Elcana

Elcana é um personagem bíblico do Antigo Testamento, mencionado no livro de I Samuel como filho de Jeroão e oriundo de Ramataim-Zofim, da região montanhosa de Efraim.

Segundo a Bíblia, Elcana tinha duas mulheres: Ana e Penina. Penina deu-lhe vários filhos. Ana, contudo era estéril e não lhe dava descendência.

Entretanto, Elcana tornou-se, pela providência divina, o pai de Samuel, considerado o último Juiz do período dos Juízes na história política de Israel.

Elcana morava na tribo de Efraim mas era um Levita coatita e antepassado de Samuel portanto da tribo de Levi, Elcana era chamado de Efraimita porque o território que lhe coube foi na tribo de Efraim, não porque era descendente de Efraim. (1Sa 1:1; 1Cr 6:33-38) É também chamado Zofai, forma alternativa do mesmo nome. — 1Cr 6:26. Árvore genealógica baseada em I Samuel

Efraim
Zufe
Toú
Eliú
Jeroão
Penina
Elcana
Ana
Filho1
...
Filhon
Samuel


Segundo o Primeiro Livro das Crônicas, capítulo 6, Elcana era levita, descendente direto de Corá. Como os levitas não possuíam herança de terras, também eram conhecidos pela território tribal onde nasceram. Elcana, portanto, era um levita efraimita. Por isso, seu filho Samuel servia no tabernáculo, pois somente os levitas poderiam fazê-lo.

Ana (mãe de Samuel)

Ana é uma personagem abençoada bíblica do Antigo Testamento, mencionada no livro de I Samuel como a mãe do profeta Samuel.

Segundo a história bíblica, Elcana, pai de Samuel, tinha duas esposas: Ana e Penina. Enquanto Penina tinha filhos, Ana era estéril.

Todos os anos, quando Elcana e sua família iam peregrinar no templo de Deus em Siló. Penina provocava Ana humilhando-a por causa da esterilidade.

Certa vez, Ana sentiu-se profundamente amargurada após ter sido provocada por Penina e, quando entrou no templo, começou a orar intensamente e chorava. Não dizia nenhuma palavra, mas comunicava-se com Deus através de seu coração, tendo feito uma promessa em que, caso tivesse um filho varão, este se tornaria um nazireu e iria servir desde criança à religião dedicando-se ao sacerdócio.

Deus atendeu o pedido de Ana e, assim que ela e seu marido retornaram para a residência da família nas montanhas de Efraim, Ana engravidou e teve um filho (Samuel).

Depois que Samuel desmamou, Ana, com o consentimento de Elcana, apresentou Samuel no templo e na ocasião compôs um belo cântico no estilo dos Salmos.

Árvore genealógica baseada em I Samuel

Jeroão

Jeroão é um personagem bíblico do Antigo Testamento, mencionado como o pai de Elcana e avô do profeta Samuel, o qual foi considerado o último juiz de Israel.

É citado no capítulo 1 de I Samuel.

Lista de canções de Diante do Trono

Ao longo da sua história, o ministério Diante do Trono já gravou mais de 300 canções, e lançou mais de 40 álbuns. A seguir estão listadas as músicas já gravadas pelo grupo desde seu surgimento, em 1998, arranjadas alfabeticamente. Todas as músicas pertencem a álbuns do Diante do Trono (série ao vivo, coletâneas, parcerias e instrumentais), Crianças Diante do Trono ou CTMDT.

Os Dez Mandamentos (telenovela)

Os Dez Mandamentos é uma telenovela brasileira exibida pela RecordTV de 23 de março de 2015 a 4 de julho de 2016 em 242 capítulos, substituindo Vitória e sendo substituída por A Terra Prometida. Foi exibida em duas temporadas: a primeira de 23 de março a 23 de novembro de 2015 em 176 capítulos e a segunda de 4 de abril a 4 de julho de 2016 em 66 capítulos. Foi a 24ª novela exibida pela emissora desde a retomada da dramaturgia em 2004. Escrita por Vivian de Oliveira, com a colaboração de texto de Altenir Silva, Joaquim Assis, Maria Cláudia Oliveira e Paula Richard na primeira temporada, e Alexandre Teixeira, Emilio Boechat, Gabriel Carneiro e Joaquim Assis na segunda, sob direção geral de Alexandre Avancini. Enquanto a primeira temporada foi produzida totalmente pela emissora, a segunda teve co-produção da Casablanca.É uma adaptação de quatro livros que compõem a Bíblia – Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio – narrando a história de Moisés desde o seu nascimento até sua morte, destacando as Dez pragas do Egito, a abertura do Mar Vermelho, a libertação do povo hebreu, a revelação dos Dez Mandamentos e a travessia de quarenta anos pelo deserto até a terra prometida. A trama recebeu três indicações no Seoul International Drama Awards de 2016 nas categorias de melhor novela, melhor diretor e melhor escritor. A trama também foi indicada ao Shorty Awards, o maior prêmio mundial de redes sociais na categoria televisão.Conta com Guilherme Winter, Giselle Itié, Sérgio Marone, Camila Rodrigues, Adriana Garambone, Vitor Hugo, Denise Del Vecchio e Leonardo Vieira nos papeis principais.

Penina

Penina (Hebraico sig. Coral) é uma personagem bíblica do Antigo Testamento, mencionada no livro de I Samuel como uma das esposas de Elcana que foi o pai do profeta Samuel.

Segundo o texto Bíblico, Penina era fértil e tinha filhos enquanto a outra esposa, Ana não gerava descendentes para Elcana. No entanto, Ana era mais amada do que Penina.

Num determinado momento da história dessas duas mulheres, Deus cura a esterilidade de Ana e ela passa a gerar filhos tornando-se a mãe de um dos mais grandiosos heróis da história de Israel.

Samuel, o Menino que Ouviu Deus

Samuel, o Menino que Ouviu Deus é o sexto álbum da turma Crianças Diante do Trono, ele conta a história de Samuel.

Samuel (Bíblia)

Samuel (= Em nome de El; ca. 1056-1004 a.C.) filho de Elcana e Ana, da região de Efraim. Último Juízes em Israel e primeiro dos Profetas após Moisés. Para a história israeli Samuel foi quem inaugurou a monarquia quando ungiu Saul e David reis de Israel. Sua história é contada no Livro de I Samuel 1 a I Samuel 4:1; onde é interrompida para relatar o conflito com os filisteus.

Noutras línguas

This page is based on a Wikipedia article written by authors (here).
Text is available under the CC BY-SA 3.0 license; additional terms may apply.
Images, videos and audio are available under their respective licenses.