Deserto da Arábia

O Deserto da Arábia está localizado em terras da Arábia Saudita, Síria, Jordânia, Omã, Iraque, Cuaite, Catar e Iêmem. Tem uma área total de aproximadamente 2 330 000 km².

Arabian Desert
Deserto da Arábia

Referências

  • Wright, John W. The New York Times Almanac. New York, (2007). ISBN 0-14-303820-6.
Aralkum

Aralkum é o nome dado para o novo deserto que apareceu no fundo do mar, uma vez ocupado pelo Mar de Aral. Encontra-se para o sul e leste do que resta do Mar de Aral, no Uzbequistão e no Cazaquistão.

Deserto Oriental Africano

O Deserto Oriental Africano (em árabe: الصحراء الشرقية), por vezes chamado de Deserto Arábico localiza-se a leste do rio Nilo, e a oeste do mar Vermelho, sendo limitado a sul pelo deserto da Núbia. Estende-se do do norte de Egito até o sul da Eritreia e o nordeste do lago Nasser, e parte em Sudão e Etiópia, tendo 22 000 km².A sua maior altitude localiza-se no monte Gebel Shayib al-Banat, a sul de Hurghada, com 2 187 metros.

Este deserto é rico em recursos naturais, há grandes campos de petróleo no Egito (onshore e offshore no Golfo do Suez) e depósitos de fosfato, tungstênio, amianto, manganês, molibdênio, urânio e, a mineração de ouro era abundante na Antiguidade.

Na área da colina do mar Vermelho são ocas, alabastro, pórfiro, granito e arenito que foram usados desde o período faraônico e romano.

As cidades da região estão quase todas no litoral, de norte a sul, são estas: Ras Gharib (a maior), Hurghada, Safaga, Quseir, Marsa Alam, Medinet-el Haras (Berenice), Shalatin. Muitas áreas são desabitadas, devido às frequentes tempestades de areia e poeira, ventos fortes, baixa precipitação e grandes variações de temperatura diária.

Deserto da Argélia

O Deserto da Argélia (árabe: الصحراء الجزائرية; em francês, Sahara algérien) está localizado no centro-norte da África, no chamado Norte da África, e é parte do Deserto do Saara.

Ocupa uma área de 3 500 000 km² e representa uma área de quase 80% do território argelino.

Vivem no deserto tribo nômades antigas que consideram o deserto como base para a sua vida. Mais de 2/5 da população vivem perto de fronteiras. O solo do deserto é praticamente estéril, e a região é considerada por alguns cientistas como uma das mais secas dos últimos 3000 anos. As tribos nômades procuram obter água nos oásis.

Deserto da Patagônia

O Patagônia é o maior deserto das Américas e está localizado ao sul da Argentina, para a qual passou a ter importância econômica no século XIX, quando houve a descoberta da abundância mineral. Sua maior riqueza é o petróleo, enquanto seu subsolo é rico em ferro. De população reduzida, tem como atividades ainda a agricultura de cereais e a pecuária como pontos tradicionais. Extenso, é limitado pelo oceano Atlântico e pela Cordilheira dos Andes, com um clima variado de semiárido a polar.É o sétimo maior deserto do mundo por área, ocupando uma área de aproximadamente 673 000 km2.

== Referências ==

Deserto de Chalbi

O Deserto de Chalbi é um pequeno deserto no nordeste do Quénia e sudeste da Etiópia.

O Deserto também esta localizado ao leste do Lago Turkana, o maior lago permanente em desertos do mundo. O assentamento North Horr se localizado no perímetro do deserto. A cidade de Marsabit e a maior localidade próximo do deserto.

Deserto de Dana

O Deserto de Dana (Ad-Dahna) é a divisão central do Deserto Arábico.

Deserto de Escalante

Deserto de Escalante é uma região árida localizada a noroeste de Cedar City (Utah), e estendendo até o Condado de Millard (Utah), EUA.

Deserto de Ferio

O Deserto de Ferio é um deserto localizado no centro de Senegal, África.

Deserto de Monte

O Monte é um deserto sul-americano, localizado no interior da Argentina e a sudeste do Atacama no Chile. Sua vegetação é rala e baixa e sua terra avermelhada. Em algumas áreas apresenta pequenos e rasos lagos e uma vegetação mais verde e densa, com a presença de poucas árvores. Já sua fauna é semelhante a do deserto da Patagônia

Deserto de Nyiri

O Deserto de Nyiri também chamado de Nyika ou Tarudesert é um deserto localizado no sul do Quênia. Está localizado a leste do Lago Magadi e também entre os Parques Nacionais de Amboseli, Tsavo West e Nairobi.

Grande proporção do Distrito de Kajiado está entre o deserto de Nyiri. Sua aridez é causada pela sombra de chuva do Monte Kilimanjaro.

Deserto de Pedirka

O Deserto de Pedirka é um deserto da Austrália, localizado a aproximadamente 100 km noroeste de Oodnadatta e 250 km nordeste de Coober Pedy na Austrália Meridional. Mount Deane e Parque Nacional de Witjira se localizam bem ao norte do deserto.

Deserto de Simpson

O Deserto de Simpson ocupa uma área aproximada de 176 500 quilômetros quadrados na região central da Austrália. É limitado por serras, rios e o lago Eyre. Em uma região desabitada, possui a vegetação com uma espécie de acácia. Mais ao sul aparecem lagos de água salgada. Notado pela primeira vez em 1845 por Charles Sturt, foi sobrevoado em 1929 por Cecil Thomas Madigan e atravessado pela primeira vez, de camelo, dez anos mais tarde em uma expedição.Em 2008, o explorador belga Louis-Philippe Loncke tornou-se a primeira pessoa a atravessar, a pé e completamente desprovido de materiais de apoio, toda a extensão do deserto Simpson, de norte a sul, passando pelo seu centro geográfico.

== Referências ==

Deserto de Tatacoa

O Tatacoa é um deserto localizado no território colombiano, conhecido como a segunda maior zona árida do país depois da península da Guajira e ocupa 330 quilômetros quadrados de terra de cor avermelhada e cinza com os verdes dos cactos. De temperaturas que chegam aos 40°C e umidade mínima, este deserto tem muita erosão e pouca vida animal e vegetal, apresentando pequenos roedores, serpentes, aranhas, lagartos e cactos que chegam aos cinco metros de altura. É um ponto turístico nacional e astrológico, devido a sua privilegiada posição.

== Referências ==

Deserto de Tule (Nevada)

O Deserto de Tule é um deserto localizado na porção sudoeste do estado de Nevada, EUA. O deserto fica a nordeste das Montanhas Mormon no Condado de Lincoln, perto da fronteira com o estado de Utah.

Edom

Edom (em edomita: 𐤀𐤃𐤌; transl.: ’Edām; em hebraico: אֱדוֹם, ʾĔḏôm, "Vermelho"; em acádio: 𒌑𒁺𒈠𒀀𒀀 e 𒌑𒁺𒈪, Uduma e Udumi; em siríaco: ܐܕܘܡ; em grego clássico: Ἰδουμαία, Idoumaía; em latim: Idumæa ou Idumea) foi um país da Transjordânia na Idade do Ferro. Fazia fronteira com Moabe a nordeste, Arava a oeste e o deserto da Arábia a sul e leste.

Grande Bacia

A Grande Bacia ou Grande Bacia do Nevada (em inglês: Great Basin) é uma extensa região de altiplanos desérticos de clima continental localizado na região oeste dos Estados Unidos, entre a serra Nevada, ao oeste, e os montes Wasatch (ramo das Montanhas Rochosas), ao leste; a área desta bacia apresenta várias cordilheiras menores paralelas que "correm" de norte a sul, entre tais cordilheiras, só existem lagos salgados muito alcalinos; o clima é muito seco e continental. Geologicamente, a região estende-se incluindo os deserto do Mojave e Sonora. A bacia tem 500 000 km² de área.

Inclui zonas dos seguintes estados dos Estados Unidos:

Califórnia

Idaho

Nevada

Utah

Wyoming

Levante (Mediterrâneo)

Levante é um termo geográfico impreciso que se refere, historicamente, a uma grande área do Oriente Médio ao sul dos Montes Tauro, limitada a oeste pelo Mediterrâneo e a leste pelo Deserto da Arábia setentrional e pela Mesopotâmia. O Levante não inclui a Península Arábica, o Cáucaso ou a Anatólia (embora às vezes a Cilícia seja incluida). De uma forma geral, a região se resume à Síria, à Jordânia, a Israel, à Palestina, ao Líbano e a Chipre.

Outras fontes definem o Levante de uma maneira mais ampla, incluindo porções da Turquia, do Iraque, da Arábia Saudita e do Egito.

Os habitantes do Levante são chamados levantinos.

Lista de desertos por área

Segue-se abaixo a Lista de desertos por área.

Rub' al-Khali

O Rub' al-Khālī (em árabe: الربع الخالي ar-Rubʿ al-Ḫālī ,; em português, 'o quarto vazio' ou 'a quarta parte vazia') é um dos maiores desertos do planeta e a maior área contínua de areia (erg) do mundo, ocupando a maior parte do terço sul da Península Arábica e abrangendo áreas da Arábia Saudita, de Omã, dos Emirados Árabes Unidos e do Iêmen. O deserto cobre cerca de 650.000 km² e se localiza entre long. 44°30′ − 56°30′E e lat. 16°30′ − 23°00′N. Sua altitude varia de 800m, no sudoeste, até o nível do mar, no nordeste.Rub' al-Khālī se caracteriza pela presença de dunas com até 250 m de altura, intercaladas por planícies de cascalho e gipsita. Suas areias têm um tom amarelo alaranjado, em razão da presença de feldspatos.A região tem clima desértico típico do Deserto da Arábia, sendo classificada como de clima hiper-árido, com precipitações anuais médias inferiores a 30 mm. A temperatura máxima média é de 47°C, podendo chegar a 51°C.

África
Zona polar
Ásia
Europa
Médio Oriente
América do Norte
América do Sul
Oceania

Noutras línguas

This page is based on a Wikipedia article written by authors (here).
Text is available under the CC BY-SA 3.0 license; additional terms may apply.
Images, videos and audio are available under their respective licenses.