Autovía del Noroeste

A Via rápida do Noroeste (Autovía del Noroeste) ou A-6, conhecida tradicionalmente como Estrada da Corunha, é uma das seis vias rápidas radiais de Espanha. Liga Madrid com a Galiza, passando por Castela e Leão. Trata-se de uma das vias mais importantes do Estado, já que, além de atravessar Castela e Leão, terá uma extensão muito útil se pretender ir às Astúrias como ao norte de Portugal.

Como via rápida radional, a sua finalização foi a mais tardia das seis, devido, principalmente, as dificuldades ortográficas que apresenta a comarca de El Bierzo e à estrada na Galiza. Os poderes políticos de momento obtiveram estas evidentes dificuldades, precedendo a finalização da via rápida seis anos antes da sua finalização real. Inclusivé a quando das violentas derrocadas de pedras na zona localizada entre Villafranca del Bierzo e Becerreá (entre os quilómetros 400 e 440) obrigam a repensar o projecto sériamente, o Ministerio do Fomento continuava a manter o seu traçado.

Na actualidade, esta via rápida supõe de um extraordinário avanço para entrar da Galiza. Entre os quilómetros 44 (Villalba, Madrid) e 111 (Adanero, Ávila) é portajada.

Só têm áreas de serviço nos últimos quilómetros, e apenas dispõe de áreas de descanso em quase os 600 quilómetros de percurso. O mesmo ocorre como as estações de serviço: são escaças e muito mal repartidas. Existe um troço que supera os 300 quilómetros sem alguma gasolineira.

Conta com três faixas em cada sentido entre Moncloa e Las Rozas (km 24). Também neste troço dispõe de um pavimento com faixas chamadas de "Bus-Vao", para autocarros e veiculos com 2 ou mais passageiros.

Dispõe de quatro faixas em cada sentido entre Las Rozas (km 24, liga com a M-50) e Guadarrama (km 48), este troço foi ampliado recentemente.

Em 29 de Março de 2007 se abiu ao tráfego a última fase da ampliação entre Guadarrama (km 48) e San Rafael (km 60), a dita ampliação consiste num novo pavimento das faixas e túnel reversivel segundo as necessidades do tráfego, existem três faixas no troço San Rafael-Guadarrama no sentido para Madrid.

Com esta ampliação, a A-6 já está iluminada desde Madrid até San Rafael (km 60).

No futuro se prevê ampliar a três faixas em cada sentido entre San Rafael (km 60) e Villacastin (km 80).

Via Rápida A-6
Identificação
Sinal da A-6
A-6
Inicio Madrid
Término Arteixo
Comprimento 595 Km
Rede de autoestradas e vias rápidas de Espanha
Autoviaesp a6
Via rápida do Noroeste A6

Ver também

A6

A6, A-6 pode referir-se a:

A6 (tamanho de papel)

A6 (míssil)

A6 (autoestrada)

Autovía del NoroesteVeículosA-6 Intruder

Arrows A6

Audi A6

Las Rozas de Madrid

Las Rozas de Madrid é um município da Espanha na província e comunidade autónoma de Madrid, com a área de 59,14 km², população de 94 471 habitantes (2016) e densidade populacional de 1 597 hab/km².É o sexto município mais próspero de Espanha, com uma renda bruta média de 50.968 euros por habitante.

Palacio del Canto del Pico

O Palacio del Canto del Pico é um edifício de princípios do século XX situado no município espanhol de Torrelodones, na parte noroeste da Comunidade de Madrid. Foi construído em 1920 como casa-museu, para albergar a colecção de arte de José María del Palacio y Abárzuza, terceiro Conde de Las Almenas e primeiro Marquês del Llano de San Javier, seu promotor, autor do projecto e proprietário inicial.

Em 1930, foi declarado Monumento Histórico Artístico e, em 1985, o seu ambiente envolvente foi incorporado no Parque Regional de la Cuenca Alta del Manzanares. Figura na Lista vermelha de património em perigo, que a associação Hispania Nostra começou a elaborar em 2006, dado o seu delicado estado de conservação.

Transportes da Galiza
Aeroportos
Portos
Ferrovias
Estradas

Noutras línguas

This page is based on a Wikipedia article written by authors (here).
Text is available under the CC BY-SA 3.0 license; additional terms may apply.
Images, videos and audio are available under their respective licenses.