Arkane Studios

A Arkane Studios SASU é desenvolvedora francesa de jogos eletrônicos sediada em Lyon, Auvérnia-Ródano-Alpes. Ela foi fundada em outubro de 1999 por Raphaël Colantonio, lançando seu primeiro jogo Arx Fatalis três anos depois. A Arkane abriu uma divisão em Austin no Texas em 2006 e em 2010 foi comprada pela ZeniMax Media.

Arkane Studios
Arkane Studios
Razão social Arkane Studios SASU
Subsidiária
Atividade Jogos eletrônicos
Fundação 12 de outubro de 1999
Fundador(es) Raphaël Colantonio
Sede Lyon, Auvérnia-Ródano-Alpes,  França
Proprietário(s) ZeniMax Media (2010–presente)
Pessoas-chave Romuald Capron
(diretor de estúdio)
Empregados c. 150
Divisões Arkane Studios Austin
Website oficial arkane-studios.com

Jogos

Desenvolvidos

Ano Título Plataforma(s) Publicadora
2002 Arx Fatalis
Microsoft Windows, Xbox
JoWooD Entertainment
DreamCatcher Interactive
2006 Dark Messiah of Might and Magic
Microsoft Windows, Xbox 360
Ubisoft
2009 KarmaStar
iOS
Majesco Entertainment
2012 Dishonored
Microsoft Windows, PlayStation 3, Xbox 360
Bethesda Softworks
2016 Dishonored 2
Microsoft Windows, PlayStation 4, Xbox One
2017 Prey
Dishonored: Death of the Outsider
2019 Wolfenstein: Youngblood
Microsoft Windows, Nintendo Switch,
PlayStation 4, Xbox One
Wolfenstein: Cyberpilot
HTC Vive, PlayStation VR
Deathloop

Cancelados

Ano de
cancelamento
Título Plataforma(s) Publicadora
2007
Return to Ravenholm
Valve Corporation
2009
The Crossing
Microsoft Windows, Xbox 360
2010
LMNO
Microsoft Windows
Electronic Arts

Ligações externas

Arx Fatalis

Arx Fatalis é um jogo eletrônico de RPG de ação desenvolvido pela Arkane Studios e publicado pela JoWooD Productions e DreamCatcher Interactive. Foi lançado para Microsoft Windows em 2002 e para Xbox no ano seguinte. A jogabilidade é apresentada em uma perspectiva de primeira pessoa, se passando em um mundo de fantasia em que o Sol desapareceu e as criaturas de superfície foram forçadas a viver em cavernas no subterrâneo junto com monstros e outras espécies.O projeto de jogo de Arx Fatalis foi influenciado por jogos produzidos pela Looking Glass Studios, especialmente Ultima Underworld: The Stygian Abyss. A Arkane originalmente tinha a intenção que seu jogo fosse Ultima Underworld III, porém a publicadora Electronic Arts não estava interessada a menos que certas condições fossem cumpridas. O diretor Raphaël Colantonio recusou e assim decidiu desenvolver um sucessor espiritual. Encontrar uma publicadora foi uma tarefa difícil, com a primeira com quem a Arkane assinou um contrato falindo um mês depois. Eles finalmente conseguiram um acordo com a JoWood.Arx Fatalis foi considerado um fracasso comercial, porém foi bem recebido pela crítica especializada. Os baixos números de vendas impossibilitaram a criação de uma sequência. Entretanto, a Arkane foi abordada pela Ubisoft sobre o desenvolvimento de um título para a série Might and Magic, levando à produção de Dark Messiah of Might and Magic, lançado em 2006.

Bethesda Softworks

A Bethesda Softworks LLC é uma publicadora norte-americana de jogos eletrônicos sediada em Rockville, Maryland. Foi fundada em junho de 1986 por Christopher Weaver como uma divisão da Media Technology e em 1999 tornou-se uma subsidiária da ZeniMax Media. A Bethesda também foi uma desenvolvedora durante seus quinze primeiros anos e autopublicava seus títulos. Ela se desmembrou em 2001, com a equipe de desenvolvimento formando a Bethesda Game Studios, enquanto a Bethesda Softworks ficou apenas como publicadora. Ela é atualmente responsável por publicar os jogos da Bethesda Game Studios e de todas as outras subsidiárias da ZeniMax: Arkane Studios, id Software, MachineGames, Tango Gameworks e ZeniMax Online Studios.

CryEngine

CryEngine (tipicamente estilizado como CryENGINE) é uma engine de jogo usada no jogo de tiro em primeira pessoa Far Cry. A engine foi originalmente desenvolvida pela Crytek como uma demo tecnológica para a Nvidia, mas quando a companhia viu seu potencial, a transformou em um jogo.

Quando placas de vídeo com suporte a sombreamento de pixels e vértices foram lançadas, a Crytek lançou a versão 1.2 da engine, que usava de algumas das suas capacidades para melhores gráficos.

Posteriormente, a companhia desenvolveu a CryEngine 1.3, com suporte adicional a iluminação HDR.

A engine foi licenciada à NCSoft para seu MMORPG Aion: The Tower of Eternity.No dia 30 de março de 2006, a Ubisoft adquiriu todas as propriedades intelectuais da franquia Far Cry e uma licença perpétua para o uso da edição Far Cry da CryEngine.

Dark Messiah of Might and Magic

Dark Messiah of Might and Magic é um jogo eletrônico de RPG de ação desenvolvido pela Arkane Studios e publicado pela Ubisoft. É um spin-off da série Might and Magic e foi lançado originalmente em outubro de 2006 para Microsoft Windows. Uma conversão para Xbox 360 estreou em fevereiro de 2008 sob o nome Dark Messiah of Might and Magic: Elements, contendo modificações como novos níveis no modo um jogador, um modo multijogador aprimorado e correção de vários problemas. A história acompanha Sareth, um aprendiz de feiticeiro enviado para a cidade de Stonehelm junto com uma expedição à procura de um poderoso artefato conhecido como "A Caveira das Sombras".

Denuvo

Denuvo Anti-Tamper (Denuvo Anti-Sabotagem, em tradução livre), ou Denuvo, é uma tecnologia anti-trapaça desenvolvida pela empresa austríaca Denuvo Software Solutions GmbH, uma empresa formada através do "management buyout" (MBO) da Sony DADC DigitalWorks.

Dishonored

Dishonored é um jogo eletrônico de ação-aventura furtiva desenvolvido pela Arkane Studios e publicado pela Bethesda Softworks. Foi originalmente lançado para Microsoft Windows, PlayStation 3 e Xbox 360 em outubro de 2012, com uma remasterização para PlayStation 4 e Xbox One estreando em agosto de 2015. A história se passa na cidade industrial de Dunwall, focando-se em Corvo Attano, guarda-costas da imperatriz Jessamine Kaldwin que tornar-se um assassino depois de ser erroneamente acusado da morte da monarca, partindo à procura de vingança contra aqueles que conspiraram contra ele. Corvo é auxiliado em sua jornada por um grupo de resistência e pelo Estranho, um ser misterioso e poderoso que lhe concede habilidades mágicas.

O jogo é visto por uma perspectiva em primeira pessoa e permite que o jogador realize uma série de missões de assassinato de diversas maneiras, com grande ênfase nas escolhas. As missões podem ser completadas por meio de furtividade, combate ou uma mistura de ambos. Explorar cada nível abre novos caminhos e alternativas para se completar os objetivos, sendo possível finalizar todas as missões de maneira não letal. A história e as missões mudam de acordo com as ações do jogador. Habilidades mágicas e equipamentos foram projetados para serem combinados a fim de criarem efeitos novos e variados.

Várias versões diferentes de Dishonored foram desenvolvidas no decorrer de seus três anos de produção. Antes da criação de Dunwall, que foi inspirada nas cidades de Londres e Edimburgo do final do século XIX, o jogo se passava no Japão medieval e em Londres do século XVII. Jogadores teste descobriram métodos de explorar os poderes e habilidades disponíveis a fim de alcançar resultados inesperados; em vez de restringir essas técnicas, a equipe tentou resenhar os níveis para acomodá-las. A trilha sonora do jogo foi composta por Daniel Licht, que tentou representar a Londres do século XIX por meio da música.

Dishonored recebeu uma recepção positiva da crítica especializada. As narrativas individuais das missões e a liberdade de como completá-las foram os pontos mais elogiados, enquanto os principais defeitos apontados resumiram-se no enrendo como um todo, o qual foi considerado fraco e previsível, e problemas de controle do personagem do jogador. O título ganhou vários prêmios, incluindo o prêmio de melhor jogo de ação-aventura do Spike Video Game Awards de 2012 e um BAFTA Video Game Awards de melhor jogo em 2013. Uma sequência, intitulada Dishonored 2, foi lançada mundialmente em novembro de 2016.

Dishonored 2

Dishonored 2 é um jogo eletrônico de ação-aventura furtiva desenvolvido pela Arkane Studios e publicado pela Bethesda Softworks. É uma sequência de Dishonored de 2012 e foi lançado mundialmente em 11 de novembro de 2016 para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One. A história se passa na cidade costeira de Karnaca quinze depois dos eventos do jogo original, seguindo a imperatriz Emily Kaldwin ou seu pai Corvo Attano enquanto tentam reconquistar o trono usurpado pela bruxa Delilah Copperspoon. Tanto Emily quanto Corvo empregam suas próprias habilidades sobrenaturais únicas para poderem completarem missões e eliminarem alvos por meio de furtividade ou violência, navegando através de ambientes abertos.

Ideias para Dishonored 2 foram concebidas durante o desenvolvimento dos conteúdos para download do jogo original, o que levou a decisão de dar voz ao personagem de Corvo depois dele ter permanecido um personagem silencioso durante toda a história. O avanço na linha temporal ocorreu assim que foi proposto que Emily, que era apenas uma criança em Dishonored, se tornasse uma personagem jogável. O visual do título foi inspirado em obras de arte como pinturas e esculturas. A cidade de Karnaca foi inspirada em países mediterrâneos como Grécia, Itália e Espanha, com os desenvolvedores se influenciando pela arquitetura, moda e tecnologias de 1851. A Arkane também desenvolveu um motor de jogo totalmente novo para uso em Dishonored 2.

O jogo foi muito bem recebido pela crítica ao ser lançado. Elogios foram feitos para as melhorias realizadas em relação ao título original, como a furtividade mais desafiadora, a adaptabilidade dos poderes de Corvo e Emily, a direção de arte, o projeto criativo das missões individuais, a concepção do mundo de jogo, boa inteligência artificial e valor em se jogar de novo. Os principais pontos negativos foram direcionadas para uma narrativa decepcionante, além de alguns erros técnicos e problemas com a versão para Microsoft Windows. Dishonored 2 foi indicado a vários prêmios e teve números de vendas razoáveis. Mídias adicionais foram criadas com o objetivo de aprofundarem o mundo da série, incluindo duas histórias em quadrinhos e três romances.

Game Developers Choice Award para Jogo do Ano

O Game Developers Choice Award para Jogo do Ano, também conhecido como Jogo do Ano da GDCA, é o principal prêmio de videogame apresentado na Game Developers Conference (GDC), o maior encontro anual de desenvolvedores profissionais de videogames. A conferência, normalmente realizada em março ou em torno de San Francisco, apresenta o prêmio como parte do Game Developers Choice Awards (GDCA), uma série de prêmios que homenageiam proezas marcantes de designs de videogames pelos jogos lançados durante o ano anterior.

Estabelecido em 2001, o prêmio é considerado o prêmio mais prestigiado da indústria de jogos digitais, já que os vencedores são selecionados por votos dos próprios desenvolvedores de jogos .

A partir do 17º GDC, realizado em março de 2017, apenas quatro estúdios ganharam o prêmio mais de uma vez:

Valve Corporation, para Half-Life 2 (2004) e Portal (2007)

Bethesda Game Studios, para Fallout 3 (2008) e The Elder Scrolls V: Skyrim (2011)

Naughty Dog, para Uncharted 2: Among Thieves (2009) e The Last of Us (2013)

Rockstar Games, para Grand Theft Auto III (2001) e Red Dead Redemption (2010)A partir do 18º GDC realizado em 2018, os desenvolvedores com três ou mais indicações na categoria incluem Nintendo EPD (8), BioWare (5), Bethesda Game Studios (4), Rockstar North (4), Ubisoft Montreal (4), FromSoftware. (3), Lionhead Studios (3), Blizzard Entertainment (3), Naughty Dog (3) e Valve Corporation (3).

A editora de videogames mais bem-sucedida até hoje é a Sony Interactive Entertainment com 11 indicações e 4 vitórias, seguida pela Nintendo (10 indicações, 1 vitória), Electronic Arts (8 indicações e 1 vitória) e Rockstar Games (7 indicações e 2 vitórias).

Harvey Smith

Harvey Smith (Austin, 1966) é um designer de jogos eletrônicos. Smith já fez palestras em diversos locais pelo mundo engoblando tópicos como level design, jogabilidade emergente, liderança, estudos de unidade de jogos, futuras tendências e narração interativa. na Game Developers Conference de 2006, Smith recebeu a premiação "Game Designer's Challenge: Nobel Peace Prize", por seu design de um jogo eletrônico portátil que facilita ações políticas sociais.

LMNO

LMNO foi o título provisório de um jogo eletrônico de tiro em primeira pessoa e RPG de ação desenvolvido para a Electronic Arts. O jogo teria uma parceria com o cineasta Steven Spielberg e foi anunciado pela primeira vez em 2005. Seu objetivo era provocar emoções no jogador e foi descrito como "uma mistura de movimentos parkour em primeira pessoa com objetivos de aventura/RPG e jogabilidade baseada em fugas, tudo envolvendo a relação do jogador com uma personagem semelhante a uma alienígena chamada Eve". Entretanto, o projeto foi oficialmente cancelado pela Electronic Arts em 2010.

Lyon

Lião, ou Lion (em francês: Lyon) é a terceira maior cidade da França. Está localizada na parte central do leste do país na confluência dos rios Ródano e Saône, a cerca de 470 km a sul de Paris, 320 km ao norte de Marselha e 55 km a leste de Saint-Étienne. Os habitantes da cidade são chamados de lyonnais.

Lyon tinha uma população de 513 275 habitantes em 2015. É a capital da Metrópole de Lyon e da região de Auvergne-Rhône-Alpes. A área metropolitana de Lyon tinha uma população de 2.265.375 pessoas em 2014, a segunda maior área urbana da França. A cidade é conhecida por sua gastronomia e marcos históricos e arquitetônicos; parte dela é registrada como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Lyon era historicamente uma área importante para a produção e tecelagem da seda. A cidade desempenhou um papel significativo na história do cinema: é onde Auguste e Louis Lumière inventaram o cinematógrafo. Também é conhecida pelo seu festival de luz, o Fête des Lumières, que começa a cada 8 de dezembro e dura quatro dias, o que fez com que a cidade ganhasse o apelido de "Capital das Luzes".

Economicamente, Lyon é um importante centro financeiro, bem como para as indústrias química, farmacêutica e biotecnológica. A cidade contém uma importante indústria de software com foco especial em videogames e, nos últimos anos, promoveu um crescente setor de startups local. A cidade é sede da sede internacional da Interpol, da Euronews e da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer. Em 2014, Lyon ficou em 19º nível mundial e segundo na França pela inovação. Ela ficou em segundo lugar na França e 39º na classificação das Cidades Mais Habitáveis do Mundo em 2015.

Prey (jogo eletrônico de 2017)

Prey é um jogo eletrônico de tiro em primeira pessoa e sobrevivência desenvolvido pela Arkane Studios e publicado pela Bethesda Softworks. Foi lançado mundialmente em 5 de maio de 2017 para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One. A história se passa no futuro em uma história alternativa e acompanha Morgan Yu, um pesquisador na estação espacial Talos 1 que precisa combater os alienígenas hostis Typhoon depois deles escaparem de seu confinamento. O jogador tem a sua disposição várias armas, itens e habilidades que lhe permitem combater os alienígenas e explorar o mundo aberto da estação espacial.O título não tem relação com o jogo Prey de 2006, desenvolvido pela Human Head Studios, sendo considerado uma reimaginação da propriedade intelectual com uma narrativa totalmente nova. Prey 2, uma sequência do jogo original, começou a ser desenvolvida pela Human Head, porém enfrentou diversas dificuldades depois dos direitos terem sido comprados pela Bethesda em 2011, acabando por ser cancelado em 2014. A Arkane assumiu o projeto, porém não usou nenhum trabalho feito anteriormente, apenas incorporando o nome e a temática geral do protagonista ser perseguido por alienígenas. Este Prey foi desenvolvido como um sucessor espiritual de System Shock, oferecendo ao jogador diversos meios de progredir pelo jogo.

Raphaël Colantonio

Raphaël Colantonio (1971) é um projetista e diretor francês de jogos eletrônicos e fundador da Arkane Studios.

The Crossing

The Crossing teria sido um jogo eletrônico de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Arkane Studios, cuja premissa tentaria unificar seu modo de jogo para um jogador com multijogador, segmentando sua campanha de apenas um jogador através de jogos multijogadores ao vivo.

O jogo foi anunciado pela primeira vez em 9 de janeiro de 2007, mas foi "suspenso" em 15 de maio de 2009 depois que a empresa anunciou que estava passando por "um desafio financeiro sem precedentes" e que haviam decidido concentrar-se em projetos menores. Posteriormente, The Crossing foi oficialmente cancelado pela Arkane Studios para que a mesma iniciasse seus trabalhos em LMNO, um jogo eletrônico que estava sendo desenvolvido pela Electronic Arts com o envolvimento de Steven Spielberg.Em outubro de 2016, a ZeniMax Media, que adquiriu a Arkane Studios em agosto de 2010, apresentou um novo logotipo para "The Crossing".

Valve Corporation

Valve Corporation (também conhecida como Valve Software, e comumente referida como Valve) é uma empresa norte-americana desenvolvedora de jogos eletrônicos e de distribuição digital, com sede na cidade de Bellevue, estado de Washington. Seu escritório subsediado em Luxemburgo para as regiões europeias, Valve S.a.r.l, foi aberto em 2012. Fundada em 1996 como Valve L.L.C. pelos ex-funcionários da Microsoft Gabe Newell e Mike Harrington, a empresa desenvolveu jogos aclamados pela crítica, como Half-Life, Counter-Strike, Portal, Day of Defeat, Team Fortress, Left 4 Dead e Dota 2. Também desenvolveu e faz a manutenção de Source, no qual a maioria de seus jogos usam a plataforma de distribuição de softwares Steam, que levou ao Steam Machine, uma linha de computadores pré montados rodando SteamOS.

Wolfenstein (série)

Wolfenstein é uma série de videojogos de fantasia baseados na Segunda Guerra Mundial, desenvolvidos inicialmente por Muse Software e seguidos por id Software.

ZeniMax Media

ZeniMax Media Inc. é uma desenvolvedora, públicadora e distribuidora de jogos de video games e computador. Baseada em Rockville, Maryland, Estados Unidos.ZeniMax é mais conhecida por ser a dona da Bethesda Softworks, a desenvolvedora da série de jogos The Elder Scrolls, focada em jogos de RPG para computador. Possui ainda outras empresas que desenvolvem jogos para outras plataformas.

Arkane Studios
Dishonored
Outros
Cancelados

Noutras línguas

This page is based on a Wikipedia article written by authors (here).
Text is available under the CC BY-SA 3.0 license; additional terms may apply.
Images, videos and audio are available under their respective licenses.