henderson fez a Murta Que Geme nas adaptações cinematográficas de Harry Potter e a Câmara Secreta e Harry Potter e o Cálice de Fogo.

Neville Longbottom

Neville Longbottom é um personagem ficcional da série Harry Potter. Nasceu no dia 30 de julho de 1980.

Neville é um estudante da Grifinória conhecido por ser muito esquecido e pela falta de habilidades mágicas. Em Hogwarts está alojado no mesmo dormitório que Harry Potter, Rony Weasley, Simas Finnigan e Dino Thomas. A matéria de que Neville mais gosta é Herbologia e a de que menos gosta é Poções (pois tem medo do mestre, Severo Snape, que foi responsável pela matéria até ao seu quinto ano na escola).

Neville tem um sapo de estimação chamado Trevo, que foi um presente dado pelo tio Algie quando foi aceite na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. No final do Livro Harry Potter e as Relíquias da Morte Neville vem a ser o Professor de Herbologia de Hogwarts.

Nos filmes da saga de Harry Potter, Neville é interpretado pelo actor Matthew Lewis.

Newt Scamander

Newton "Newt" Ártemis Fido Scamander (nascido em 1897) famoso Magizoologista, foi mencionado pela primeira vez em Harry Potter e a Pedra Filosofal, mais precisamente, como autor de Animais Fantásticos e Onde Habitam, um dos livros indicados na lista de materiais necessários para alunos do primeiro ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. O mesmo livro, é citado na primeira edição traduzida como "Animais Fantásticos e Onde Habitam". O nome de Newt Scamander aparece ainda, no Mapa do Maroto, com 96 anos, na adaptação cinematográfica em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, terceiro volume da saga.

Olívio Wood

Oliver Wood é um personagem da série Harry Potter, criada por J.K. Rowling.

É o goleiro e capitão do time de quadribol da Grifinória. Frequentou a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts durante 1987-1994, e era conhecido por sua determinação e habilidade em campo, e sua longa aulas práticas antes. Oliver levou o time da Grifinória à vitória na Taça de Quadribol em seu sétimo ano e, após deixar a escola, se juntou Puddlemere como um jogador de reserva. Em 1998, Oliver voltou a Hogwarts para lutar na Batalha de Hogwarts ao lado de seus amigos de escola e ex-companheiros de equipe.

Nos filmes, é interpretado pelo ator escocês Sean Biggerstaff.

Os Marotos

Os Marotos, da série Harry Potter, eram quatro amigos que frequentaram a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts em uma geração anterior a de Harry. Todos, no entanto, exercendo um forte papel na história do protagonista. Eles consistiam em: James Potter( ou Tiago Potter, pai de Harry), que levava o apelido de "Pontas"; Sirius Black, apelidado "Almofadinhas"; Remo Lupin, também chamado de "Aluado"; e Pedro Pettigrew, frequentemente chamado de "Rabicho".

Esse grupo de amigos surgiu entre o primeiro e o segundo ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, por volta de 1970. Em torno do quinto ano, Tiago, Sirius, e Pedro se tornaram secretamente Animagos não-registrados para que pudessem acompanhar Remo Lupin, que era um lobisomem, em suas transformações. (É conhecido que licantropos não oferecem riscos a animais). A forma animaga de Tiago era um cervo, a de Pedro era um rato, e a de Sirius um enorme cão negro. Os apelidos dos garotos era devido às suas formas animagas, e o de Remo, à licantropia. Os Marotos pertenciam todos ao mesmo ano da casa da Grifinória, e mantinham uma rivalidade contra Sonserinos, em especial, à Severo Snape, alvo de muitas de suas brincadeiras e azarações.

Após a escola, Os Marotos !ingressaram na Ordem da Fênix, combatendo Comensais da Morte na primeira guerra dos bruxos contra Lord Voldemort. Em algum momento deste período, Pedro Pettigrew secretamente se aliou ao lado das Trevas, funcionando como agente duplo e entregando informações sobre a Ordem da fênix. A traição foi descoberta mais tarde, quando ele denunciou à Voldemort o paradeiro de Tiago Potter, Lílian Potter e Harry Potter, que estavam sendo perseguidos pelo Lorde das Trevas desde a descoberta de uma profecia que previa a queda do Lord Voldemort, apontando Harry como um potencial candidato à causador da queda. Tendo as informações cedidas pelo único que poderia revelar o esconderijo da família Potter, em 31 de outubro de 1981, Voldemort matou Tiago e Lílian, mas foi derrotado pelo pequeno Harry. Quando Sirius Black, o único que sabia que Pedro era o fiel do segredo, e não si mesmo, como todos pensavam, descobriu a traição, ele duelou com o ex-amigo em uma movimentada rua de trouxas. Para escapar de Sirius, Pedro explodiu tudo a sua volta - matando doze trouxas no processo - e fingiu sua própria morte: cortou um de seus dedos, e transformou-se em rato, fugindo por um bueiro. As testemunhas acreditavam que Black era quem explodira a rua, matara Pettigrew, restando deste apenas o dedo em lembrança. Sirius foi preso e condenado a prisão perpétua em Azkaban, por homicídio e traição. Ninguém além dele próprio e Pedro souberam de sua inocência por mais de doze anos, anos de quase loucura para Sirius. Neste tempo, Pedro se manteve como rato e animal de estimação na casa da boa e humilde família Weasley, sendo conhecido como Perebas. Remo Lupin permaneceu em empregos "provisórios", lutando contra a falta dos amigos (cujo dois ele julgava estarem mortos, e um ser um traidor) e contra o preconceito por ser um lobisomem. A situação só mudou para os três marotos sobreviventes quando, no terceiro livro da série, acontecimentos envolvendo Harry e seus amigos trouxeram à tona parte da verdade, pelo menos para os personagens principais.

Pansy Parkinson

Pansy Parkinson é uma personagem fictícia da série Harry Potter da autora britânica J. K. Rowling. A aluna da Sonserina com cabelos pretos, gosta muito de ofender os alunos da Grifinória, especialmente os nascidos trouxas, como Hermione Granger. Não é à toa, Pansy tem grande afinidade com Draco Malfoy, e era sua namorada de escola. Em seu quinto ano em Hogwarts, ela é nomeada monitora, ao lado de Malfoy, e também integra a Brigada Inquisitorial de Dolores Umbridge. No sexto ano da série, Draco viaja com a cabeça no colo da garota, durante à ida à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. É a única garota da turma de Draco Malfoy, e dá a impressão de que eles começam a namorar. No sétimo livro, na Batalha de Hogwarts, quando Voldemort manda entregarem Harry, ela grita e aponta para Harry. Alunos da Sonserina vão atacá-lo, mas os alunos da Grifinória, Lufa-lufa e Corvinal levantam para protegê-lo, e apontam suas varinhas para a garota, ela é mandada para as masmorras, mas foge de Hogwarts.

Quidditch

O Quidditch, conhecido no Brasil como Quadribol, é um esporte fictício criado pela autora J. K. Rowling em sua série de ficção Harry Potter. A história da série centra-se em feiticeiros que estudam artes mágicas na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Nascido fora da tradição de vassouras voadoras usadas por bruxas para transporte, o Quidditch foi desenvolvido pela autora como o esporte mais popular no universo de Harry Potter; um esporte complexo disputado completamente no ar por bruxos em vassouras voadoras.

Como na maiorias dos outros esportes, o objetivo do Quidditch é conquistar o maior número de pontos no final da partida. Os jogos são disputados por duas equipes adversárias compostas por sete jogadores. O esporte possui quatro bolas: uma Goles (Quaffle), dois Balaços (Bludgers) e um Pomo de ouro (Golden Snitch). Centrado em torno do uso de cada bola, existem quatro posições: os artilheiros e os goleiros, que jogam com as Goles; os batedores, jogadores que se concentram nos Balaços; e os apanhadores, responsáveis por tentar pegar o Pomo de ouro. Cada equipe é composta por três artilheiros, dois batedores, um goleiro e um apanhador. O Quidditch é disputado num campo oval com três aros de diferentes alturas em cada extremidade.

Harry Potter desempenha uma posição importante e cobiçada para a equipe de sua casa em Hogwarts: ele é o apanhador. Torneios regionais e internacionais de Quidditch são mencionados em toda a série. Ao longo do enredo, Harry usa suas habilidades no esporte para obter respeito entre seus pares, conectando-se à sua ascendência, e até mesmo na busca de seu herói para derrotar o principal antagonista da série, Lord Voldemort. Aspectos da história do esporte são revelados em Quidditch Through the Ages, um livro publicado por Rowling em 2001.

O Quidditch foi adaptado e tornou-se um esporte real e disputado em diversos países. Neste jogo, os jogadores ainda disputam usando vassouras, mas, em vez de voar, eles correm. No entanto, as regras básicas são as mesmas.

Rowena Ravenclaw

Rowena Ravenclaw é uma personagem fictícia da série Harry Potter de J. K. Rowling. Rowena foi co-fundadora da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, juntamente com três amigos, Godric Gryffindor, Salazar Slytherin e Helga Hufflepuff

Salazar Slytherin

Salazar Slytherin é o fundador da casa Sonserina, que tem seu nome em homenagem a ele, na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Warwick Davis

Warwick Ashley Davis (Epsom, 3 de fevereiro de 1970) é um ator britânico.

Warwick Davis começou a atuar em filmes como Os Bandidos do Tempo (1981), mas ficou mesmo conhecido quando foi protagonista no filme de fantasia "Willow" (1988) e no filme de terror "Leprechaun" (1993). Recentemente Warwick Davis apareceu no filme "As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian" no papel de Nikabrik, também fez algumas aparição nos filmes baseados nos livros de Harry Potter. Atuando como um dos professores da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, Professor Filius Flitwick e Grampo (Gringotes).

Livros
Série de filmes
Personagens
Universo
fictício
Obras
relacionadas
Jogos
Relacionado

Noutras línguas

This page is based on a Wikipedia article written by authors (here).
Text is available under the CC BY-SA 3.0 license; additional terms may apply.
Images, videos and audio are available under their respective licenses.