Epílogo

Epílogo (do grego epílogos - conclusão, pelo latim epilogus) é uma parte de um texto, no final de uma obra literária ou dramática, que constitui a sua conclusão ou remate.[1] É geralmente usada para dar a conhecer o desfecho dos acontecimentos relatados, o destino final das personagens da história ou, em dissertações, as ilações finais de um conjunto de ideias apresentadas ou defendidas.[2] É o oposto do prólogo no discurso, podendo assumir a forma de um apêndice.

Geralmente feito pelo autor da obra, também pode ser proferido por uma personagem principal ou por uma personagem observadora dos eventos relatados. O discurso é frequentemente dirigido directamente para o leitor ou espectador.

No teatro da antiguidade clássica e no seiscentista, o epílogo consistia apenas numa fala breve feita por um actor, após o encerramento da acção principal. Tinha a função de uma humilde despedida do público, a quem se suplicava benevolência em relação aos eventuais defeitos do espectáculo.[1][2] Esta função foi por vezes adaptada à literatura - como classicista, Luís de Camões usou este recurso na sua epopeia Os Lusíadas.

No cinema e na televisão, é por vezes exibida uma montagem de imagens ou curtos excertos de filme com uma rápida explicação do destino das personagens, como foi feito por exemplo na longa-metragem britânica Quatro Casamentos e um Funeral.

Devido a esta função de encerramento de uma mensagem, a palavra epílogo também passou a designar, por vezes em sentido figurado, um final, remate ou fecho de qualquer tipo[3] (de processo legal, acção política, fim de uma vida, etc.).

Camões Os Lusíadas Page371 184v
"Nô mais musa, nô mais…" - início do epílogo de Os Lusíadas de Camões

Ver também

Referências

  1. a b Verbete "epílogo" no Dicionário de termos literários, p.159, por Massaud Moisés, 11.ª edição, Editora Cultrix, 2002, 520 páginas (ISBN 8531601304, ISBN 9788531601309) No Google Books
  2. a b Verbete "epílogo" no e-Dicionário de Termos Literários
  3. Definição de "epílogo" no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Atos de Vingança

Atos de Vingança (no original em inglês Acts of Vengeance) é uma série de história em quadrinhos que reuniu diferentes super-heróis da Marvel Comics, promovendo Crossover de muitas revistas da editora, publicadas no período de 1989 - 1990. O tema principal das histórias, era a troca de super-vilões, que atacaram super-heróis diferentes dos quais estavam acostumados a combater. Os ataques eram planejados pelos "gênios do crime" do Universo Marvel, mas quem articulava tudo secretamente era o disfarçado deus do mal, Loki. Os chefes planejavam os ataques e escolhiam os vilões adversários, procurando aqueles que conseguissem vantagens ao enfrentar determinado super-herói.

Crash Team Racing

Crash Team Racing, chamado no Japão de Crash Bandicoot Racing é o quarto jogo da série Crash Bandicoot, assim como o último a ser produzido e desenvolvido pela Naughty Dog. Foi lançado para o PlayStation em 19 de outubro de 1999. Uma sequência indireta, Crash Nitro Kart, foi lançada em 2003, desenvolvida pela Vicarious Visions.É o primeiro jogo de Crash Bandicoot no gênero de corrida. A história do jogo foca nos esforços de uma equipe de personagens da série Crash Bandicoot, que devem correr contra o Nitros Oxide para salvar seu planeta da destruição. No jogo, os jogadores podem assumir o controle de um dos quinze personagens da série Crash Bandicoot, embora apenas oito estão disponíveis em desde o início. Durante as corridas, itens de impulso pode ser usado para ganhar vantagem.

Epílogo de Campos

Epílogo Gonçalves de Campos (Rio Branco, 19 de maio de 1915 – Belém, 9 de novembro de 1992) foi um médico, professor, jornalista, fazendeiro e político brasileiro. Foi deputado federal pelo Pará.

Era australiana dos Bee Gees

A Era australiana dos Bee Gees é uma época que vai de 1963 a 1966, onde a carreira dos Bee Gees era voltada só para a Austrália. Se nos atermos somente a ela, a entenderíamos facilmente. Entretanto, ao longo dos 50 anos de carreira da banda, as músicas dessa época foram lançadas e relançadas de maneiras diferentes, e este artigo se destina a desconfundir a cabeça das pessoas que não a entendem direito.

Fleur Delacour

Fleur Isabelle Delacour Weasley é uma personagem da série Harry Potter, escrita pela britânica J. K. Rowling, e faz sua primeira aparição no livro Harry Potter e o Cálice de Fogo.

É descrita como uma garota absurdamente linda, loira de olhos azuis, de pele lisa e dentes branquíssimos, que parece enfeitiçar os garotos, sobretudo Rony Weasley. Esse "poder" é devido ao fato de que uma de sua avó era uma Veela, criatura que tem beleza extraordinária, apesar de ser extremamente arrogante e intolerante.

É uma bruxa francesa, que vem da Academia de Magia de Beauxbatons, e é a única mulher a competir entre os participantes do Torneio Tribruxo, mas não consegue vencer o torneio.

Sua segunda aparição é no livro 6, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, no capítulo Fleuma Demais. Neste capítulo, Harry encontra Fleur n'A Toca, a casa dos Weasley, e descobre que ela encontrou um trabalho no Banco Gringotes, e que irá casar-se com Gui Weasley, irmão de Rony. Essa notícia não é bem vista de primeira por Molly Weasley e Gina Weasley a acha insuportável. O nome do capítulo no original é An Excess of Phlegm. Phlegm em inglês pode significar tanto Fleuma quanto Catarro, e faz referência a um apelido criado por Gina Weasley para a moça. No sétimo livro, Fleur se casa com Gui Weasley,e se torna mãe de Victoire , Dominique e Louis. no epílogo do livro vemos sua filha Victoire Appoline Weasley namorando com o filho de Ninfadora Tonks e Remo Lupin, Teddy Remo Lupin.

Nos filmes, foi interpretada pela atriz Clémence Poésy, aparecendo em Harry Potter e o Cálice de Fogo, Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 e Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2.

Hunk

HUNK é um personagem fictício e recorrente da série de jogos de survival horror, Resident Evil. É um agente especial do Serviço de Segurança da Umbrella Corporation, conhecido como o quarto sobrevivente, após suas inúmeras missões bem sucedidas onde somente ele voltou vivo e que lhe rendeu o apelido de "Senhor Morte". Após o colapso da corporação, não existem informações sobre o seu paradeiro. Frio, silencioso e privado de emoções, ele é um sublime agente. HUNK está presente nos títulos Resident Evil II, Resident Evil III: Nêmesis (onde aparece apenas no epílogo), Resident Evil Code: Verônica (onde é somente citado em arquivos), Resident Evil: Outbreak, Resident Evil IV, Resident Evil: The Umbrella Chronicles, Resident Evil: The Darkside Chronicles, Resident Evil: The Mercenaries 3D e Resident Evil: Operation Raccoon City.

Jacob Black

Jacob Black é um personagem da série de livros Twilight (Crepúsculo, em Português), da autora Stephenie Meyer. Jacob Black é citado apenas nos capítulos 6 (Histórias de Terror), 7 (Pesadelo) e no epílogo do primeiro livro da série, Twilight, quando conhece Isabella (Bella) Swan, a protagonista da série, e torna-se amigo dela. No segundo livro, New Moon (Lua Nova, em Português), o personagem ganha mais destaque, assim como no terceiro e no quarto livros, Eclipse e Breaking Dawn.

Kabuto Yakushi

Kabuto Yakushi (薬師 カブト, Yakushi Kabuto?) é um personagem do mangá e anime Naruto, escrito e desenhado pelo mangaká Masashi Kishimoto. É um dos principais Antagonista do mangá.

Seu nome pode derivar da última parte do nome japonês da planta torikabuto ToriKabuto (鳥兜, ToriKabuto?) ou da primeira parte do nome kabutogani (Límulo, caranguejo real), ou ainda do nome do capacete de um samurai. Com os seus companheiros de equipa, o yoroi e o tsurugi formam o trio armadura-Elmo-Espada.

Seu sobrenome, em vez disso, vem do nome japonês do Buda da medicina, bhaisajyaguru, yakushi nyorai Yakushi Nyorai (薬師如来, Yakushi Nyorai?).

Katniss Everdeen

Katniss Everdeen é um personagem fictício e a protagonista e narradora da trilogia The Hunger Games de Suzanne Collins. Ela é o tributo feminino do distrito 12, e tem por companheiro de distrito o jovem Peeta Mellark na 74ª Edição dos Jogos Vorazes. Na série de filmes, Katniss é interpretada por Jennifer Lawrence.

Livro dos Juízes

O Livro dos Juízes (em hebraico: ספר שופטים, Sefer Shoftim) é o sétimo livro da Bíblia hebraica e do Antigo Testamento da Bíblia cristã. Ele narra a história dos juízes bíblicos, os líderes inspirados cujo conhecimento direto de Javé permitiu-lhes agir como campeões dos israelitas contra a opressão de monarcas estrangeiros e como modelos do comportamento sábio e fiel requerido deles por Javé depois do êxodo do Egito e da conquista de Canaã. As histórias seguem um padrão consistente por todo o livro: o povo se mostra infiel a Javé, que, por isso, os entrega na mãos de seus inimigos; o povo se arrepende e implora misericórdia a Javé, que lhes envia um líder ou campeão ("juiz"); o juiz liberta os israelitas da opressão e eles prosperam, mas logo caem novamente na falta de fé e o ciclo se repete. Estudiosos consideram que muitas das histórias em Juízes são as mais antigas da história deuteronômica com uma grande redação no século VIII a.C.; alguns trechos, como o "Cântico de Débora", são muito mais antigos e podem ser de uma época próxima à que o livro relata.

Mefistofele

Mefistofele é uma ópera constituída de um prólogo, quatro atos e um epílogo, sendo uma única ópera completa do compositor e libretista italiano Arrigo Boito.

A estreia de Mefistofele aconteceu em 5 de março de 1868 no Teatro alla Scala de Milão, sob a batuta do próprio Boito. Depois de um fiasco na estreia, o autor imediatamente revisou a ópera, reduzindo sua duração e modificando a escala de algumas cenas. Reescreveu o quinto ato como um epílogo, adicionando o dueto "Lontano, lontano". O papel de Fausto, que era de um barítono, passou a ser atribuído a um tenor.

A estreia da versão revisada foi em Bolonha, no dia 4 de outubro de 1875, com sucesso imediato. Boito também fez uma revisão menor em 1876, que estreou em 13 de maio do mesmo ano, em Veneza. A primeira performance britânica ocorreu no Her Majesty's Theatre, em Londres, no dia 6 de julho de 1880. A estréia nos Estados Unidos ocorreu em 16 de novembro de 1880, em Boston.

A produção definitiva aconteceu em Milão, no dia 25 de maio de 1881.

Prosa

Prosa é um gênero de texto escrito em parágrafos. O termo deriva do latim prosa, que significa discurso direto, livre, em linha reta. Trata-se da expressão do "não eu" (ou do objeto), por meio de metáforas univalentes. Em um texto em prosa, as metáforas são exploradas com parcimônia, visando criar uma imagem objetiva e concreta da realidade, o que o diferencia do texto poético. Porém, a linguagem da prosa não é pura denotação. Quando a obra chega ao seu epílogo, e termina a narrativa, a conotação se manifesta fortemente. Portanto, a prosa faz uso da linguagem denotativa conotativa, ao contrário da linguagem poética, que é predominantemente conotativa."Prosa" pode designar uma forma (um texto escrito sem divisões rítmicas intencionais -- alheias à sintaxe, e sem grandes preocupações com ritmo, métrica, rimas, aliterações e outros elementos sonoros), e pode designar também um tipo de conteúdo (um texto cuja função linguística predominante não é a poética, como por exemplo, um livro técnico, um romance, uma lei, etc...). Na acepção relativa à forma, "prosa" contrapõe-se a "verso"; na acepção relativa ao conteúdo, "prosa" contrapõe-se a "poesia".

Aristóteles já observava, em sua "Poética", que nem todo texto escrito em verso é "poesia", pois na época era comum se usar os versos até em textos de natureza científica ou filosófica, que nada tinham a ver com poesia. Da mesma forma, nem tudo que é escrito em forma de prosa tem conteúdo de prosa.

Setembro Negro

Setembro Negro é o nome dado a um período que se estende de setembro de 1970 a julho de 1971, iniciado quando o exército da Jordânia entrou em confronto com as organizações guerrilheiras da OLP, então baseadas na Jordânia, visando a expulsá-las do país. Em consequência, os refugiados palestinos tiveram que emigrar em massa.

Estimativas do número de vítimas dos dez dias do "Setembro Negro" variam de 3000 a mais de 5000 mortos. O número de palestinos mortos em onze dias de luta foi estimado pela Jordânia em 3.400, enquanto as fontes palestinas calculam que 10 000 pessoas, na sua maioria civis, foram mortas. À época, Arafat disse que esse número poderia ser bem superior - até 20.000 mortos. No Cairo, o programa radiofônico A Voz dos Árabes considerou ter havido genocídio.

Severus Snape

Severo Snape (9 de janeiro de 1960 – 2 de maio de 1998) é um personagem fictício da série Harry Potter, da autora J. K. Rowling. Ele é caracterizado como uma pessoa de grande complexidade, cujo exterior controlado e friamente sarcástico oculta angústia e emoções profundas. No primeiro livro da série, Snape é um professor que desde o começo é hostil para com Harry. Conforme a série progride, o personagem de Snape torna-se mais enigmático e profundo. Rowling não revela totalmente os detalhes de suas reais lealdades até o fim do último livro, Harry Potter e as Relíquias da Morte. Durante o correr da série, a representação de Snape muda daquele professor malicioso e perseguidor para um personagem principal de considerável intringância e ambiguidade moral. Foi Diretor da Sonserina até o sexto ano de Harry Potter em Hogwarts.

Na série, Snape é um bruxo excepcionalmente habilidoso que ensina Poções na Escola Magia e Bruxaria de Hogwarts. No sexto livro, ele ensina Defesa Contra as Artes das Trevas, (deixando a matéria de Poções para Horácio Slughorn) numa posição que sabe-se que ele queria ao longo da história. Na maior parte da série, as ações de Snape parecem servir ao vilão maior, Lord Voldemort, apesar de que o mentor de Harry, Dumbledore, frequentemente aconselha Harry de quê, apesar das ações e animosidade de Snape, ele e suas reais lealdades são confiáveis. No sexto livro, Snape mata Dumbledore e se torna diretor de Hogwarts. Porém, nos capítulos finais do sétimo livro, morre nas mãos de Voldemort, atacado e ferido mortalmente por Nagini, serpente do Lorde das Trevas, revelando suas memórias e a história de fundo real de Harry, em seus últimos minutos, para o leitor. No epílogo, Harry descreve-o como "um dos mais valentes homens que conheceu".

O personagem foi largamente aclamado pelos leitores e críticos; Rowling descreveu-o como "uma bênção de personagem" cuja história ela já sabia desde o primeiro livro. O ator Alan Rickman interpretou Snape em todos os oito filmes de Harry Potter, lançados entre 2001 e 2011.

The Valley of Fear

The Valley of Fear (no Brasil, O vale do terror / em Portugal, O vale do medo) é um romance policial de autoria de Sir Arthur Conan Doyle com o personagem Sherlock Holmes. Foi publicado pela primeira vez na Strand Magazine, entre setembro de 1914 e maio de 1915, na forma de folhetim. A primeira edição em livro foi lançada em fevereiro de 1915, por G. H. Doran Co., de Nova Iorque. A primeira edição britânica foi lançada por Smith, Elder & Co., em 3 de junho, com tiragem de seis mil cópias.

A história com o assassinato. Sherlock Holmes analisa meticulosamente o corpo, o local do crime e as pessoas relacionadas, chegando ainda na primeira parte do livro a uma conclusão. A segunda parte é usada para descrever as circunstâncias em que se deu a história, e o epílogo.

Sir Arthur Conan Doyle já havia utilizado esta "técnica" em Um estudo em vermelho.

Tomé, o Apóstolo

São Tomé (ou Tomás) Apóstolo foi um dos doze apóstolos originalmente escolhidos por Jesus, segundo os Evangelhos sinóticos (Mateus 10:3, Marcos 3:18, Lucas 6:15) e os Atos dos apóstolos, havendo pouco registro além.

Tyrrell Racing

Tyrrell Racing foi uma equipe de Fórmula 1 criada por Ken Tyrrell. A equipe teve grande sucesso no início dos anos 70, quando ganhou três campeonatos e um campeonato de construtores com Jackie Stewart. A equipe nunca alcançou resultados tão bons novamente após a aposentadoria do escocês voador, embora tenha continuado a ganhar corridas ao longo dos anos 70 e no início dos anos 80, tendo sua última vitória pelo motor Ford Cosworth DFV em Detroit em 1983. A equipe foi comprada pela British American Racing em 1997 e completou sua última temporada como Tyrrell em 1998. Em 25 de agosto de 2001, aos 77 anos de idade, Ken Tyrrell falece vitimado pelo câncer.

Ultimate Quarteto Fantástico

Ultimate Quarteto Fantástico (em Inglês Ultimate Fantastic Four) é uma série de revista em quadrinhos sobre super-heróis publicada pela Marvel Comics. A série é uma versão modernizada da franquia Quarteto Fantástico que faz parte da marca Ultimate Marvel. Nesta série, a equipe final do Quarteto Fantástico coexiste com outros personagens da Marvel, também renovados em suas próprias novas séries, tais como Ultimate Spider-Man, Ultimate X-Men e Os Supremos.

Enquanto os personagens podem ter semelhança com as suas contrapartes normais no Universo Marvel, eles também diferem em muitos aspectos. A origem de seus poderes é diferente e a equipe é muito jovem. A série gira em torno das aventuras de Reed Richards, Ben Grimm, e os irmãos Susan e Johnny Storm, que se envolveram em um experimento de teletransporte defeituoso e por isso obtiveram super poderes: Reed pode esticar seu corpo, Susan passou a poder projetar campos de força e torna-se invisível, Ben transforma-se num super forte gigante de pedra e Johnny se torna um ser humano tocha . Assim, passam a ser conhecidos, respectivamente, pelos apelidos de Sr. Fantástico, Mulher invisível, A Coisa e Tocha Humana.

Além deles, a trama conta também com o personagem Victor, cujo corpo é totalmente de metal, e é inimigo do Quarteto, pois acredita que Reed foi o responsável pelo acidente. É chamado de Dr. Destino. A série se passa na Nova York contemporânea.

O título foi criado por Brian Michael Bendis, Mark Millar e Adam Kubert, e estreou em 2004, e tinha um calendário de publicação mensal. A edição # 60, a última da série, foi escrita por Joe Pokaski com arte de Tyler Kirkham, e foi seguido por uma série de epílogo Ultimate Fantastic Four: Requiem.

Ángel Casero

Ángel Luis Casero Moreno (Albalat de Taronchers, Valência; 27 de setembro de 1972) é um ex ciclista espanhol, profissional entre 1994 e 2005, tempo no que conseguiu 13 vitórias. Entre elas destaca a Volta a Espanha de 2001.

Seu irmão menor, Rafael também foi ciclista profissional.

Noutras línguas

This page is based on a Wikipedia article written by authors (here).
Text is available under the CC BY-SA 3.0 license; additional terms may apply.
Images, videos and audio are available under their respective licenses.