1018

1018 (MXVIII, na numeração romana) foi um ano comum do século XI do Calendário Juliano, da Era de Cristo, e a sua letra dominical foi E (52 semanas), teve início a uma quarta-feira, terminou também a uma quarta-feira. No território que viria a ser o reino de Portugal estava em vigor a Era de César que já contava 1056 anos.

SÉCULOS: Século XSéculo XISéculo XII
DÉCADAS: 9609709809901000101010201030104010501060
ANOS: 10131014101510161017101810191020102110221023

Eventos

Nascimentos

Falecimentos

Por tema

980

980 (CMLXXX, na numeração romana) foi um ano bissexto do século X do Calendário Juliano, da Era de Cristo, teve início a uma quinta-feira e terminou a uma sexta-feira e as suas letras dominicais foram D e C (53 semanas).

No território que viria a ser o reino de Portugal estava em vigor a Era de César que já contava 1018 anos.

Abderramão IV

Abderramão IV (em árabe: عبد الرحمن بن محمد; transl.: Abd ar-Raḥmān al-Murtaḍā), dito Almortada, foi califa de Córdoba, da dinastia omíada, em Alandalus (a Espanha islâmica) logo depois de Solimão Almostaim, em 1018. Ele foi assassinado no mesmo ano em Guadix enquanto fugia de uma batalha na qual ele foi desertado pelos aliados que o tinham colocado no poder.

Ali ibne Hamude Nácer

Ali ibne Hamude Nácer (em árabe: الناصر علي بن حمود) foi o 9º califa de Córdoba (sendo que três dos seus antecessores subiram ao trono mais de uma vez), entre 1016 até a sua morte. De origem berbere, ele era membro da dinastia hamúdida de Alandalus (a Hispânia islâmica).

Camarinhas

Camariñas é um município da Espanha na província

da Corunha,

comunidade autónoma da Galiza, de área km² com

população de 1018 habitantes (2007) e densidade populacional de 121,14 hab./km².Na parte noroeste deste município ficam as impressionantes falésias do Cabo Vilán, região famosa pelo mau tempo no mar e pelos destroços de naufrágios.

Canuto II da Dinamarca

Canuto II (em dinamarquês: Knud 2. ou Knud den Store; c. 995 – 12 de novembro de 1035), mais conhecido como Canuto, o Grande, (em nórdico antigo: Knútr inn ríki), foi o Rei da Dinamarca de 1018 até sua morte e também Rei da Inglaterra a partir de 1016 e Rei da Noruega começando em 1028. Era filho do rei Sueno I e ascendeu ao trono dinamarquês após a morte de seu irmão Haroldo II.

Canuto acompanhou o pai na sua expedição vitoriosa à Inglaterra, que acabou na fuga do rei Etelredo II para o continente e na conquista do país. Sueno morreu pouco tempo depois e foi sucedido na Dinamarca por Haroldo II, irmão mais velho de Canuto, o qual ficou com as pretensões do pai à coroa inglesa. Canuto regressou à Dinamarca em 1014, mas em 1016 liderou nova invasão e conseguiu vencer Edmundo II de Inglaterra na batalha de Assadun em Outubro. Num tratado de paz assinado pouco tempo depois, as partes acordaram subsequentemente em partilhar o reino de Inglaterra, mas como Edmundo morreu em Novembro (possivelmente assassinado) Canuto foi reconhecido como único monarca inglês. Para consolidar a sua posição, Canuto casou com Ema da Normandia, viúva de Etelredo II. De seguida, Canuto reestruturou a organização política de Inglaterra e o sistema de feudos por trás da coroa inglesa. A criação dos importantes condados de Wessex, Mércia, East Anglia e Nortúmbria data do seu reinado.

Em cerca de 1018, Canuto sucede ao seu irmão Haroldo II como rei da Dinamarca e em 1028 conquista a Noruega com uma frota de cinquenta navios lançada de Inglaterra. Como regentes da Noruega nomeia a sua amante Elgifu e o seu filho ilegítimo Haroldo, mas a experiência acaba em revolta e na restauração da linha dinástica norueguesa.

O reinado de Canuto foi marcado por um período de paz interna, à custa de um bom tratamento da Igreja e dos Mosteiros e de alguns assassinatos de opositores políticos.

Canuto morreu em 1035 e encontra-se sepultado na Catedral de Winchester. Sua intenção era ser sucedido nos seus reinos por Canuto (Hardacanuto, filho de Ema), mas Haroldo tomou posse de Inglaterra e a Noruega regressou à independência.

César (título)

César (plural Césares), em latim: Cæsar (plural Cæsares), é um título imperial. Deriva do cognome de Caio Júlio César, o ditador de Roma. A transformação do nome de família em título imperial pode ser datada aproximadamente em 68 / 69 d.C., o chamado "Ano dos quatro imperadores".

Na sua forma original, o título foi usado no Império Romano, no Império Bizantino e no Império Otomano (qaysar-ı Rum, "César dos Romanos") era um dos títulos do Sultão.

A variante Czar foi utilizada no Império Búlgaro (913 - 1018, 1185 - 1442), na Bulgária (1908 - 1946), no Império Russo e na Sérvia (1346 - 1371). No Império Austríaco, Império Austro-Húngaro e Império Alemão, o título teve a forma de kaiser (do grego Καίσαρ (Kaisar).

No uso comum, o termo pode ser usado como sinônimo de imperador.

Na tetrarquia de Diocleciano, César era um título que correspondia aos imperadores juniores, assistentes dos Augustos. Esse título era usado pelos juniores em razão do título de Augusto ser ainda associado diretamente aos deuses e ao ato de Apoteose.

Dinastia dos cometópulos

A dinastia dos cometópulos (em búlgaro: Династия на комитопулите; em grego: Κομητόπουλοι) foi a última dinastia real do Primeiro Império Búlgaro, reinando de c. 976 até a queda da Bulgária frente ao Império Bizantino em 1018. O membro mais notável da dinastia, o czar Samuel é famoso por ter resistido às investidas bizantinas por mais de quarenta anos. Por vezes, o reino dos cometópulos é chamado de Reino Búlgaro Ocidental ou "Império Búlgaro Ocidental".

Escalas curta e longa

As escalas curta e longa são dois de vários sistemas usados em todo o mundo para nomenclatura de números grandes. A escala longa é usada por vários países, entre os quais todos os países lusófonos (à excepção do Brasil) e a maior parte da Europa continental. A escala curta é usada no Brasil e na maior parte dos países de língua inglesa e árabe. Em todos estes países, embora as denominações sejam quase sempre traduzidas para a língua local, os termos são muito semelhantes por terem a mesma raiz cultural da etimológica da mente. Algumas línguas, sobretudo na Ásia Oriental e Meridional, têm sistemas de nomenclatura de números grandes diferentes das escalas longa e curta.

A escala longa corresponde a um sistema de nomenclatura de números superiores a um milhão em que cada novo termo é 1.000.000 de vezes maior que o termo anterior. Por exemplo, um bilião é equivalente a um milhão de milhões (1012); um trilião é equivalente a um milhão de biliões (1018), e assim por diante.A escala curta corresponde a um sistema de nomenclatura de números superiores a um milhão em que cada novo termo é 1.000 vezes maior que o termo anterior. Por exemplo, bilião ou bilhão é equivalente a mil milhões (109), um trilião ou trilhão é equivalente a mil biliões (1012) e assim em diante.Para números naturais inferiores a mil milhões (< 109), as escalas são idênticas. Para números iguais ou superiores a um milhar de milhões (≥ 109), as duas escalas divergem ao usar as mesmas palavras para diferentes valores. Esta semelhança é frequentemente origem de vários equívocos.

Os termos escala curta e escala longa foram introduzidos em 1975 pela matemática francesa Geneviève Guitel.

Flaçà

Flaçà (em catalão e oficialmente desde 1981, Flaçà) é um municipio empordanês atribuído à comarca do Gironês, na margem direita do rio Ter, situado na provincia de Girona, Catalunha. Ocupa uma superfície de 6,67 km², tem uma população de 1018 habitantes (2016) e densidade populacional de 152,60 hab/km².

Estende-se abrangendo as montanhas de Val-Lloreda e da planície aluvial formada pelo rio Ter após passagem pelo desfiladeiro. A norte limita com o rio Ter e o municipio de Sant Jordi Desvalls, a oeste com os municipios de Sant Joan de Mollet e Sant Martí Vell e a sul e a leste com os municipios de Foixà e La Pera, ambos já pertencentes à comarca do Baix Empordà.

Fonfría (Zamora)

Fonfría é um município raiano da Espanha na província de Zamora, comunidade autónoma de Castela e Leão, de área 132,37 km² com população de 1018 habitantes (2007) e densidade populacional de 8,08 hab/km².

Fujiwara no Toshiie

Fujiwara no Toshiie (藤原俊家, 1018 - 1082 ?, também conhecido como Omiya Udaijin) , foi um estadista, membro da corte e político durante o período Heian da história do Japão

Haroldo II da Dinamarca

Haroldo II (em dinamarquês: Harald Svendsen; 994 — 1018) foi rei da Dinamarca de 1014 a 1018. Foi o filho mais velho de Sueno I da Dinamarca e Gunilda da Vêndia, e foi regente enquanto seu pai guerreava com Etelredo II de Inglaterra. Foi coroado rei da Dinamarca em 1014 e morreu em 1018. Após sua morte, foi sucedido por seu irmão, Canuto II da Dinamarca.

João Vladislau da Bulgária

João Vladislau (em búlgaro: Иван Владислав; transl.: Ivan Vladislav), também Ivã Vladislau, foi o imperador da Bulgária (czar) entre agosto ou setembro de 1015 até fevereiro de 1018. Não se sabe quando ele nasceu, mas foi pelo menos uma década antes de 987, mas não muito antes disso. Salvo da morte por seu primo Gabriel Radomir, João assassinou-o em outubro de 1015 para tomar-lhe o trono. Por conta da situação desesperada em que se encontrava a Bulgária depois de décadas de guerras contra o Império Bizantino e numa tentativa de consolidar sua posição, João tentou negociar uma trégua com o imperador bizantino Basílio II Bulgaróctono (r. 976–1025).

Depois do fracasso das negociações, ele continuou a resistência ao tentar expulsar, sem sucesso, os bizantinos. João tentou também reforçar o exército búlgaro, reconstruindo muitas fortalezas e chegando até mesmo a realizar uma contra-ofensiva, mas acabou morrendo na Batalha de Dirráquio em 1018. Depois da morte de sua viúva, Maria, o patriarca e a nobreza finalmente se renderam a Basílio II, que rapidamente suprimiu o que restava da resistência búlgara, encerrando assim o Primeiro Império Búlgaro.

João Vladislau deixou um legado inconclusivo e sua reputação varia de um assassino implacável até um herói em defendendo seu país como podia. Seus descendentes entraram para nobreza bizantina e chegaram aos postos mais altos. Duas mulheres de sua família se tornaram imperatrizes e os homens se tornaram comandantes militares ou oficiais de alto escalão. João era um dos ascendentes diretos do imperador João II Comneno.

Numeração Āryabhaṭa

A numeração de Ariabata (criada pelo matemático indiano de mesmo nome) é um sistema de numeração baseado em fonemas em sânscrito. Ele foi introduzido no século VI antecipada por Ariabata, no primeiro capítulo intitulado Gitika Padam de sua Ariabatiia. Ela atribui um valor numérico a cada sílaba da forma consoante + vogal possível na fonologia sânscrito, de ka = 1 até hau = 1018.

Papa Vítor II

Vítor II (Gebhard de Hischberg) foi Papa entre 13 de Abril de 1055 e 28 de Julho de 1057. Era bispo de Eichstädt.

Após a morte do Leão IX (19 de abril de 1054) o cardeal-subdiácono Hildebrando (futuro Papa Gregório VII), encabeçou uma delegação junto do imperador Henrique III, para que este nomeasse rapidamente um sucessor. Gebhard era o candidato do imperador, mas rejeitou um primeiro convite e só aceitou o pontificado quando o imperador lhe garantiu a restituição de todos os bens que haviam sido tomados à Santa Sé. Foi consagrado a 13 de abril de 1055 com o nome de Vitor II. Foi um digno sucessor do Papa Leão IX na luta conta a simonia e o concubinato clerical. Mas como tinha o apoio firme do imperador, conseguiu sucesso onde Leão tinha falhado. A 3 de junho de 1055, realizou-se em Florença, com a presença do imperador e de 120 bispos, um sínodo onde os decretos contra a simonia e a incontinência foram confirmados e vários bispos suspeitos foram depostos. Antes do imperador regressar à Alemanha, transferiu para o papa dos ducados de Espoleto e Camerino. No início de 1056 Vitor II enviou Hildebrando de volta a França para retomar o seu trabalho contra a simonia e o concubinato, que tinha iniciado com Leão IX. Acompanhou Henrique III a Botfeld, onde o imperador faleceu a 5 de outubro de 1056. Antes de morrer o imperador tinha-se confiado o seu sucessor, de seis anos, Henrique IV, e entregue ao papa a regência do reino. A 28 de outubro, depois do funeral do imperador, Vitor II garantiu a sucessão imperial a Henrique IV, entronizando-o solenemente em Aachen. Deixando a regência da Alemanha nas mãos de Agnes, mãe de Henrique IV, Vitor voltou a Roma em fevereiro de 1057. Acaba por morrer em Arezzo a 28 de Julho. Os seus restos mortais seguiram para a catedral de Eichstätt, mas pelo caminho foram roubados por cidadãos de Ravena e enterrados na igreja de Santa Rotonda, onde se encontra sepultado Teodorico, o Grande.No ano em que morreu convocou sínodo de Latrão, que foi depois transferido para a Toscânia. Morreu em Arezzo, vítima de malária. Foi o último papa alemão até a eleição de Bento XVI em 2005.

Pezizomycotina

Pezizomycotina é um subfilo ou subdivisão de Ascomycota (fungos que formam os seus esporos em ascos semelhantes a bolsas) e é mais ou menos sinónimo do antigo taxon Euascomycota.' Estes fungos reproduzem-se por fissão e esta subdivisão inclui quase todos os fungos de asco que têm corpos frutíferos visíveis a olho nu (exceptuando o género Neolecta que pertence a Taphrinomycotina).

Ver a taxocaixa para uma lista de classes que fazem parte de Pezizomycotina. A antiga classe Loculoascomycetes (consistindo de todos os Ascomycota bitunicados) foi substituída por duas classes, Eurotiomycetes e Dothideomycetes. Os táxons restantes de Pezizomycotina incluem também os grupos himeniais antes designados Discomycetes (agora Leotiomycetes) e Pyrenomycetes (Sordariomycetes).

Século XI

O século XI começou em 1 de Janeiro de 1001 e terminou em 31 de Dezembro de 1100.

Tema de Sirmio

Tema de Sirmio (em grego: Θέμα Σιρμίου) foi um tema bizantino (uma província civil-militar) que existiu na região atualmente ocupada pela Sérvia, Croácia e Bósnia e Herzegovina no século XI. Sua capital era Sirmio (atual Sremska Mitrovica).

USS LST-1018

O USS LST-1018 foi um navio de guerra norte-americano da classe LST que operou durante a Segunda Guerra Mundial.

== Referências ==

Ano completo

Ano comum com início à quarta-feira

AnoE

Noutras línguas

This page is based on a Wikipedia article written by authors (here).
Text is available under the CC BY-SA 3.0 license; additional terms may apply.
Images, videos and audio are available under their respective licenses.